Music Center

quinta-feira, 27 de março de 2014

A Arma de Satanás: As Mentiras

A Arma de Satanás: As Mentiras




Satanás se aproximou da Eva como a serpente, o sutil enganador.
... a  antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo.
Ap.12:9

. . . porque não há verdade nele . . . porque é mentiroso, e pai de mentira. -  Jo. 8:44

É importante que se você dê conta dos passos que Satanás deu para convencer a Eva de que acreditasse em sua mentira.

[1] Questionou a Palavra de Deus. " É Assim que Deus disse ..." Não negou que Deus lhes tinha falado; limitou-se a questionar se Deus havia dito realmente o que Eva pensava que havia dito. A sugestão de Satanás era: "o melhor houve um mal entendido no que lhes disse Deus. Têm direito a voltar a pensar no que disse". Vale a pena dar-se conta de que, mediante esta sugestão, Satanás está também pondo em  julgamento a bondade de Deus. "Se Deus lhes amasse de verdade, não lhes privaria de nada". Esta foi a mesma técnica que tentou com o Senhor quando estava no deserto: "Se for o Filho amado de Deus, como é que tem tanta fome?"

[2] Negou a Palavra de Deus. "Não morrerão!" Há só um pequeno passo entre questionar a Palavra de Deus e negá-la.
É óbvio, nem Adão nem Eva sabiam por experiência o que era a morte. O único a que podiam aferrar-se era a Palavra de Deus, mas isso era tudo o que necessitavam. Se Eva não tivesse
escutado a Satanás questionando a Palavra de Deus, jamais teria caído na armadilha, quando este deu o seguinte passo: negá-la.

[3] Proporcionou uma mentira substituta. "Serão como Deus!"
Adão e Eva já tinham sido criados a imagem de Deus, mas Satanás  tentou-lhes com um privilégio ainda maior: ser iguais a Deus!    Esta foi, é obvio, a grande ambição de Satanás quando ainda era Lúcifer, o servo angélico de Deus.

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;   subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.  -  Is.14:12-14

Satanás é um ser criado, uma criatura, mas queria ser adorado e servido como o Criador. Foi esta atitude a que o levou a rebelar-se contra Deus e tentou estabelecer seu próprio reino. "Serão como Deus" é a mentira gigantesca que controlou o homem a sua queda.

pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.-  Rm. 1:25

Satanás deseja adoração e ser servido, e Jesus Cristo não iria lhe conceder uma coisa nem outra!
Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. - Mt.4:8-10

A mentira de Satanás: "serão como Deus", motiva e controla boa parte de nossa civilização atual. O homem está tentando elevar-se.   Tenta construir uma utopia neste mundo, transportando-se possivelmente ao espaço exterior. Por meio da educação, da psiquiatria, das religiões de um ou outro tipo (a maioria das quais ignoram a Jesus Cristo, o pecado e a salvação), por meio de um melhor entorno natural, o homem desafia a Deus e a si mesmo. Está  seguindo o jogo de Satanás.

Como respondeu Eva à sugestão de Satanás? Ela o fez cometendo três enganos que a levaram a pecar.

[1] Separou-se da Palavra de Deus. No versículo 2, Eva omitiu a expressão "de tudo". O que Deus havia dito, em Gn. 2:16, foi: "De toda árvore do Jardim poderá comer".
Parece ser que  Eva ia atraindo-se a sugestão de Satanás, a que dizia que Deus lhes estava negando certas coisas.
Quando começamos a questionar ou esquecer a graça de Deus, e sua bondade, resultará muito mais o singelo desobedecer de sua vontade.

[2] Acrescentou algo à Palavra de Deus. No mandamento original de Deus não encontramos a expressão "nem lhe tocarão".
Pode que sim que as pronunciasse, mas certamente não estão registradas no texto. Eva não só reduziu a graça contida nas palavras de Deus, omitindo o "de tudo", a não ser que converteu o mandamento em um pouco mais insuportável lhe acrescentando o "nem lhe tocarão". "E seus mandamentos não são onerosos" (1 Jo. 5:3). Satanás quer nos convencer de que sim, e que ele tem algo melhor a nos oferecer.

[3] Trocou a Palavra de Deus. Deus não havia dito "para que não morram". Disse: "porque o dia que dele comer, certamente morrerá" (Gn. 2:17). O castigo pela desobediência, como  apresentou o inimigo, não parecia tão severo; por conseguinte, Eva podia considerar a possibilidade de desobedecer à vontade de Deus, obedecendo a de Satanás.
Uma vez tratamos que deste modo a Palavra de Deus, estamos totalmente aberto para que o inimigo leve a cabo sua última sacanagem.  Limitou-se a permitir que Eva pensasse naquela árvore além da Palavra de Deus. "dê uma boa olhada! Aprecia-o como é realmente!" Era "bom para comer ... agradável aos olhos ... cobiçável para alcançar a sabedoria" (Gn. 3:6). Eva tinha que tomar uma decisão: a Palavra de Deus ou a palavra de Satanás? Rechaçou a Palavra divina, acreditou em Satanás e pecou. Você e eu estivemos padecendo toda a vida devido as conseqüências desse pecado, igual que o resto da raça humana.
Deus cumpre seus propósitos para este mundo por meio da verdade, e Satanás  por meio das suas mentiras.
Quando o filho de Deus crê na verdade divina, o Espírito de Deus pode fazer a obrar ; porque o Espírito Santo é "o Espírito de verdade"( Gn. 16:13).   Mas quando uma pessoa  crê numa mentira, Satanás começa a trabalhar nessa vida, "porque é mentiroso, e pai de mentira"( Gn. 8:44). A fé
na verdade divina conduz à vitória; a fé posta nas mentiras de Satanás nos leva a derrota.
Entretanto, Satanás nunca dirá a ninguém: "Isto é mentira!"
Ele é a serpente, o enganador, e sempre disfarça seus mentiras como se fossem verdades de Deus.
Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. -  2 Co. 11: 13-14

Satanás não se aproximou da Eva manifestando sua verdadeira natureza, mas sim se disfarçou usando à serpente. Satanás é um falsificador, um imitador. E também existem cristãos falsificadores.
... perigos entre falsos irmãos ... -  2 Co. 11:26

a boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do mau. -  Mt. 13:38

Vós são de seu pai o diabo. -  Jo.8:44

Também existem imitações do evangelho.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. -  Gl. 1:8

falsos ministros do evangelho:
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça... -  2 Co. 11: 14 - 15

Existe uma imitação da justiça.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.  -   Rm. 10:3

Inclusive existe uma falsa "igreja de Satanás".
Conheço as suas obras e sua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.  -  Ap. 2:9
e esta igreja falsa, tem suas doutrinas falsificadas.

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.  -   1 Ti. 4: 1

Tudo isto acabará, é óbvio, quando entra em cena  um imitador de Cristo, o anticristo, que monopolizará para Satanás a adoração  de todo o mundo. 
E então será revelado esse iníquo... a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,  e com todo o engano da injustiça para os que perecem... - 2 Ts. 2:8-10

e a adoraram [à besta, o anticristo] todos os moradores da terra - . Ap. 13:8

O objetivo de Satanás é sua mente, e sua arma são as mentiras. Preste bastante atenção no que acontece a sua volta e no que as outras pessoas dizem ou fazem.

Ap Ailton Guimarães

terça-feira, 25 de março de 2014

Maldições, Entenda Um Pouco Mais

Maldições


VISÃO BÍBLICA DAS MALDIÇÕES.


“Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,...” ( Ex. 20:5 ).

     “Aqueles que dentre vós ficarem serão consumidos pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniqüidade de seus pais com eles serão consumidos. Mas se confessarem a sua iniqüidade e a iniqüidade de seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim; como também andaram contrariamente para comigo, pelo que também fui contrário a eles, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade, então me lembrarei da minha aliança com Jacó, e da terra me lembrarei”. ( Lv. 26:39-42 ).  

“...porque está escrito escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no livro da lei, para pratica-las. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”. ( Gl. 3:10-13 ).

I – A HERANÇA DE NOSSOS PAIS


1-Biológica ( formação genética ) – Nariz, Cabelos, Olhos...

2-Psicológica ( formação familiar ) - Calmo, Agitado, Nervoso, Colérico...
3-Espiritual ( formação religiosa ) – Pastor, Cristão, Espírita, Católico...


II – ANÁLISE EXEGÉTICA: BÊNÇÃO E MALDIÇÃO

1 - Sentido da palavra “BÊNÇÃO”
    Heb. Barak   Abençoar quer dizer “Conceder poder para alcançar sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade, etc”

2 – Sentido da palavra “MALDIÇÃO”
     ( Dt. 29:12;14-21 ) Fala 35 vezes sobre a palavra maldição e o tipo de maldição que vem sobre alguém que quebra um juramento e por causa disso entra em maldição.

QALAL ( heb.)
Amaldiçoar significa: Rebaixar, Desprezar, Zombar, Ridicularizar, Difamar...
Golias amaldiçoou Davi ( I Sam. 17:43 )
Balaão foi chamado para amaldiçoar Israel ( Nm. 22:6 )
Hagar desprezava Sara “sua senhora” ( Gn. 16:4-5 )

ARAR ( heb.)
“Arar significa prender ( por encantamento ), cercar com obstáculos, deixar sem forças para resistir”
Gen. 3:14,17, “Maldito és mais do que todos os animais...”
Gen. 4:11, “Maldito por sobre a terra...”
Dt . 27:15-26, “Maldito...”
Gen. 12:3, “os que te amaldiçoarem (qalal – “proferir fórmula ), Eu os amaldiçoarei ( arar )”


III – CONTEXTO DA BÊNÇÃO E MALDIÇÃO

Dt. 11:26-32; 27,28
     Tanto a bênção quanto a maldição devem ser entendidas no contexto da ‘aliança’. Em Dt. 27 e 28, Deus está fazendo uma aliança com o seu povo. A Bíblia em todo o seu conteúdo, mostra-nos que a forma de Deus relacionar-se conosco sempre foi através de alianças.
     O que é uma ALIANÇA? “Uma promessa solene feita ligando duas ou mais pessoas, grupos, famílias, entidades, organizações, através de um juramento. Este juramento pode ser feito de uma forma verbal ou através de um ato simbólico. Esta forma de juramento tem que ser reconhecida por ambas as partes como ato formal que liga os envolvidos a cumprirem a sua promessa”
     Conseqüentemente, a causa básica das maldições é  a DESOBEDIÊNCIA.


IV – O QUE CARACTERIZA A MALDIÇÃO ?

    Dt. 28:45,46, “Todas estas maldições ( qalal ) virão sobre ti... serão no vosso meio por sinal ( marca, selo, insígnia ) e por maravilha ( estupefação, perplexidade, susto, espanto ), como também entre a tua descendência para sempre”
Êxodo. 20:5, “Visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração”
Característica da maldição: REPETIÇÃO DE SINTOMAS
Exemplos: Prostituição, Divórcio, Violência, Alcoolismo, Abuso Sexual...
Na medida que uma maldição ( ou bênção ) se estabelecem, tendem a se transferir de geração a geração: Na vida      individual, familiar, geográfica ( cidades e nações ), etc.

     “O ponto importante é que uma vez enviada tanto a maldição quanto a bênção, tendem a continuar através dos tempos até serem revogadas e canceladas. Isto significa que podem haver forças que estejam operando, forças essas que foram movimentadas nas gerações prévias. Conseqüentemente podemos estar lidando com algo nas nossas vidas , que não aconteceram conosco, durante a nossa existência, mas tem uma origem longínqua, até centenas de anos atrás” (Neuza Itioka)


V – TIPOS DE MALDIÇÕES




1-Maldição Hereditária ( Êx. 20:5; 34:7; Nm. 14:18; Jr. 32:17,18
     - “Até a terceira e quarta geração” – é uma frase tipicamente semita que indica continuidade e não deve ser tomada em sentido aritmético.
     -  Temos que entender que não somos os culpados pelos pecados dos nossos pais, mas podemos sofrer as conseqüências.
     -  “Espíritos Familiares” são demônios que penetram, geralmente nas raízes das famílias e, com o passar do tempo, trazem presos a si vários membros dessa família ao tipo de maldade que aquele demônio expressa. Ele é transmitido de geração a geração e o que faz torna-se uma característica da própria família em todas as gerações”.

2-Maldições de Terceiros ( Pv. 18:21; Tg. 3:6-10 )
-  A morte e a vida estão no poder da língua, quem a ama comerá do seu fruto.
-  Nossas palavras movimentam o mundo espiritual. As palavras são sementes que podem germinar vida ou morte. Como temos usado nossas palavras?.
-“A língua pode contaminar o corpo inteiro” – “Colocar em chamas toda a existência da carreira humana” ( Tg. 3:6-10 ).
-“Deus ordenou a sociedade humana, numa maneira que haja relacionamentos entre pessoas onde uma em virtude do relacionamento, tenha autoridade sobre a outra. Assim como o marido tem autoridade sobre a esposa, pais têm autoridade sobre os filhos, professores têm autoridade sobre os alunos, o pastor têm autoridade sobre a  congregação que está sob os seus cuidados”

     Nomes podem revelar maldições- Walter Kaiser, “Phd”, diz que a palavra, nome ( heb.shem ) com origem no árabe, quer dizer: Assinalar, marcar com ferro quente.
    “O nome escolhido para uma criança freqüentemente expressava os desejos e expectativas que os seus pais tinham por ela quando viesse a amadurecer. Isso fica evidente no processo de mudar o nome, por exemplo, quando Jacó se torna Israel ( Gn. 35:10 )
     Abaixo temos uma serie de expressões que devem ser banidas do nosso vocabulário, pois as mesmas podem trazer morte espiritual e opressão sobre a vida de quem as lançarmos;

Imbecil, Canalha, Vadio, Burro, Jumento, Desgraçado, O diabo que te carregue, Vai pro inferno, Isso é mal de família, Esse menino é igual ao pai, Estou com as macacas ( quer dizer, estar possesso por demônios ), Doida varrida, Moleque ( é uma variação de Moloque ), Danado ( quer dizer, imundo, nas trevas ), Hoje é o meu dia de azar, Pobre nasceu pra sofrer, Estou com uma fome dos diabos, Um dia você me paga, Você vai se casar e o seu marido vai fazer a mesma coisa que o seu pai fez comigo, Seus filhos um dia farão o mesmo com você, Você vai passar fome, Você que se dane, etc.

3 – Maldição Auto-Imposta ( Sl 109:17 )

É quando alguém profere palavras ou frases que têm um sentido pernicioso e destruidor contra si mesmo. A auto-maldição reflete uma crise de identidade cristã e a falta de conhecimento bíblico acerca de quem somos em Cristo.
Eis alguns exemplos de auto-maldições:

Sou uma pessoa tão burra que fiz...          Eu não sirvo para nada...

Como sou desastrado (a)...                   Vou morrer na miséria...

Eu sou um (a) imbecil...                     Como sou idiota...

Para mim nunca dá certo...                   Não Há ninguém mais desastrado...

Pobre nasceu pra sofrer...                   Meu corpo é horrível...

Não sou capaz de nada...                     Etc...


VII – PROPÓSITO DAS MALDIÇÕES ( GERAL )


1º Lugar: A maldição é a denúncia contra o pecado. ( Dt. 27:15-26 ).

2º Lugar: A maldição é o julgamento de Deus contra o pecado.
( Isaías. 24:5-6 ).

3º Lugar: Mostrar a conseqüência do pecado, ou seja, da quebra da nossa
aliança com Deus. ( Dt. 28:15-68 ).

4º Lugar: Demonstrar que o uso indevido e inconseqüente da língua pode trazer sérios prejuízos espirituais, sobretudo se estas palavras são proferidas por pessoas que possuem alguma autoridade sobre o outro. ( Tg 3:6-10 ).


VIII – INSTRUMENTOS DA MALDIÇÃO

01 – Homem e Mulher: São os portadores da autoridade de Deus na terra.
( II Cor. 5:20;  Tg. 3:10;  Jos. 6:26;  Mt. 18:18 ).

02 – Pessoas com autoridade de parentesco: Pais, avós, tios e irmãos.
( Gn. 31:32;  Ef. 6:2-4; 5:22-25 ).

03 – Autoridades civis, políticas, eclesiásticas em geral: ( Ef. 6:5-9;
Hb. 13:17;  Êx. 18:13-27;  Mt. 8:1-13;  At. 23:5;  Rm. 13:1-7 ).

04 – Médiuns e espíritas: ( Dt. 18:10 ).


IX – AS CAUSAS DAS MALDIÇÕES

1ª Causa: Idolatria e Ocultismo. ( Dt. 2:15;  Êx. 20:1-5 ). Não é surpresa o fato de serem, os primeiros da lista, pois as maldições mais fortes vem desses pecados.

2ª Causa: Desonrar os pais. ( Dt. 27:16 ). Filhos que desprezam e se rebelam contra os seus pais, estão sob maldição. Derek Prince diz que: “nunca soube de alguém com atitudes erradas para com os pais que tenha vindo sobre ele a completa bênção de Deus.

3ª Causa: Toda forma de injustiça. ( Dt. 27:17-19,  24-25 ). - Injustiças como: Roubo de terra ( v.17 ); oprimir e desrespeitar o cego ( v. 18 ); o órfão, a viúva e o estrangeiro e pequenos em geral ( v. 19 ); homicídio ( v. 24-25 ); aborto, zombaria, agressões, etc.  

4ª Causa: Sexo desnatural ( Dt. 27:20-23 ). – Adultério, incesto ( v. 22 ), bestialidade ( v. 21 ), fornicação, homossexualismo, lesbianismo, masturbação, etc. Marylin Hiclkey considera o pecado sexual como o pior.

5ª Causa: O homem que confia no homem ( Jr. 17:5-6 ) – Deixar de confiar em Deus para confiar no próprio braço.

6ª Causa: Roubo dos dízimos e das ofertas ( Mi. 3:8-10 ).

7ª Causa: Fazer a obra do Senhor relaxadamente ( Jr. 48:10 ).

8ª Causa: Maldições proferidas por pessoas investidas de autoridade ( Gn. 31:22-32;  Rm. 13:1-7;  Ef. 6:1-4 ).

9ª Causa: Maldição auto-imposta ( Mt. 15:11;  Pv. 18:21).  

10ª Causa: Maldições proferidas por representantes de satanás: Médiuns, feiticeiros, etc. ( Nm. 23:23;  Dt. 18:10-12 ).

11ª Causa: Aliança com ímpios ( II Cor. 6:14-16 ) – Estar em aliança com pessoas que estão unidas com forças malignas.

12ª Causa: Desobediência generalizada ( Dt. 27:26 ) – As maldições vem quando desobedecemos a Deus. Esta é a causa principal

Ap Ailton Guimarães

sexta-feira, 21 de março de 2014

Como Alcançar a Maturidade Espiritual



Como Alcançar a Maturidade Espiritual


O que é preciso para crescer e se tornar espiritualmente maduro ? Por que alguns cristãos não crescem como deveriam ? A Palavra de Deus apresenta medidas que podemos tomar para o crescimento e maturidade espiritual, o estudo da Bíblia , paciência e prática diligente das boas obras .

Introdução :

As pessoas entendem o conceito de crescimento no desenvolvimento físico dos seres humanos , e nós sabemos por que é importante .

Os bebês são imaturos física e mentalmente , mas esperamos que elas se desenvolvam.

Meu melhor amigo na escola não cresceu e poderia ter sido quase um anão . Mas em seu último ano , os médicos lhe deram remédios para fazê-lo crescer.
O crescimento espiritual é um conceito semelhante, mas é muito mais importante .

O crescimento é o desenvolvimento ou aperfeiçoamento em direção a um objetivo chamado de " maturidade " (ou , na Bíblia, "perfeição" ) . Quando alguém  " nasce de novo" como um filho de Deus, ele é espiritualmente imaturo. Conforme o tempo passa , ele deve desenvolver as qualidades ou capacidades que a Bíblia diz caracterizar o maduro. A congregação amadurece quando os membros individuais amadurecerem.

Muitas Escrituras descrevem a necessidade de crescer e amadurecer espiritualmente :

Efésios 4:14,15 - deixam de ser crianças , mas crescer em Cristo.

2 Pedro 3:18 - mas crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:03 - Os tessalonicenses cresceu muito na fé.

Filipenses 1:09 - Paulo orou por seu amor abunde mais e mais.

Muitos problemas surgem quando os membros não conseguem crescer : alguns voltar para o mundo, outros causam conflitos por causa da ignorância ou tornam-se causa de tropeços por sua presença irregular , o mundanismo , ou indiferença.
O propósito desta mensagem é estudar os passos que cada cristão deve tomar para crescer espiritualmente.

Assim como um bebê precisa de fazer certas coisas para crescer fisicamente , por isso, os cristãos precisam de certos tipos de atividades para crescer espiritualmente. Quando os membros não crescem , é porque lhes falta alguma delas.

I.                  A VONTADE DE CRESCER


A – Devemos desejar crescer

No plano físico , as crianças querem crescer.

"Eu quero crescer para ser como a mamãe / papai / Michael Jordan ..." "Eu não posso esperar até que eu tenha 18 anos , então eu poderei dirigir. "

Pais e filhos se tornam tão animados quando as crianças aprendem algo novo - o primeiro passo , a primeira palavra , tirar foto , etc. Todo mundo quer que eles desenvolvam novas habilidades.

Os pais às vezes usam isso para incentivar as crianças . Da mesma forma, em assuntos espirituais , os cristãos devem querer crescer .

1 Pedro 2:2 - Deseje o leite puro da palavra, para que você possa crescer assim .

Alguns parecem gostar de ser bebês espirituais. Eles não querem crescer. É fácil ser um bebê - sem responsabilidade. Outros podem alimentá-lo , vesti-lo , mudar a sua fralda. Na igreja , você não tem que ensinar, repreender o pecado , ou fazer o trabalho . É um passeio grátis!

Mas ser um bebê não é o objetivo da vida . Nascemos bebês para que possamos crescer e sermos produtivos e úteis . Da mesma forma, nós nascemos de novo , para que possamos tornar-nos cristãos maduros , servindo ativamente do Senhor.

Uma das condições para se tornar um filho de Deus é o arrependimento. É preciso estar determinado a abandonar o pecado e ir trabalhar na vinha de Deus. Em seguida, deve-se produzir os frutos de arrependimento. Isso nos levará a crescer e melhorar na obra de Deus . Do contrário , não temos conseguido nosso objetivo de nos tornar filhos de Deus.

1 Pedro 2:21 - Jesus deu um exemplo para nós, e nós devemos seguir seus passos . Devemos perguntar-nos : "Não quero crescer para ser espiritualmente forte como Jesus? "

B. Devemos manter esse desejo de crescer .
Alguns membros que queriam crescer , podem perder esse desejo.

Eles podem começar em chamas para o Senhor, mas perdem o seu zelo . Eles desenvolvem um espírito de indiferença ou negligência.

Outros desenvolvem um nível de maturidade e ficam estagnados . Eles estão satisfeitos , pensando que o crescimento não é mais necessário. As Escrituras ensinam que o crescimento é sempre necessária .

Filipenses 3:12-14 - Mesmo Paulo , tão maduro, não se considera ter atingido a perfeição ( maturidade ) de tal forma que ele pudesse deixar de se esforçar para melhorar . Ele esqueceu as realizações do passado (e fracassos) e se pressionava em busca de maiores realizações.

Mateus 26:31-35 - Pedro pensou que tinha chegado a um nível onde ele nunca negaria Jesus. Mas naquela noite ele o negou três vezes.

1 Coríntios 10:12 - Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia . Os cristãos nunca chegam ao ponto onde estejma tão madura que não podemos cair.

Um dos principais motivos por que os cristãos não crescem é que eles não vêem a necessidade de crescer. Eles não têm nenhum desejo de trabalhar e servir com  toda a extensão de sua capacidade. Quando as pessoas desenvolvem uma fome e sede ardente de trabalhar para o Senhor , então eles vão desenvolver as outras etapas que precisam para crescer .

Você tem esse desejo ardente de realizar mais para o Senhor? Você defini metas específicas de trabalho que você deseja realizar para Deus , para fazer melhorias , novos níveis para chegar ?


II.               NUTRIÇÃO




A.     Precisamos de comida espiritual  (da Palavra de Deus).
Uma criança não pode crescer fisicamente sem alimentação adequada.
 
Bons pais estão preocupados com a nutrição adequada de seus filhos. Eles querem que as crianças comam o que será bom para eles, não o que vai lhes fazer mal.

A maioria das crianças querem alimento. Os bebês choram por comida.
Mesmo os adultos sabem que precisam de comida, e não gosto de ficar muito tempo sem ela. Nós queremos todos os dias, regularmente, várias vezes ao dia.
Da mesma forma espiritualmente não podemos crescer sem nos alimentar da Palavra de Deus.

1 Pedro 2:2 - Como crianças recém-nascidas,  deseje do leite puro da palavra, para que você possa crescer assim.
 
2 Pedro 3:18 - Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Mateus 4:4 - O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.


B.      Para obter esse alimento, devemos estudar a Bíblia e participar das reuniões da Igreja.

As Escrituras mostram a necessidade de alimentação regular.

Hebreus 5:11-14 - Os cristãos foram repreendidos por não crescer como deveriam , porque não tinham estudado .

Atos 17:11 – os bereanos foram capazes de determinar se a verdade foi ensinada porque procuravam as escrituras diariamente . Precisamos de alimento REGULAR.

Salmo 1:1,2 - Medite na palavra de Deus de dia e de noite.

Será que fazemos uso das oportunidades que a Igreja oferece para a nutrição ? Nunca deixo de me surpreender quando a igreja oferece um banquete espiritual , e os membros escolhem  fazer outras coisas . Quantas vezes perdemos as refeições regulares que poderiam realmente nos alimentar ? Faça este teste para verificar o seu alimento espiritual.

Quanto tempo você gasta essa semana assistindo TV?

Quanto tempo assistindo esportes ou entretenimento, ou lendo o jornal , revistas, ou na internet, etc ?

Quanto tempo você gasta em algum hobby ou interesse de fora, que pode não ser imoral, mas não é necessário ?

Quantas horas você passa estudando sua Bíblia ?

Quantos serviços da igreja que você frequenta?

Qual você nutri  melhor : o seu espírito ou seu corpo? Você está alimentando a sua mente com palavra e prazeres de Deus, o com palavras e prazes do mundo?

Os cristãos precisam de alimento regular vindo da palavra de Deus para crescer.

III. EXERCÍCIO E PRÁTICA



A.     Exercício e prática são essenciais para o desenvolvimento físico.
Atletas e músicos sabem que devem exercitar e praticar para melhorar .

Desenvolver competências exige repetição contínua : tocando uma música , jogando arremessos , atirando cestas.

Atletas correm, levantam pesos ,  na prática , hora após hora , a fim de crescer forte e desenvolver resistência.

Crianças praticam habilidades muitas e muitas vezes para aprendê-las.

Crianças que aprendem a andar tentam novamente e novamente. Muitas vezes caem mas se levantam e tentam de novo.

Os pais incentivar as crianças a repetir o que elas devem aprender : exercícios de matemática , ortografia, leitura , piano. Eles ficam cansados ​​, mas buscam incentivá-los porque é assim que eles aprendem .

"A prática leva à perfeição" - ou , pelo menos, promove a melhoria.

B.      Exercício e prática são essenciais para o crescimento espiritual.


Hebreus 5:14 - Aqueles que são maiores de idade , em razão do costume , têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. O crescimento requer exercício, bem como alimento.

1 Timóteo 4:7 - Exercite -se em direção a santidade.

Como crianças , atletas e músicos , temos que trabalhar de novo e de novo para aplicar os princípios bíblicos para nos tornaros eficazes na obra do Senhor.
Aplicações:

Para aprender a ensinar , devemos fazê-lo repetidamente : ensinar a seus filhos , estudos de casa, aulas bíblicas , pregar sermões , novamente e novamente.

Para aprender a ministrar canções devemos cantar, praticar em casa , cantar com sua família, cantar durante as reuniões da igreja e repetir mais e mais.

Para entender a Bíblia , devemos estudá-la de novo e de novo, conversar com outras pessoas , ler sozinho , memorizar. Buscar orientação do Espirito Santo. Enfim, ler mais.

Para aprender a orar , devemos fazê-lo mais e mais. Só se aprende a orar orando.

As crianças não podem ser boas em atividades no início, mas os pais devem incentivá-las a continuar mais e mais. Da mesma forma, os membros mais velhos devem incentivar os mais novos para usar seus talentos. Eles podem não ser hábeis no início, mas eles vão aprender fazendo .

Precisamos incentivar os professores , pregadores, músicos e líderes . Não se queixe . Com certeza todos nós já fomos assim algum dia. Eles precisam da prática!


IV. TEMPO E PACIÊNCIA



Por definição, o crescimento requer tempo. É o progresso e desenvolvimento ao longo do tempo. Agumas lições importantes a seguir:

A. Não Espere para alcançar seu objetivo da noite para o dia.

As crianças não se tornam adultas instantaneamente.

Ao nascer, eles são tão pequenos que você pode mantê-los em uma pequena cesta. Logo eles estão superando roupas novas a cada mês. Eventualmente, eles podem usar roupas de seus pais ou até mesmo maior. Mas isso leva tempo.

Às vezes, as crianças se tornam impacientes . "Eu não posso esperar até que eu seja maior de 18 (ou 21). " Nós dizemos: " Espere seu tempo . Ele virá em breve. " O tempo passa e, com certeza , o que eles estavam esperando chegou e passou , e eles estão olhando para trás pensando em como o tempo passou tão rápido!
Da mesma forma espiritualmente , não espere maturidade da noite para o dia .

Tiago 1:4 - Para se tornar perfeito e maduro ( inteiro ), é preciso ter paciência.

Alguns cristãos recém-nascidos querem saber tudo e fazer tudo de imediato. Eles podem não estar dispostos a gastar tempo para estudar e desenvolver habilidades. No entanto, eles querem ser como os membros maduros - e querem que outros membros os tratem com o mesmo respeito que eles fazem os membros maduros - antes de terem tido tempo para crescer.

Às vezes os membros mais velhos são impacientes com novos membros. Nós não entendemos por que os novos convertidos têm problemas com alguns conceitos básicos. Então , por vezes, estes novos membros dizem : "Eu nunca foi realmente ensinado sobre o que a Bíblia diz. " Eles não têm nenhum conhecimento profundo nas Escrituras , e leva tempo para crescer.

Lembre-se que as pessoas que podem estar maduro hoje não ficaram assim da noite para o dia. Demorou anos de estudo e prática . E os novos convertidos não se tornarão maduros de repente. Vai levar tempo .

Novos membros não devem desanimar e desistir. Os membros mais velhos não devem ser impaciente ou excessivamente exigente. Lembre-se de como nossos filhos tiveram tempo para crescer, e como tivemos que mostrar paciência com as suas formas imaturas enquanto eles cresciam. Mas o crescimento virá , desde que as pessoas estejam tentando e buscando, e nós devemos  dar-lhes tempo .


B. Não desanime por causa dos erros nem da repreensão.


Crianças cometem muitos erros e muitas vezes deve ser dito que elas estão erradas.

Quantas vezes uma criança cai enquanto aprende a andar? Eles caem de novo e de novo , colecionando solavancos e contusões . Eles derramam seu leite , não seguram sua colher adequadamente, caem de bicicleta , e colecionam vitórias e fracassos até vir o aprendizado.
Os pais estão sempre corrigindo , instruindo e punindo. Crescer é difícil!

Se as crianças estão buscando tornar-se maduras , elas têm que continuar apesar dos erros e repreensões . E um dia elas vão olhar para trás, contemplar seus próprios erros infantis e apenas sorrir .
Da mesma forma, os novos convertidos cometerão muitos erros e muitas vezes deve ser dito que eles estão errados.

Alguns dos maiores personagens da Bíblia cometeram erros terríveis e tiveram de ser repreendidos.

* Moisés ofereceu desculpas quando Deus o chamou para tirar Israel da escravidão.

* David cometeu adultério com Bate-Seba e foi repreendido por Natan.

* Pedro negou Jesus três vezes.

* Paulo perseguia os cristãos antes de sua conversão.

* Tomé duvidou da ressurreição de Jesus .

* Todos os apóstolos abandonaram Jesus quando Ele foi preso e crucificado.

Mateus 16:21-23 - Logo depois que ele confessou Jesus e foi muito elogiado ( v15 -18) , Pedro contradisse Jesus e foi severamente repreendido.

No entanto, todos estes são lembrados como alguns dos maiores servos de Deus.

Grandes servos não são pessoas que vivem sem nunca pecar , sem nunca errar, mas as pessoas que aprendem com seus erros e passam a servir a Deus com fidelidade.

Judas traiu Jesus e é lembrado como um traidor. Pedro negou Jesus três vezes e é lembrado como um grande apóstolo . Qual é a diferença ? Judas , depois de trair Jesus , se enforcou. Pedro, depois de negar Jesus , arrependeu-se e passou a trabalhar na pregação do evangelho . O segredo está no recomeço.

Provérbios 29:1 - Uma pessoa é destruída , não simplesmente porque ela erra, mas porque ela se torna teimosa quando é repreendida e não se arrepende . O que é necessário é o arrependimento e paciência para aprender a fazer direito .

Conclusão

A história é contada de um menino que caiu da cama. Perguntado sobre o que aconteceu, ele disse: "Eu acho que eu fiquei muito perto da borda." É exatamente por isso que muitas pessoas se afastam de Deus, depois de sua conversão  eles ficam muito perto da “borda” e não crescem até que os problemas venham e a falta de maturidade os levam a cair.
 
Não é nenhuma vergonha de ser um bebê, se você nasceu há alguns meses. Mas se uma pessoa tem sido um filho de Deus por vários anos e não cresceu, ele tem um problema.

Todo mundo precisa crescer como cristão, e todos podem crescer bastando para isso simplesmente aplicar os princípios bíblicos de crescimento.

Ap Ailton Guimarães