Music Center

terça-feira, 1 de abril de 2014

As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

 



TEXTO: Gl 5.19-23.
 
Nascido do Espírito

Uma pessoa que nasce na família de Deus sabe quando isso acontece. " O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" [ Romanos : 08:16 ] ) . " Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus , que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito " [ Romanos : 08:01 ] ) . Isso é uma mudança tremenda !

O apóstolo Paulo ordenou aos gálatas : " Andai em Espírito , e não haveis de cumprir a cobiça da carne" [ Gálatas : 05:16 ] ) . Se nós " andarmos no Espírito " não vamos fazer atos pecaminosos . Há uma grande diferença entre um cristão e um pecador . Os desejos de seus corações são diferentes. Se uma pessoa diz que  é um cristão , mas em seu coração ele anseia por diversões mundanas , ou ele fica com raiva quando ele não pode ter o seu próprio caminho , ou se ele odeia as pessoas que não concordam com ele, ele está enganando a si mesmo. Uma pessoa que faz essas coisas não é cristão.



Obras da Carne

Paulo deu uma lista de pecados, que ele chamou de "obras da carne". Estas são coisas que uma pessoa que não nasceu de novo pode fazer. Alguns delas são pecados tão ruins  que muitas pessoas respeitáveis ​​não pensaria em fazer. Mas outros são pecados que muitas pessoas que se dizem cristãos são culpados de - por exemplo , o ódio e a inveja . Qualquer pessoa pode facilmente tornar-se culpado de inveja , se ele não é nascido de Deus . Algumas crianças querem os brinquedos os seus companheiros têm . Alguns vão ficar com raiva porque um amigo recebeu uma honra maior do que ele. Alguns sentem pena de si mesmos , porque os outros têm mais dinheiro para gastar do que eles . É natural que o pecador fazer tais coisas , mas os filhos de Deus devem estar sempre em estado de alerta para se proteger contra tais sentimentos. Satanás vai tentá-lo , talvez dizendo que você merece coisa melhor do que o que você está recebendo . Se você escutá-lo , ele pode persuadi-lo de que ele está certo - e então você vai perder a salvação que Deus lhe deu. Lembre-se, Satanás é um mentiroso. Deus nos diz : "Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade " [ Salmos: 37:1 ] ) . "A caridade é sofredora  , a caridade não é invejosa " [ 1 Coríntios : 13:04 ] ) . Se tivermos o amor de Deus em nosso coração seguiremos: " Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo em honra uns aos outros" [ Romanos : 12:10 ] ) .

Algumas pessoas pensam que se eles uma vez foram salvos , não importa quantas das "obras da carne" que eles fazem , pois eles ainda vão para o céu. Mas o apóstolo Paulo disse : "Os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" [ Gálatas : 05:21 ] ) .

Espírito contra a carne


Paulo compreendeu totalmente a diferença entre uma vida vivida na carne e uma vida vivida pelo Espírito. Ele disse em Gálatas 2:20 que ele tinha sido crucificado com Cristo , e agora era Cristo, que vivia por ele. Mesmo que Paulo tenha vivido em carne, ele viveu com fé no Filho de Deus. Ele acrescentou: " Eu não faço nula a graça de Deus, pois , se a justiça é mediante a lei, logo Cristo morreu em vão. " (Verso 21). A vida de Paulo foi um maravilhoso testemunho do poder transformador de Deus .

Mesmo alguns gentios tinha a idéia de que deveriam estar sob a Lei de Moisés. Então Paulo explicou -lhes que se contassem com as obras da Lei significava fracasso certo e iria colocá-los sob uma maldição , como mostra a Antiga Aliança . Aos olhos de Deus , a Lei não justifica ninguém , porque o justo viverá pela fé. A lei não é da fé, porque Abraão havia recebido a promessa  430 anos antes de ser dada a lei . Jesus redimiu os judeus da maldição da lei , para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por meio dele . Eles receberiam a promessa do Espírito somente por meio da fé - e não colocando -se sob " Lei de Moisés com as suas obras carnais.

Tendo pleno conhecimento da ineficácia da lei de justiça, Paulo teve de defender , mesmo com os gentios e explicar-lhes a loucura de se envolver em um jugo de escravidão . Se qualquer Gentil acredita que ele deve respeitar , mesmo uma parte da lei , ele fica obrigado a guardar toda a lei . E ao fazê-lo , ele está se afastando de Cristo por sua própria vontade . Como Paulo disse : "Você se afastou de Cristo, vós os que vos justificais pela lei ; . . Têm caído em desgraça Porque nós pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé, porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum , mas a fé que atua pelo amor . " (Gálatas 5:4-6 NVI) . Eles haviam sido libertados da carne através de Jesus. E agora, em Cristo Jesus , a única coisa que importava era "a fé que atua pelo amor . " Paulo chamou -os de " meus filhinhos ", dizendo como ele estava labutando até que Cristo fosse formado neles .

Paulo disse que eles foram chamados à liberdade  e que por isso  eles devem servir uns aos outros em amor, em vez de exibir obras da carne em crueldade . Ele então avisa para não morder e nem devorar um ao outro, para  não  destruir uns aos outros , para se andar pelo Espírito e não vão ceder à concupiscência da carne . A " concupiscência da carne " é a tendência a operar no natural. Mas se eles foram guiados pelo Espírito , sua obediência não seria de acordo com a lei , uma vez que a obediência a um mandamento de Jesus - amar - estava de acordo com a liberdade como guiados pelo Espírito .  Como Paulo disse em Romanos 8:02 , "Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus , te livrou da lei do pecado e da morte . " (NVI) .

Paulo passou a dizer o Gálatas como obras da carne se manifestavam. Ele estava essencialmente dizendo: " Olha, se você acha que pode andar pela sua carne , e isso não é grande coisa se ​​você amar o seu próximo ou não, deixe-me dizer de outras maneiras em que a carne se manifesta . " ... Fornicação , impureza, lascívia , idolatria, feitiçarias , inimizades , porfias , ciúmes , iras , as facções , as divisões , heresias, invejas , bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas ... os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus '. "  Paulo estava expondo a carne como ela  é . Ele não estava listando um monte de " pobres serás ", como a lei faz. Ao contrário, ele estava explicando que a prática de tais coisas é a evidência de carne não regenerada . E esta carne não regenerado é a razão pela qual eles não herdarão o reino de Deus.
 

As obras da carne (Gl 5.19-21) incluem:
(1) "Prostituição" (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas (adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, etc). Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).
(2) "Impureza" (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração; inclui vida devassa e atos impuros (Ef 5.3; Cl 3.5).
(3) "Lascívia" (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21).
(4) "Idolatria" (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5). O que dizer dos fãs evangélicos de hoje? O padrão é o mesmo.
(5) "Feitiçarias" (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
(6) "Inimizades" (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas.
(7) "Porfias" (gr. eris), i.e., brigas, oposição, contendas, disputa, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).
(8) "Emulações"; “ciúmes” (gr. zelos), i.e., ressentimento, fúria de indignação, rivalidade, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
(9) "Iras" (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
(10) "Pelejas"; “discórdias” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder; um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia (2Co 12.20; Fp 1.16,17). Latim: “rixa”.

Antes do NT, esta palavra é encontrada somente em Aristóteles, onde denota um perseguição egoísta do ofício político através de meios injustos.
(11) "Dissensões" (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos, de divisão, na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
(12) "Heresias"; “facções” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19). Latim: “sectae”.
(13) "Invejas" (alguns trazem depois da inveja também homicídios) (gr. phthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. O motivo é só de inveja e para se obter o desejado pode-se até matar.
(14) "Bebedices" (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. Intoxicação, embriaguez.
(15) "Glutonarias" (gr. Komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. Bíblia On-line: “procissão noturna e luxuriosa de pessoas bêbadas e galhofeiras que após um jantar desfilavam pelas ruas com tochas e músicas em honra a Baco ou algum outro deus, e cantavam e tocavam diante das casas de amigos e amigas; por isso usado geralmente para festas e reuniões para beber que se prolonga até tarde e que favorece a folia”.

As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21).
NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.

Embora Paulo afirme que é impossível herdar o reino de Deus mediante a prática das obras da lei (2.16; 5.4), ensina também que a pessoa pode excluir-se do reino de Deus envolvendo-se com práticas pecaminosas (1Co 6.9; cf. Mt 25.41-46; Ef 5.7-11).
O FRUTO DO ESPÍRITO

Fruto do Espírito

Em sua carta aos Gálatas , Paulo disse: " Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade , benignidade, bondade , fidelidade, mansidão, domínio próprio ; contra estas coisas não há lei . [Grego : regulação ]"  ( Gálatas 5:22-23 ) . Se somos de Cristo, crucificamos a carne, e tudo que ela representa. Então, se nós vivemos pelo Espírito , andamos pelo Espírito e permitimos que Seu fruto se manifeste em nossas vidas.

A ênfase no quinto e sexto capítulos de Gálatas é sobre as relações que temos com o outro. Isso também pode ser visto em Romanos 13:8-10 , onde Paulo disse: " A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor recíproco , pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Para os mandamentos :" Não cometerás adultério ", ' não matarás ', ' não furtarás "," não dirás falso testemunho "," não cobiçarás ", e se há algum outro mandamento, tudo resumido nesta palavra , a saber ,' Amarás o teu próximo como a ti mesmo . ' O amor não faz mal ao próximo , por isso o amor é o cumprimento da lei. " (NVI) .

A conhecida passagem sobre semear e colher também é sobre andar no amor. Mas não devemos ser enganados - Deus não vai deixar-se zombar. Nós acabaremos por colher tudo o que plantamos. Se semearmos na nossa própria carne , colheremos corrupção [ grego: decadência , ruína ]  mas se semearmos para o Espírito, colheremos a vida eterna . Um homem que semeia na "sua" carne é egoísta, mas um homem que semeia no Espírito é "benevolente" e mortificou a carne. " E não nos cansemos de fazer o bem , porque a seu tempo ceifaremos , se não houvermos desfalecido Então , enquanto temos oportunidade , façamos o que é bom para com todos os homens e, especialmente, para com os que são  da família da fé . " (Gálatas 6:9-10 ) .

O mandamento " amar ao seu próximo " de Jesus não é uma mera sugestão. De acordo com a língua grega, " mandamento " é uma " prescrição de autoridade. "  Esta receita exige que o poder do Espírito Santo reine em nós, porque a carne é fraca , o que torna impossível  amar como Jesus ensinou . Mas se um crente anda sinceramente pelo Espírito , mantendo uma estreita relação íntima com Jesus , o amor vai se manifestar em sua vida.

As conseqüências são terríveis se não formos capazes de amar como Jesus nos pede para amar. Sejamos como as ovelhas em Sua parábola sobre a separação de ovelhas dos bodes . Todas as nações serão levadas diante do Senhor , com as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda . As ovelhas são os justos aos quais é dito para vir e herdar o reino preparado para eles . Representado como o rei da parábola, Jesus diz a ovelha como Ele estava com fome e com sede, e eles forneceram comida e bebida. Ele era um "estranho " e as ovelhas lhe deram alojamento; Ele estava nu , e vestiram -Lhe , Ele estava doente e na prisão, e eles ministravam as suas necessidades.  Quando eles perguntaram ao rei como tinham feito todas estas coisas para Ele , Ele disse: "Em verdade vos digo que, na medida em que você fez isso para o menor [ na estimativa dos homens ] destes Meus irmãos, vocês fez isso por mim . " (Mateus 25:40 b) . Aos bodes , por outro lado, foi dito : " Vão embora de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos ! " (Mateus 25:41 b Amplo) . Eles não tinham dado a comida nem bebida ao Rei, não haviam dado alojamento para ele, não o vestiram e nem foram visitá-lo.Quando perguntaram o que Ele queria dizer, Ele respondeu: " Solenemente eu vos declaro , na medida em que você não conseguiu fazê-lo para o menor[ na estimativa dos homens ] destes, você deixou de fazer isso por mim. " (Mateus 25:45 b ) .

As últimas palavras de Jesus devem levar-nos a examinar nossas vidas para ver como temos tratado " o menor ": " E estes [ bodes ] irão para o castigo eterno , mas os justos para a vida eterna . " ( Mateus 25:46 ) . O mandamento maior é o amor, e para que possamos ter o “fruto do Espirito” devemos aprender a amar, incondicionalmente, sem reservas. Somente quem ama é capaz de alimentar o faminto sem questionar, é capaz de alojar o estranho, é capaz de vestir o nú ou visitar o doente sem esperar nada em troca. Em nosso meio ( entre os Evangélicos ) poucos são capazes disso atualmente. Buscam honra para si mesmos, glória para seus ministérios, ou até mesmo a realização de sinais e prodígios como se isso bastasse para a salvação. Se esquecem, porém, que o maior sinal, o maior prodígio que poderiam fazer é “amar ao próximo como a si mesmo”.


O fruto do Espírito inclui:
(1) “Amor”; "Caridade" (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
(2) "Gozo"; “Alegria” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; Fp 1.14).
(3) “Paz" (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
(4) “Longanimidade" (gr. makrothumia) i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
(5) "Benignidade" (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; CL 3.12; 1Pe 2.3).
(6) "Bondade" (gr. agathosune) i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) "Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
(8) “Mansidão" (gr. prautes) i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) "Temperança"; “Domínio Próprio” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; 

Cultive o fruto do Espírito, alimente-o e vc vencerá as obras da carne. O principal alimento do fruto do Espírito é a Palavra de Deus. Leia e medite Nela diariamente e prosperarás.

Ap Ailton Guimarães

Um comentário:

  1. eu quero aprender muito sobre as obras da carne e frutos do espíritos o que quer dizer estas palavras nestes dias? vi

    ResponderExcluir