Music Center

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ensino Bíblico Sobre as Funções de Liderança Cristã

Ensinamentos da Bíblia sobre as funções de Liderança Cristã

Pastor de ovelhas


O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã fornece uma visão crítica em ser bem sucedido. Eles se dividem em três áreas gerais: a pessoa, as suas capacidades de ação, e suas habilidades em lidar com pessoas.

Dito de outra forma, se você quer dominar as funções de liderança cristã, você precisa ter certas qualidades e características, você precisa aprender e possuir um conjunto de habilidades específicas, e você deve ser capaz de lidar eficazmente com as pessoas. Deixe-me falar um pouco sobre cada área.

Personagem do Líder

A Bíblia ensina sobre as funções de liderança cristã revela que valores de caráter e de núcleo são cruciais. Paulo disse que os líderes cristãos são funcionários e administradores dos mistérios de Deus, e que, "é necessário que o mordomo seja encontrado fiel" (1 Coríntios 4: 2).

Em outro lugar, Paulo escreveu: "E as coisas que você já ouviu falar de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar a outros" (2 Timóteo 2: 2; cf. 1 Tessalonicenses 2: 5, 6).

Os detratores políticos e acusadores de Daniel concluíram, "eles não poderiam encontrar nenhum fundamento de acusação ou de corrupção, na medida em que Daniel era fiel, e nenhuma negligência ou corrupção poderia ser encontrada nele" (Daniel 6: 4).

O coração das funções de liderança cristã deve ser integridade e honestidade. O líder deve ser genuinamente comprometido com as metas e os valores do grupo que lidera. O grupo também deve reconhecer as qualidades de seu líder.

Para a liderança cristã, então, o líder deve ser dedicado aos valores e propósitos de Jesus Cristo - e da organização a que serve. Na verdade, a liderança cristã deve ser mais do que um papel que é imposto ou desejado, mas ser uma realidade que se vive.

O líder veio para servir


Lapsos de Moralidade

Lapsos na moralidade ocorrem na liderança cristã. Enquanto escrevo este artigo, lembro de diversos casos de imoralidade e desonestidade de líderes cristãos. Lembro-me do pastor que me discipulou dizendo que a estrada do serviço cristão está cheia de líderes cristãos caídos. Ele estava certo. É por isso que a integridade é uma das funções mais importantes da liderança cristã.

Outros assassinos de caráter são coisas como a ganância, orgulho, preguiça, e o descaso para nutrir a vida espiritual através da oração e do estudo da Bíblia (cf. 1 Timóteo 4: 6, 12-16).

No entanto, uma vez que Cristo é cheio de graça, também há perdão e restauração para a liderança cristã que tem caído em tempos difíceis. Mas o estrago está feito.

Finalmente, em relação às funções de liderança cristã, os líderes devem ser solucionadores de problemas, originais, terem a capacidade de agir por sua própria iniciativa, serem confiantes, e de bom testemunho. Eles devem ser capazes de tomar decisões, serem flexíveis, e terem uma pele dura, quando confrontados com inevitáveis críticas.

Habilidades de Ação do Líder


O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã sublinha a capacidade do líder para atingir metas. Os líderes devem ser percebidos pelo grupo como sendo eficazes.

As habilidades necessárias de um líder incluem a capacidade de definir metas, gerir bem o tempo, resolver problemas, organizar o trabalho, selecionar e desenvolver os trabalhadores, desenvolver uma equipe, criar e manter um orçamento, e avaliar o progresso.

Em outras palavras, as funções de liderança cristã incluem a capacidade de organizar criativamente dinheiro, material, máquinas e equipamentos, métodos e pessoas para atingir metas claras. Os líderes devem saber como planejar, organizar, dirigir e controlar a atividade, e coordenar os esforços.

Como você pode ver facilmente, os líderes cristãos precisa ter uma boa dose de conhecimento de negócios, discernimento e sabedoria. Sabedoria é o líder descobrir em que áreas ele é fraco, e buscar aperfeiçoamento quando necessário.

Em suma, esta fase de funções de liderança cristã requer a capacidade de definir um caminho claro, manter o foco, manter o controle dos detalhes, e obter resultados. Mas há um equilíbrio.



Manter o equilíbrio

As habilidades de liderança são algo dado como um presente espiritual de Deus (Romanos 12: 8). No entanto, eles também são habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa em algum grau.

O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã nos instrui sobre o equilíbrio entre a obra de Deus e nosso trabalho. O líder deve ser sensível à liderança e vontade de Deus, mas também a trabalhar duro.

Paulo escreveu sobre esse equilíbrio delicado: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento" (1 Coríntios 3: 6; cf. Filipenses 2:12, 13).

Às vezes, a liderança cristã comete erros, e interpreta mal a direção de Deus. Quando isso acontece, podemos confiar que os nossos fracassos não podem mudar o plano de Deus para as nossas vidas, e que podemos aprender com nossos erros (Romanos 8:28; Efésios 1:11). Os erros são coisas para se aprender. Não tenha medo de arriscar.

O líder cristão lidando com pessoas

O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã sublinha a necessidade de habilidades para lidar com pessoas. Muito, se não a maioria, dos problemas que o líder cristão enfrenta diariamente são problemas de pessoas - os relacionamentos. Incompreensão, falta de motivação, falta de comunicação, reclamações, e conflitos interpessoais são comuns.

Consequentemente, a liderança cristã deve ser paciente e inspiradora, ser leal ao seu povo e amar, cuidar de suas necessidades, serem justos e coerentes em seu tratamento com os cristãos, e fornecer meios para a oportunidade, o avanço, recompensas e desenvolvimento pessoal. Ao mesmo tempo, os cristãos devem saber claramente o que se espera deles, e o líder deve mantê-los focados.

Em sua instrução a Timóteo, Paulo exorta: "Servo do Senhor não convém contender, mas ser gentil com todos, apto para ensinar, paciente quando errado, corrigindo com mansidão os que estão em oposição" (2 Timóteo 2:24, 25a ).

Nas funções de liderança cristã, o líder deve estabelecer o ambiente de trabalho com confiança, justiça e, como Paul acrescentou: "Toda a amargura, indignação e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. E sejam gentis uns com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou "(Efésios 4:31, 32).

Vemos, então, que o ensino da Bíblia sobre as funções de liderança cristã significa que os líderes devem ser eficazes em interagir com os membros do grupo.

Finalmente, a liderança cristã anda nessa linha tênue entre efetivamente alcançar a tarefa, mas também respeitar e cuidar das pessoas - e pessoas, além de Deus, são o maior trunfo do líder cristão.

Que Deus continue a te abençoar ricamente na maior causa do universo – Ganhar almas e guia-las até Cristo! Continue seu estudo e trabalho para o nosso Salvador.


Ap Ailton Guimarães

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Entendendo a Ambição

Entendendo a Ambição



                          De acordo com o registro em 1 Reis, dois reis - Solomão, um bom rei, e Jeroboão, um mal rei - assumiram a liderança de Israel com objetivo de levar o povo a adorar ao Senhor. No entanto em vez de destruirem os lugares altos, construídos para adorarem outros deuses, chegaram a construir ainda mais lugares altos. No caso de Salomão, a construção de lugares altos estava relacionada com a satisfação das paixões. Salomão tinha centenas de esposas e concubinas. A fim de satisfazer o seu desejo, e o desejo de suas mulheres ele construiu lugares altos. Suas esposas tinham "virado o coração para seguir outros deuses" (1 Reis 11: 4). No caso de Jeroboão, a edificação dos lugares altos foi relacionado a ambição (1 Reis 12: 26-32). Jeroboão queria manter seu império. Temendo que o reino voltasse para a casa de David, se as pessoas fossem a Jerusalém para adorar, Jeroboão "construiu altares em lugares altos" (v. 31, Heb.). Por isso, a ambição de Jeroboão era a causa de sua decisão de construir lugares altos. Além disso, Jeroboão fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: "É demais para você subir a Jerusalém: eis aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito" (. V 28) . Ele, então, "colocou um em Betel, e o outro em Dan" (v. 29). Além disso, "fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, como a festa que se fazia em Judá" (v. 32). O mês desta festa foi "imaginado no seu coração" (v. 33). Jeroboão até fez "sacerdotes entre todos os tipos de pessoas, que não eram dos filhos de Levi" (31 v., Heb.). Que grande mal é associado a lugares altos! Os lugares altos estavam relacionados à luxúria, ambição e idolatria. Desde que “lugares altos” significam divisões, isso indica que as divisões entre os cristãos de hoje estão relacionados a estes males.

                         Poucos cristãos sabem que a divisão está ligada à luxúria, ambição e idolatria. A maioria dos cristãos não vão além de dizer que as divisões são erradas e anti-bíblicas e que não concordam com elas. No entanto, aos olhos do Senhor, a divisão envolve coisas como a luxúria, ambição e idolatria. Lembre-se, um lugar alto é uma elevação, algo levantado acima do nível comum. Isso indica que um lugar alto envolve a exaltação de algo. Em princípio, todos os lugares altos, todas as divisões, no cristianismo de hoje envolvem a elevação, a exaltação, de algo que não seja Cristo. As coisas que são exaltadas podem não serem más. Pelo contrário, eles podem ser muito boas e podem incluir até mesmo o estudo da Bíblia ou o ensino da Bíblia. Certamente é uma boa coisa estudar ou ensinar a Bíblia. Mas o estudo da Bíblia pode estar relacionado à divisão. Em tal caso, mesmo um encontro para o estudo das escrituras torna-se um lugar elevado; pode levar à exaltação de algo no lugar de Cristo.

entendendo a ambição


                             Hoje, é comum para os cristãos elevar as coisas no lugar de Cristo. Por exemplo, alguns elevam a prática do batismo por imersão. Embora seja certo e bíblica batizar por imersão, não é certo exaltar a imersão no lugar de Cristo. Fazer isso é construir um lugar alto para a exaltação de um modo particular de batismo. A existência de tal lugar alto sempre dá uma oportunidade para a satisfação das paixões ou para o cumprimento da ambição. Mesmo uma coisa muito boa, como o estudo da Bíblia pode abrir o caminho para a luxúria e ambição entrarem, se isso for exaltado acima de Cristo. Ambição é inevitavelmente seguido de idolatria. Ambição, na verdade, é uma forma de idolatria quando entendida de forma errada.

                          Ambição é definida como "um intenso impulso para o sucesso ou poder; um desejo de alcançar a honra, riqueza ou fama. "Ser ambicioso, no sentido mundano, é, essencialmente,  ser determinado a ter mais do que o seu vizinho. No entanto, na Bíblia, a palavra ambição assume uma nova dimensão: "Faça-lhe sua ambição de levar uma vida tranquila, à mente o seu próprio negócio e trabalhar com suas mãos ..." (1 Tessalonicenses 4:11; cf. Filipenses 1:17; Efésios 5: 8-10).

                           Onde o mundo nos ensina a ir com tudo para ser o melhor, ter uma casa maior, um carro mais sofisticado, um salário maior do que o nosso vizinho, a Bíblia nos ensina o contrário: "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo "(Filipenses 2: 3). O apóstolo Paulo nos diz: "Portanto, nós também temos como nossa ambição, seja em casa ou ausente, ser agradável a Ele" (2 Coríntios 5: 9 NVI). A palavra grega para "ambição", philotim, significa, literalmente, "estimar como uma honra." Ser ambicioso, por si só, não é errado, é o que estima ou honra que pode ser um problema. A Bíblia ensina que devemos ser ambiciosos, mas o objetivo é ser aceito por Cristo, não pelo mundo. Cristo nos ensinou que para ser o primeiro no Reino devo tornar-me um servo (Mateus 20: 26-28; Mateus 23: 11-12).



                         Paulo vem com uma pergunta esclarecedora: "Estou agora tentando ganhar a aprovação dos homens ou de Deus? Ou eu estou tentando agradar a homens?  "Sua resposta:" Se eu ainda estivesse tentando agradar a homens, não seria servo de Cristo "(Gálatas 1:10). Mais tarde, Paulo reiterou: "Pelo contrário, falamos como homens aprovados por Deus para sermos confiados com o evangelho. Nós não estamos tentando agradar a homens, mas a Deus, que prova os nossos corações "(1 Tessalonicenses 2: 4). Paulo está afirmando uma verdade proclamada pelo próprio Jesus: "Como você pode crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não fazem nenhum esforço para obter a glória que vem do Deus único" (Jo 5:44). Devemos nos perguntar: qual é a nossa ambição: agradar a Deus ou para agradar o homem?

                           As Escrituras ensinam claramente que aqueles que buscam honra e estima de homens não podem acreditar em Jesus (Mateus 6:24; Romanos 8: 7; Tiago 4: 4). Aqueles cuja ambição é ser popular com o mundo não podem ser, em verdade, servos fiéis de Jesus Cristo. Se a nossa ambição é buscar as coisas do mundo (1 João 2:16; Romanos 13:14), na verdade, somos egoístas e negamos a Cristo e Seu sacrifício (Mateus 10: 33; Mateus 16:24). Mas se é a nossa ambição de buscar e honrar a Cristo, temos a certeza da Sua profunda promessa: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas a você" (Mateus 6:33; cf. 1 João 2:25).


Ap Ailton Guimarães


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lidando Com o Stress

Lidando com o Estresse
Os efeitos do estresse


Como você descreveria o mundo em que vivemos hoje? Desafiador, perigoso, instável, imoral? O apóstolo Paulo descreve os últimos dias como "tempos trabalhosos" (2 Timóteo 3: 1). Quais são os resultados? Estresse! Podemos nos encontrar ansiosos e apreensivos sobre como os desafios do mundo vão nos afetar pessoalmente. Pensando nessas coisas, podemos simplesmente ficar estressados.

Um grupo de pessoas foram convidadas a escrever algumas das coisas que causam estresse em suas vidas. Aqui estão algumas respostas:

"No momento o que mais me causa stress  é estar lidando com meus problemas de saúde, pagamento de contas e me sentindo inútil, porque eu já não posso fazer o que eu costumava fazer ..."

"Eu tenho a tendência de me preocupar mais do que com outras,  se isso ou aquilo acontecer, ou não,  como eu posso resolver . Então eu me preocupo sobre problemas reais ou não reais? O status do trabalho, o dinheiro, a minha raiva que vem, às vezes. "

"É muito difícil para mim não ser capaz de agradar a todos. Então, isso faz com que o estresse em minha vida seja inevitável."

O que a Bíblia diz sobre como lidar com o stress?

A Bíblia é o manual de instruções de Deus para a vida. Ele fornece as respostas e nos dá conforto, paz e esperança para um futuro melhor. Pode a Bíblia realmente nos mostrar como lidar com o nosso estresse, independentemente da nossa situação?

Vejamos alguns princípios bíblicos específicos que podem nos ajudar a lidar com o estresse.



Será que Deus nos mostrar como reduzir o estresse?

Filipenses 4: 8
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Quando as experiências e situações negativas chegarem até você, e quando algo parece esmagador demais, então pare, respire fundo e simplesmente tenha tempo para se concentrar em algo agradável e bom. Superar o estresse começa com a capacidade de controlar nossos pensamentos. Temos de nos concentrar nas coisas boas, nobres, justas e amáveis de Deus.



Deus pode ajudar se os meus problemas parecem esmagadores?

Marcos 10:27
Mas Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens é impossível, mas não para Deus;. Para Deus todas as coisas são possíveis"

Mesmo se não podemos mudar alguma coisa, Deus pode. Não existe situação que Ele não possa mudar. Alguma vez você já pensou em pedir a Deus para ajudá-lo a mudar uma situação que está lhe causando stress?

Como posso encontrar conforto em lidar com os problemas e estresse na minha vida?

2 Coríntios 1: 3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Deus promete nos confortar em nossos momentos de stress. Que tal tentar ser um conforto para alguém que pode estar passando por dificuldades maiores do que você ? Dar conforto ou ajudar alguém  geralmente traz satisfação e alegria para o doador. Há mais felicidade em dar do que em receber "(Atos 20:35 ). Parte de lidar com o stress é aprender a colocá-lo na perspectiva correta.



Posso esperar que minha vida seja mais pacífica se eu pedir ajuda a Deus?

Colossenses 3:15
E a paz de Deus domine em vossos corações, para a qual também fostes chamados em um só corpo; e sejam gratos.

O plano de Deus é para trazer a paz a um mundo conturbado no retorno de Jesus Cristo. Nós podemos ter a paz agora, se seguirmos o Seu plano para a paz. Trata-se de uma mudança de estilo de vida e uma mudança em nossos corações. A paz é parte do fruto do Espírito Santo de Deus (Gálatas 5:22). Você pode saber mais sobre como ter paz em sua vida através da leitura diária da Palavra de Deus. Quanto mais nos aproximamos D’Ele mais Ele se aproxima de nós.

Existe esperança, mesmo que eu sinto como se tivesse atingido o meu limite em uma situação muito grave, estressante?

1 Coríntios 10:13

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". 

Considere exemplos bíblicos de pessoas que enfrentam duras provas. Seja qual for o julgamento, quando pediram a Deus por ajuda, Ele forneceu a força e ajuda para eles suportarem. O próprio Jesus Cristo esteve "em agonia" e "o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam no chão", como Ele orou antes de sua crucificação (Lucas 22:44). Deus o fortaleceu, e Deus vai nos fortalecer também quando pedirmos.



Por que eu tenho que aturar tanto estresse na minha vida? Por que Deus não apenas tirá-lo quando lhe pergunto?

1 Pedro 4: 12-13

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Tiago 1: 2-4

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a paciência. Porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando nada.

Precisamos acreditar que há uma razão para as nossas provações e que Deus está no controle. Deus não está distante e indiferente. Ele realmente está trabalhando em nossas vidas para nos transformar do que somos para o que Ele quer que nos tornemos. Precisamos aceitar provações e testes e entender o que eles estão fazendo por nós.


Qual é o objetivo último de minhas provações estressantes?

1 Timóteo 2: 3-4
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1 Pedro 5:10
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.

Nós passamos por provações estressantes por uma razão: Deus está trabalhando em nós e conosco! Ele estava trabalhando com José quando ele estava no fundo de um poço e quando ele estava numa prisão egípcia. José tinha uma razão de ser provado... ele estava sendo preparado. Quando Daniel estava na cova dos leões, ele, também, tinha uma razão de ser provado. Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego estavam enfrentando a sua prova de fogo, eles também tinham uma razão de serem provados.

Mas eles continuaram obedecendo a Deus. Eles enfrentaram as suas dúvidas e medos. Eles não entraram em colapso ou na auto-piedade e me pergunto por que Deus estava permitindo que isso acontecesse com eles. Quando você vir a perceber que há um propósito divino por tras de suas provações, então o estresse de lidar com elas deverá diminuir.

Posso ter a confiança de que Deus entende o meu stress?

Romanos 8:35, 38-39
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ...
Porque eu estou bem certo de que nem morte nem vida, nem anjos, nem os principados, nem as potestades, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Hebreus 4:15
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas, em tudo foi tentado como nós somos, mas sem pecado.

Seja qual for a provação que você está passando não  pode separá-lo do amor de Deus. Ele entende! Jesus Cristo sabe o que é  e como é ser humano. Ele nos ama.

Peça a Deus para ajudá-lo a aprender a lição que Ele tem para você. Peça a Deus para ajudá-lo a construir sua personalidade através de seu julgamento. Não há nada de errado em deixar Deus saber que você está tendo problemas e que você precisa de sua ajuda. Ele quer que você confie nEle  para obter a ajuda que você necessita.


Ap Ailton Guimarães



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Superando a Raiva

Superando a Raiva

Todo mundo tem que lidar com a raiva de vez em quando. Mas qual é a melhor maneira de lidar com isso? Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender o que a raiva realmente é. A raiva é uma emoção muitas vezes caracterizada por sentimentos de grande descontentamento, indignação, hostilidade, ira e vingança. Muitas vezes, reagindo com raiva é como expressamos nossa insatisfação com a vida. É definido na língua grega como o mais forte de todas as paixões. A raiva começa com um sentimento que muitas vezes é expresso em palavras ou ações. Nós sentimos algo e consequentemente há uma reação.

Chegar à raiz do problema

A raiva é o fruto de raízes podres. Uma das raízes primárias da raiva decorre da família. Pessoas com raiva vêm de famílias com raiva porque eles aprendem com os seus modelos e continuam o mesmo comportamento em suas próprias vidas, e acabam transferindo-a para os seus filhos.

Outras Raízes do Ódio

Injustiça - quando as pessoas nos maltratam, mas não há nada que possamos fazer sobre isso, ficamos com raiva porque sentimos que não é justo. Tanto quanto nós gostaríamos de mudar a situação ou a pessoa que está nos tratando mal, nós não podemos. As pessoas não podem mudar as pessoas; só Deus pode mudar as pessoas. Por isso, é melhor gastar a nossa energia orando pelo ofensor.

Contenda - que está escondido, raiva reprimida, começa com o julgamento, fofocas, calúnias e pensar muito bem de si mesmo. Contenda chega frequentemente a discussão, brigas, desentendimentos aquecidos e correntes de raiva.

A impaciência - muitas vezes a raiva é produzida quando não conseguimos o que queremos, quando queremos. Quando o nosso progresso é impedido ou retardado por causa dos outros, é fácil tornar-se impaciente. A maioria de nós luta com impaciência diariamente simplesmente por causa do mundo acelerado de hoje.

O abuso de qualquer tipo - de natureza sexual, física, verbal, emocional ou mental quase sempre leva à raiva. Eles representam todas as injustiças, que eventualmente deixam a sensação de impotência. Abuso de qualquer tipo não pode ser ignorado. Temos de lidar com isso e processá-lo antes que possamos ficar livres da raiva.

Necessidade insatisfeita - também pode produzir raiva. Todos nós temos necessidades que podem e devem ser cumpridas por aqueles mais próximos de nós; no entanto, eles não sabem  entender nossas necessidades, a menos que nos comuniquemos com eles. Mas, mesmo assim, eles podem, por vezes, não conseguirem atender às nossas necessidades. Portanto, a resposta é ir a Deus com as nossas necessidades e não para outras pessoas.

Ciúme - raiva causada por ciúmes foi uma das primeiras emoções negativas mencionadas na Bíblia. Gênesis 4 nos diz que Caim matou seu irmão Abel, porque ele estava com ciúmes, a ponto de estar com raiva. Embora este seja um dos resultados mais extremos de ciúme, ele nos lembra de como o ciúme pode ser perigoso.



Na sociedade de hoje, muitas pessoas sentem que seu estado é dependente de seu cargo ou posição na Igreja. Por causa dessa mentalidade, eles estão com medo de que alguém possa ser promovido à frente deles. O ciúme faz com que eles tentem ser importantes aos olhos do homem. Se você tem esse problema, compreenda que Deus o colocou  onde você está por um motivo. Ele sabe o que está em seu futuro, e ele pode ter você em treinamento para isso agora. Há uma grande diferença entre ser capaz e estar pronto para fazer uma coisa específica. Portanto, não despreze os dias de pequenos começos. Lembre-se, temos de responder a Deus. Nossas recompensas vêm de obedecer aos chamados específicos que Ele colocou em nossas vidas, não das grandes coisas que realizamos.

Outras raízes que levam à raiva incluem o medo de confronto, insegurança e sentimento controlado por um emprego ou outras pessoas e os seus problemas. Eu costumava ficar bravo com as pessoas que me controlavam, até que Deus me disse um dia: "Você é tão culpado quanto eles , porque você está deixando que eles façam isso." Não devemos colocar pressão excessiva sobre nós mesmos, fazendo muitos compromissos só porque nós não queremos dizer não a alguém. .

Máscaras de Raiva


Às vezes, usamos máscaras para encobrir as coisas que nós não queremos que ninguém veja. Se estamos abrigando raiva, pensamos que mascarando-a impedimos que os outros conheçam quem verdadeiramente somos. Então, nós nos escondemos atrás de uma variedade de máscaras em uma tentativa de enganar as pessoas para pensar que somos algo ou alguém que não somos. Eu descobri que as pessoas respeitam você mais se você compartilhar o seu verdadeiro eu com eles ao invés de tentar esconder tudo. Afinal, as pessoas podem dizer quando algo não está certo. Você pode pensar que está escondendo a sua raiva, mas, eventualmente, ela vai encontrar uma maneira de sair, ou no tom de voz, na linguagem corporal ou atitudes. Algumas pessoas usam a máscara fria. Quando alguém faz com que fiquem com raiva, eles podem dizer que já perdoaram, mas tornam-se frios, mostrando nenhum calor ou emoção ao lidar com esse indivíduo. Essas pessoas vivem uma existência solitária. Porque eles estão com tanto medo de serem feridos, eles evitam os próximos relacionamentos significativos. Este é um exemplo clássico de "escolher a sua dor." Eles vão escolher a dor de viver uma vida isolada e solitária em vez de trabalhar com o problema, determinados a desenvolver boas amizades. Outras pessoas gostam de usar a máscara do silêncio como tratamento. Eles dizem que não estão com raiva de você, mas eles se recusam a falar com você, ou que só se comunicam quando é absolutamente necessário, geralmente com um grunhido ou aceno de cabeça. Quando as pessoas evitam estar, tocar, ou fazer coisas para a pessoa que está com raiva, eles estão se escondendo atrás de uma máscara, o que não é a resposta.

Encare a verdade ... e escolha sua dor

Se você quiser as coisas grandes e firmes que Deus tem para você, você deve chegar à raiz da raiva e lidar com ela. Livrar-se das máscaras e enfrentar as coisas que aconteceram em sua vida que fizeram você ser do jeito que é hoje. Admita que você não pode mudar por si mesmo. Até que a raiz seja removida, ela vai continuar a produzir um fruto ruim após o outro. Muitas vezes passamos a vida lidando com o mau fruto do nosso comportamento, mas nunca cavamos fundo o suficiente para chegar à raiz do problema. Na verdade, quando somos confrontados com raiva, temos de escolher a nossa dor. Cavar fundo para cuidar da mau raiz é doloroso, mas é a única forma duradoura para cuidar do problema. Podemos sofrer positivamente, fazendo o que é certo ou podemos ceder ao plano do diabo. Mas lembre-se, o mesmo diabo que o tenta a seguir os seus sentimentos humanos mais tarde irá condená-lo por isso. Você deve decidir se deseja lidar com a dor que irá levá-lo a um novo reino de glória ou manter a sua mesma velha dor e tentar escondê-la enquanto ela está apodrecendo dentro de você.

Pedro diz que devemos ser bem equilibrados e temperados, resistindo ao diabo em seu início (ver 1 Pedro 5: 8-9). Quando você começar a sentir raiva, é o momento perfeito para exercer o fruto do auto controle. Você pode ter uma boa razão para estar com raiva, mas não use isso como desculpa para ficar desse jeito. Em vez de negar ou justificar, peça a Deus para ajudá-lo a lidar com isso de uma forma positiva. Romanos 12:21 dá bons conselhos: “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”. Quando Satanás atacá-lo, em vez de ficar com raiva, vá abençoar alguém. Responder de forma positiva é o oposto do que o inimigo quer que você faça, frustrando o seu plano para mantê-lo chateado. Isso não vem naturalmente, e nem sempre é fácil, mas quando fazemos o que podemos fazer, Deus fará o que não podemos não podemos fazer. “Não te apresses no teu espírito a estar zangado ou aborrecido, por que a raiva e a irritação alojam-se no seio dos tolos” (Eclesiastes 7: 9). Se permitirmos a raiva, estamos apenas sendo tolo. Devemos entregar a raiva e as pessoas que a causaram a Deus e deixá-Lo cuidar deles. “... Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19). Confie em Deus e Ele vai cuidar de você e protegê-lo. Você não pode mudar seu passado, mas quando você entrega-lo a Deus, Ele vai usá-lo para lhe conduzir a um futuro melhor. .

Raiva é Pecado?


Toda raiva é pecado? Não, mas algumas delas são. Mesmo o próprio Deus tem a justa ira contra o pecado, a injustiça, a rebelião e a mesquinhez. A raiva, por vezes, serve a um propósito útil, por isso não é necessariamente sempre um pecado. Obviamente, nós vamos ter sentimentos negativos, ou Deus não teria necessidade de fornecer o fruto do auto controle. Assim, sendo tentado a fazer algo não é pecado. É quando você não resiste à tentação que se torna pecado. Deus às vezes nos permite sentir raiva, então vamos reconhecer quando estamos sendo maltratados. Mas, mesmo quando experimentamos verdadeiras injustiças em nossas vidas, não devemos desabafar a raiva de uma maneira inadequada. Devemos precaver-nos contra permitir que a raiva nos arraste para o pecado. Efésios 4: 26-27 nos diz: “Quando irritado, não pequeis; Não deixe nunca sua ira (sua exasperação, sua fúria ou indignação) durar até que o sol se ponha”. Não deixe nenhum ponto de apoio para o diabo [não dê oportunidade a ele]. Recuse-se a dar ao diabo alguma oportunidade de obter uma posição em sua vida através da raiva.

Toda raiva, independentemente da sua causa, tem o mesmo efeito em nossas vidas. Ela nos perturba, levando-nos a sentir a pressão. Mantendo a raiva trancada dentro de nós e fingindo que ela não existe pode até ser perigoso para a nossa saúde. Na maioria das vezes nós estamos prejudicando a nós mesmos, e a pessoa que nos irritou nem sequer é consciente disso. Portanto, temos de assumir a responsabilidade por nossa raiva e aprender a lidar com isso.  Já passei por alguns momentos difíceis na minha vida, e por muitos anos essas experiências me fizeram sentir miserável. Quando você enfrenta a sua raiva e decide lidar com isso da maneira de Deus, você pode superá-la. O Espírito Santo nos dá o poder de ser estáveis e andar no fruto do Espírito. Nós temos o poder de perdoar aqueles que  fizeram injustiças em nossas vidas e amar as pessoas desagradáveis.

Tomar medidas para Liberdade

As pessoas nascem para serem livres; é um dom de Deus. Nós não estamos livres de responsabilidade, mas livres para sermos guiados pelo Espírito Santo. Toda vez que a nossa liberdade é tirada, experimentamos raiva. Você está disposto a passar por tudo o que é preciso para ser livre, ou você quer ficar na bagunça que está para o resto de sua vida? Se você quer ser livre, basta começar a fazer o que Deus quer que você faça, um passo de cada vez, e você vai finalmente sair de suas dificuldades. Quando estamos lutando contra a raiva, temos de perceber que “... não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Quando Satanás te deixa com raiva, lembre-se que ele está tentando impedi-lo de realizar a vontade de Deus em sua vida.

Em 2 Timóteo 4: 5, Paulo disse a Timóteo para ser calmo e sóbrio para manter e exercer as funções de seu ministério. Esse é um bom conselho para todos nós. Quando ficamos com raiva, devemos acalmar e começar a fazer o que Deus nos chamou para fazer. Pode ser difícil mas  cabe a você! Se você está louco sobre algo, e com raiva, em vez de deixar que isso arruine a sua vida, transforme isso em algo bom. Vença o mal e a raiva orando por aqueles que ferem e abusam de você. Perdoe-lhes e seja uma bênção para eles. Pode não ser fácil no início, mas quando você tomar a decisão de fazer isso, Deus cuidará do resto.

Ap Ailton Guimarães


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Elias e o Problema da Depressão

Elias e o Problema da Depressão

As passagens da Bíblia sobre Elias:
1 Reis 17-19; com Lucas 4: 25-26; Tiago 5: 17-18;
1 Reis 21: 11-29; 2 Reis 1: 1-2: 18; com Romanos 11: 1-4;
Mateus 17: 1-3; Marcos 9: 2-4; Lucas 9: 28-31.




Introdução

A depressão é muito comum. É, provavelmente, o problema humano mais comum. Todos nós experimentamos em algum momento de nossas vidas. No entanto, a Bíblia não nos deixa sem ajuda. Este é um grande conforto para nós em um momento como este.

Muitos grandes homens nos tempos do Antigo Testamento conheciam esse sentimento horrível. Sentiam-se infelizes e deprimidos. Essas coisas afetam algumas pessoas muito.  A depressão é um perigo para algumas pessoas em algum momento de suas vidas.

Elias não era o único homem no Antigo Testamento com depressão. Mas vamos usar a sua experiência para o estudo. 1 Reis 19 é a passagem principal. Devemos entender algo sobre estes grandes homens do Antigo Testamento. Eles eram pessoas como nós. Alguém traduz Tiago 5:17 algo como isto. "Lembre-se de Elias. Ele era um homem como nós ".

Houve um período de 400 anos entre o Antigo Testamento (a primeira parte da Bíblia) e o Novo Testamento (a segunda parte da Bíblia). Neste momento, as pessoas pensavam que Elias tinha muitas qualidades estranhas. Eles não pensavam que ele era parte do nosso mundo. Para eles, ele certamente não era "um homem como nós". Mas Tiago diz que ele era igual a nós. As experiências de Elias foram as mesmos que as nossas. Ele teve dificuldades. Ele tinha provas. Ele sabia o que a depressão era.
Vamos agora ler esta história dramática em 1 Reis 19.

como vencer a depressão


1 - Nosso inimigo, o diabo, usa a depressão

Isto é para tornar-nos menos capazes do que realmente somos. Se o diabo nos deixa deprimido, ele alcança sucesso. Eu vi estas palavras em uma Bíblia. "Eu recuso totalmente agradar o diabo por estar deprimido." O diabo pode usar todos os tipos de testes e problemas. Ele os usa para nos fazer sentir deprimidos. Pedro chama-os de "diferentes tipos de problemas". (Leia 1 Pedro 1: 6.) A palavra que ele usa significa "muitas dores".

Nossos testes são de vários tipos e tons ''. Mas quando há algo grande Ele vai nos encorajar. A graça de Deus é sempre suficiente. (Nota: Graça significa bondade Deus nos dá o que não merecemos Ele nos salva, Ele nos ajuda....) Pedro escreve sobre "diferentes tipos" de problemas. Mas ele também escreve sobre "diferentes tipos" de graça. (Leia 1 Pedro 4:10). Lembre-se das palavras de Paulo também. Deus diz: "Minha graça é tudo o que você precisa" (2 Coríntios 12: 9).

Observe três coisas sobre a depressão . Ela muitas vezes vem:

1.1 - Quando nos sentimos extremamente cansados

O diabo sabe o momento certo para atacar-nos com depressão . Estamos especialmente fracos quando nossos corpos se sentem cansados. Foi certamente assim com Elias. Sentou-se debaixo de uma árvore e queria morrer. Ele não tinha energia física no momento (1 Reis 18:46). Primeiro, ele tinha corrido cerca de 20 milhas para um lugar chamado Jezreel. Então ele ouviu uma má notícia na cidade. Então, ele correu por mais de mais 80 milhas. Ele estava certamente muito cansado. Não é nenhuma surpresa ao ler que ele se sentia deprimido.

Esta pode ser a principal causa para a sua depressão . Talvez você tenha feito demais em um dia. Você não cuidou do seu corpo. Por favor, não se esqueceça de algo. Se você é filho de Deus, o seu corpo é a casa especial do Espírito Santo. (Leia 1 Coríntios 3:16, 17 e 6:19, 20) Não seja descuidado com suas necessidades físicas. Isso traz desonra a Deus. (Desonra é o oposto de honra.)

Você deve dizer algumas coisas para si mesmo. Talvez eu não tenho suficiente descanso e sono. Talvez eu não tenha dado tempo suficiente para o meu lazer. Talvez eu precise relaxar com alguma atividade. Talvez eu não tenha refeições em horários regulares. Todas estas coisas são muito importantes. Há momentos em que é mais fácil ficar deprimido. O diabo vai tentar usá-los. Estes tempos são quando a nossa saúde é fraca.


1.2 - Quando tivemos grandes benefícios espirituais  

Foi assim que aconteceu com Elias. Ele tinha vivido uma grande experiência na montanha. (Leia 1 Reis 18: 16-39.) Que grande sucesso tinha sido! Deus mostrou a sua força e grandeza. Elias deve ter sentido grande emoção. Ele estava tão feliz. Em seguida, veio a depressão!

Muitas vezes acontece assim em nossas vidas. Não há nenhuma razão natural para isso. Deus acaba de nos dar um grande benefício. Mas a razão é essa. O diabo quer roubar de nós. Ele quer tirar a nossa alegria e paz em Deus. E fazer sentir-nos deprimidos é a maneira mais fácil. O diabo pode usar apenas um evento menor em nossas vidas. Ele tenta fazer-nos esquecer a respeito de Deus. Então nós nos tornamos deprimidos.

1.3 - Quando menos esperamos

Este é o momento em que o diabo vem para nos atacar. Ele ataca com 'as setas de  depressão'. Elias deixou o lugar onde ele tinha sido bem sucedido. Ele surpreendeu a todas as pessoas. Então ele correu para Jezreel. Ele estava indo para informar as pessoas sobre um grande sucesso de Deus. Mas ele logo se tornou um homem muito diferente. Ele estava com tanto medo e deprimido. Suas lágrimas pareciam mostrar que Jezabel tinha vencido.

A depressão muitas vezes vem quando não se espera. Ela simplesmente aparece em nossas vidas. Lembre-se das palavras de Paulo aos cristãos de Corinto. Todas elas nos advertem. "A pessoa que pensa que está de pé forte deve ser cuidadoso. Ela pode cair. "(As palavras estão em 1 Coríntios 10:12).



2 - A depressão faz algo ruim em nós

Ela tende a roubar-nos as boas qualidades. São qualidades que Deus já nos deu. Isso tudo é parte da trama do diabo. É vital para nós reconhecermos isso.

Normalmente, Elias era um homem muito corajoso. Sua coragem foi extraordinária. Ele foi um herói. "Ele orou para que não chovesse" (Tiago 5:17). Sua oração foi sincera. Seu grande desejo era que sua nação se voltasse para Deus. Lembre-se de algo sobre quando ele orava. Deus estava fornecendo comida e água para ele de uma maneira especial. Mas ele não tinha idéia sobre isso. Ele só sabia sobre a vida espiritual  de seu próprio povo. Sem chuva por um longo tempo significava que não haveria nenhuma comida ou água. Alguns deles poderiam retornar ao Deus que os amava. Então, Elias estava pronto para morrer com eles. Essa é a verdadeira coragem!
Como ele estava bravo quando ele marchou para o palácio de Acabe. Ele anunciou que o castigo de Deus estava por vir (1 Reis 17: 1). Então Deus disse a Elias que ele iria prover às suas necessidades. (Leia 1 Reis 17:. 16/02)

Há algo mais. Todo esse tempo, Acabe estava caçando Elias (1 Reis 18:10). Os soldados estavam procurando por ele. Eles iriam matá-lo se o encontrassem. Foi neste momento que Deus o enviou para Sidon. Este era o país de Jezabel, a rainha má. Então ele foi falar com Acabe, o rei mal. (Leia 1 Reis 18: 15-18). Isso foi quando os soldados estavam caçando ele. Que homem corajoso!

Tanta coisa aconteceu no Carmelo também. Elias precisava ser muito corajoso lá. (Leia 1 Reis 18: 19-40). Ele não era o fraco; ele era determinado. Depois de tudo isso, Elias sentiu grande fraqueza física. Em seguida, a depressão. Ele não tinha nada de sua antiga força. Ele correu para salvar sua vida.

3 - Talvez Elias tenha deixado um pouco de orgulho afetar sua vida espiritual  

Nós não podemos ter certeza sobre isso; mas é possível. 1 Reis 18: 36-37 pode representar duas orações de Elias. A primeira oração tem "eu" no centro. Então, o motivo de sua oração muda (18:37). Agora, ele quer que as pessoas honrem a Deus. "Mostrar a essas pessoas que você, Senhor, é  Deus."

Lembre-se que Elias era "um homem como nós". Talvez ele tivesse o problema de orgulho também. Há um outro sinal disto em 1 Reis 19: 4. ' Senhor ", diz ele,' tira a minha vida". Então ele diz: "porque não sou melhor do que meus pais." Ninguém disse que ele era! Deus lhe deu um trabalho especial para fazer. Ele sabia que Deus o estava usando. Então talvez isso lhe dava uma sensação de importância espiritual. Nós não podemos provar isso, claro.

Mas uma coisa é certa. A depressão muitas vezes vem para aqueles que só pensam em si mesmos. Temos de pensar seriamente sobre isso. Talvez alguns períodos de nossa depressão são por esta causa. Queremos que a vida siga completamente o nosso próprio caminho, não o caminho de Deus.



4 - A depressão sempre nos faz incapazes de ver os fatos como eles são

Não há humor em 1 Reis 19: 4. Elias pede ao Senhor para tirar sua vida. Se isso era o que ele realmente queria, ele deveria ter ficado onde estava. Ele não precisava ter tido uma longa e cansativa viagem! Jezabel prometeu matá-lo nas próximas 24 horas. Mas o pobre Elias não olhava para a verdadeira situação. Nós somos assim também, às vezes.

Então, você deve evitar tomar decisões importantes quando você se sentir deprimido. Você não está vendo as coisas como elas realmente são. Haverá um dia em que você vai se sentir muito mais feliz. Esse seria um melhor momento para tomar uma decisão.
Observe algo mais sobre Elias. Sua opinião errada da situação aparece novamente. Você pode ler sobre isso em 1 Reis 19:10, 14. Como as nossas próprias contas tristes de problemas, ele continuou e continuou. Ele repetiu a mesma coisa. Não era um relato preciso. Ele quase se esquece dos grandes sucessos do Carmelo. Suas palavras tristes não são mesmo verdade! Ele diz: "Eu sou o único que sobrou." Deus diz que existiam 7.000 pessoas que o amavam (1 Reis 19:18)!



5 - Há razões físicas para a depressão 

Nós já mencionamos isso. Mas 1 Reis 19 nos lembra sobre a sua importância. Em 1 Reis 19: 5-7. Lemos sobre as primeiras coisas que Deus fez por Elias. Eram coisas que ele deveria ter feito para si mesmo. Deus o fez dormir. Deus deu-lhe comida.

A mesma coisa acontece hoje. Há bons e sinceros trabalhadores cristãos. Muitos deles sofrem de depressão às vezes. Eles também negligenciam estas duas coisas essenciais na vida. Deus deu a Elias dois longos períodos de bom sono. Ele também lhe deu duas refeições. Então ele  permitiu Elias continuar sua jornada.

6 - Na depressão, encontramos algum lugar tranquilo. Prepare-se para se encontrar com Deus

Deus sabia onde Elias estava(19: 7). Era o lugar onde Deus deu a Lei a Moisés. Elias temeu que as pessoas já não apreciassem a lei de Deus. Por isso, era natural para ele ir para lá. Foi também o lugar onde Deus falou a Moisés. (Leia Êxodo 34:29). Há Deus mostrou o que queria para o seu povo. (Leia Deuteronômio capítulo 5.) Talvez Elias esperava que Deus iria falar com ele também. Isto foi exatamente o que aconteceu!
Em sua depressão, Deus fará o mesmo por você. Encontre um lugar tranquilo para se encontrar com ele. Sua mente pode estar cheia de dúvidas. Você pode até achar que não será de nenhum uso prático. Apenas faça. Vá até ele e fique quieto.

7 - Podemos descobrir novamente o que é o mais importante



Fazemos isso quando nos encontrarmos com Deus.

7.1 Ele vem a nós quando tudo está quieto

(Leia 1 Reis 19: 11-12). Ele fala sobre 'a calma, a voz suave ". Outra maneira de dizer que é "o suave sussurro de uma voz". Todos nós devemos aprender a ser completamente silenciosos, às vezes. (Leia Salmo 46:10 e Isaías 30:15).

7.2 Ele nos dá algo novo para fazer 

(Leia 1 Reis 19: 15-17.) A depressão vem de só pensar em nós mesmos. Este tipo de atitude não é saudável. O serviço para outras pessoas pode ser o caminho de Deus para nós escaparmos da depressão.

7.3 Ele nos ajuda a ver a nossa vida como ela realmente é

(Leia 1 Reis 19:18.) É preciso que haja comunicação com Deus. Então, vamos ser livre de nossas idéias erradas. Elas apenas fazem-nos cada vez mais deprimido.

7.4 Ele fornece a ajuda e a amizade de outros cristãos

Elizeu é um exemplo disto. (Leia 1 Reis 19: 19-21). Deus lhe deu para Elias. Mais tarde, há uma bela descrição dele. Ele deitava água sobre as mãos de Elias "(2 Reis 3:11). Isto é uma figura de linguagem. Isso significa que ele serviu Elias.

Deus é muito bom para nós. Ele geralmente envia alguém em nossas vidas. Que se vai "deitar água 'sobre nossas mãos cansadas, sujas. Ele ou ela vai ajudar e nos incentivar. Quando isso acontecer com você, há algo para você deve evitar. Não dê mais uma conta de seus problemas! Peça a Deus por sua ajuda para começar a vida de novo. Ele é suficiente, o que quer que suas necessidades podem ser no momento você vai ter  força e paz no seu tempo de depressão.

Lembre-se de outra coisa. O que você aprendeu agora pode ajudar outras pessoas mais tarde. Sua necessidade pode ser ainda maior do que a sua é agora. (Leia 2 Coríntios 1: 3-4.).

Ap Ailton Guimarães