Music Center

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chaves para Um Casamento Feliz



Chaves Para Um Casamento Feliz


Deus criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden como o primeiro casal. O casamento é ordenado e estabelecido por Deus, e Ele inclui chaves para um casamento feliz na Bíblia.

Deus deve estar envolvido em seu casamento

Para ter um casamento feliz e bem-sucedido em sua vida, o marido e a esposa devem incluir Deus como parceiro em seu casamento. Eles devem reconhecer a Deus como Supremo em suas vidas e, juntos, cumprir o que Deus instrui na Bíblia sobre o casamento . O casamento vai falhar se for baseado na auto -satisfação e prazer.

Será que Deus está realmente envolvido no casamento?

    Malaquias 2:14
    No entanto, você diz: " Por quê? " Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade , com a qual tu foste desleal , mas ela é a tua companheira e a mulher da tua aliança .

    Mc 10:7-9

    " ' Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne ; assim já não são mais dois , mas uma só carne Portanto, o que Deus uniu , não  separe o homem . "

O casamento é uma aliança que inclui a Deus! Muitas cerimônias de casamento incluem palavras como : "Vocês fielmente prometem uma aliança com Deus, na presença destas testemunhas ... " Se nós fazemos uma aliança com Deus, então isso faz do casamento algo muito maior do que simplesmente concordar em viver juntos legalmente como marido e mulher. Isso significa que voluntariamente submetemos  a Deus o papel que deve desempenhar no casamento. Vamos viver por suas regras.



Qual é o propósito do casamento ?

    Efésios 5:31-33
    "Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. " Este é um grande mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. No entanto cada um de vocês em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo , e a mulher respeite seu marido.

Efésios 5 revela como o casamento é um tipo de relação de amor incrível entre Jesus Cristo e Sua Noiva , a Igreja. Nenhum amor pode ser maior ! A Bíblia é a história de amor final, quando entendida no seu conceito global e propósito.

O que é o amor verdadeiro?

    1 Coríntios 13:4-8
O amor é paciente, é benigno, o amor não inveja , o amor não se vangloria , não ensoberbece, não se comporta rude , não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se na verdade, tudo sofre , tudo crê , tudo espera , tudo suporta. O amor nunca falha ...

O amor não é apenas um sentimento de desejo apaixonado por seu amante e o pensamento insuportável de estar separado . O verdadeiro amor é baseado na preocupação com o seu parceiro. Trata-se de auto-sacrifício para o bem da pessoa que você ama . Você não se casa para ser feliz mas para fazer o outro feliz. Quando um casal entende isso ambos estarão preocupados em fazer o outro feliz, consequentemente ambos serão felizes. Você quer saber o que é o verdadeiro amos? Leia de novo a passagem acima...


Em todos os casamentos , as coisas dão errado . E se o problema não é minha culpa?

    Provérbios 14:12
    Há um caminho que parece certo ao homem , mas o seu fim são os caminhos da morte.

    Filipenses 2:3-5
    Nada façais por contenda ou por vanglória , mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
    Que cada um de vocês deve olhar para fora , não só para seus próprios interesses, mas também para os interesses dos outros.
    De sorte que haja em vós o que houve também em Cristo Jesus ...

    Provérbios 15:1
    A resposta branda desvia o furor , mas a palavra dura suscita a ira .

    1 Tessalonicenses 5:15
    Vede que ninguém retribua mal por mal a ninguém, mas sempre busquem o que é bom tanto para si mesmos como para todos.

Com o tempo, irritações aparentemente insignificantes podem tomar grandes proporções , e em pouco tempo , os casais dizem ou fazem coisas que são ofensivas para o outro. O resultado ? Argumentos , conflitos e , muitas vezes , brigas por um ponto de vista .

Muitas vezes, é muito difícil ver os nossos próprios defeitos. Estamos sempre com direito aos nossos próprios olhos , por isso , naturalmente, colocamos a culpa em nosso parceiro . Esta mentalidade começou lá atrás , no Jardim do Éden, quando Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente (Gênesis 3:12-13 ) .

Mas mesmo que realmente não seja nossa culpa, insistir em voz alta que a outra pessoa leve toda a culpa não é útil. A solução ideal em vez disso envolve buscar a paz , não a vingança ( Mateus 5:9 , Romanos 12:17-21 )  . A Bíblia mostra que , por vezes, as nossas boas ações podem , com o tempo , conquistar nosso companheiro (1 Pedro 3:1).

O ideal é que ambos os parceiros , eventualmente, trabalhem em conjunto para resolver os seus problemas. Sendo nossa ou não a culpa é nossa obrigação ceder para evitar um conflito maior. Se cada um dos parceiros tiver essa mentalidade os conflitos poderão ser evitados e a probabilidade do casamento ser duradouro é bem maior.

O que devemos dizer para ajudar a curar nossos relacionamentos?


    Salmo 51:1 , 10 ( O Livro)
    Tem misericórdia de mim , ó Deus, por causa de seu amor infalível. Por causa de sua grande compaixão , apaga a mancha dos meus pecados ...
    Cria em mim um coração puro , ó Deus . Renovar um espírito reto dentro de mim.

    Efésios 4:32
    E sejam gentís uns com os outros , compassivos , perdoando-vos uns aos outros , como também Deus vos perdoou em Cristo .

    Efésios 5:25
    Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela ...

    Tito 2:4 ( O Livro)
    As mulheres mais velhas devem ensinar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos.

Quando pecamos , primeiro devemos nos arrepender e ficarmos bem com Deus . Então, podemos buscar a Sua ajuda no restabelecimento da relação.

Em cada relação de casamento , há várias frases que podem ajudar a curar o dano que foi feito devido a conflitos e argumentos. Três frases-chave estão listados abaixo .

1 . "Eu sinto muito." Utilize esta muitas vezes! Diga ao seu cônjuge que está arrependido por dizer ou fazer a coisa que tem perturbado ele ou ela. Se você estava certo ou errado, não importa ; suas ações tiveram um impacto negativo sobre o cônjuge que você ama, e você deve pedir desculpas por isso .

2 . "Eu te perdôo ". Jesus Cristo morreu para perdoar os nossos pecados . Seu grande sacrifício deve nos motivar a estar dispostos a perdoar os outros.

3 . "Eu te amo". Quando dita sinceramente , esta declaração não pode ser usado em demasia . Precisamos saber que somos amados pela pessoa que amamos. Esta frase sincera e curta , apoiada por ações amorosas , pode colocar para acalmar todos os nossos sentimentos negativos , mágoas, ressentimentos e falhas e pode derreter o coração daquele que ouve estas três palavras bonitas.

Pode a Chama Queimar Eternamente?

Alguns podem sentir como se o romance estivesse muito longe em seu casamento. Eles ficam juntos por conveniência ou por causa dos filhos ou outros membros da família. Mas, como a canção bem conhecida pergunta: " Onde está o amor ? "

Meu casamento pode realmente ser feliz?


    Provérbios 5:18-19
 Sua fonte seja abençoada , e alegra-te com a mulher da tua mocidade .
    Como uma corsa amorosa e gazela graciosa , deixe seus seios satisfazê-lo em todos os momentos , e seja sempre extasiado com o seu amor .

    Eclesiastes 9:09
    Viva com a mulher que amas, todos os dias da sua vida vã, os quais Ele te deu debaixo do sol, todos os dias da vaidade , pois essa é a sua parte na vida, e no trabalho que você executa sob o sol.

Sim, seu casamento pode ser feliz! A Bíblia nos lembra que a mulher é uma bênção de Deus e que ela traz felicidade para seu marido desde o iníco ( Provérbios 18:22 , Deuteronômio 24:5 ) . Para alcançar a felicidade , é importante manter a perspectiva de que não é o "meu" casamento, mas o "nosso" casamento. Vocês dois estão juntos nessa e precisam trabalhar juntos para trazer vida e energia de volta para o casamento se isso tiver sido perdido.

Se você foi casado há alguns anos , encontre maneiras de reacender a centelha que esteve em seu casamento , em primeiro lugar . O que te atraiu para o seu cônjuge? Por que você se casou? Tente namorar seu cônjuge novamente!

Além do romance, o relacionamento matrimonial deve ser também uma estreita e crescente amizade. Considere este excelente conselho: . . " Desfrutar do seu cônjuge como amigo e parceiro de casamento vai ajudar a superar muitos desentendimentos conjugais. Se entre os casais as afinidades financeiras ou sociais que tinham em comum antes permanecem no casamento , quase inevitavelmente,  devem ser bons amigos.  Eles irão compartilhar os altos e baixos que são comuns dentro do relacionamento conjugal ".

Será que eu realmente quero dizer " para melhor ou pior " ?

Como vimos em Malaquias 2:14, o casamento é uma aliança. Quando fazemos nossos votos de casamento , nós provavelmente repetimos palavras como " para melhor ou para pior. " Será que nós realmente queremos dizer isso? Não importa que situação poderia estar agora em seu casamento , você não pode trabalhar em conjunto para torná-lo melhor ? Quando declaramos “na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, para melhor ou para pior”, estamos dizendo que nos comprometemos a estarmos juntos “para melhor ou para pior”. O “amor tudo suporta”. Você não se casou para viver somente momentos felizes! Os momentos tristes, as provações, as dificuldades, as enfermidades e as divergências de opinião fazem parte de um casamento. Desistir diante das dificuldades é uma quebra de aliança, e toda quebra de aliança trás consequências. Ao invés disso devemos lutar para superar as barreiras e restaurar o amor.                                      
Um exercício útil para começar a restaurar o amor em seu casamento é  voltar e assistir a um vídeo de seu casamento, se você tem algum em casa. Ouça as palavras que o ministro está dizendo. Diga os votos um para o outro novamente. Temtem relembrar como foram os primeiros dias, meses ou anos. Procurem ficar mais tempo juntos. O amor se constrói nas pequenas coisas ( como também se destrói pelas pequenas coisas ). Peça a Deus que lhe dê um espírito de mansidão, paciência e bondade. Observe um detalhe. Nem Deus fará nada para restaurar o seu casamento se você não se dispuser a isso.

Em tempos difíceis, quando você já tentou tudo o que sabe fazer,  pode ser útil buscar conselho sábio (Provérbios 04:07 ; 11:14) . Pessoas maduras não têm medo de procurar ajuda quando precisam .


Podemos aprender a amar?

    Efésios 5:22-28
    As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor.
    Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, e Ele é o Salvador do corpo.
    Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam a seus maridos em tudo.
    Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar , purificando-a com a lavagem da água, pela palavra , para que pudesse apresentar a si mesmo igreja gloriosa , sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas que ela deve ser santa e sem defeito .
    Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos , aquele que ama a sua esposa ama a si mesmo .

Como estamos vendo , o amor não é para ser confundido com paixão. O amor é a preocupação altruísta pelo outro. O verdadeiro amor vai construir a pessoa que você ama , não destruir. O verdadeiro amor vai querer dar e servir o outro , não tomar em desrespeito egoísta para os desejos do seu cônjuge. Um marido deve tratar a esposa como sua rainha, e uma esposa deve tratar seu marido como seu " cavaleiro de armadura brilhante ", por mais brega que isso possa parecer .
O amor até pode surgir da paixão mas nem sempre isso acontece! Amor se constrói! No dia-a dia, no convívio, no respeito, na reverência, na renúncia, na obediência a Deus e à Sua Palavra. O verdadeiro amor não é baseado na beleza física ( ela acaba ), dinheiro ( ele também acaba ) e muito menos no sexo ( é essencial mas não é tudo ).  Como diz Paulo: I Cor 13.4-8  ... 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor jamais acaba;

Ap Ailton Guimarães



Nenhum comentário:

Postar um comentário