Music Center

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Humildade ou Soberba?



Humildade ou Soberba?


A palavra humildade significa uma falta de falso orgulho . Outra definição é a modesta opinião ou estimativa da própria importância ou classificação.

É bem verdade que um indivíduo ilustre que serve ao Senhor é melhor do que uma pessoa do meio rural, humilde,  que está negligenciando sua alma. Quando as pessoas se conhecem bem  eles examinam cuidadosamente as suas vidas . Eles não querem  os elogios dos homens, mas a satisfação de viver suas vidas de forma agradável ​​ao Senhor.

Lemos em I Coríntios 1:31 , " ... como está escrito: " Aquele que se gloria , que se glorie no Senhor . "

Pessoas que se gloriam de serem exímios conhecedores da Bíblia, dos dogmas e das “doutrinas dos Apostolos”, no final das contas se tornam apenas sacos cheios de vento, pois o orgulho advindo de tal conhecimento levam essas pessoas a serem tudo, menos humildes. Acham que somente o conhecimento é suficiente para levá-los à Salvação.

Todos nós já vimos pessoas que se tornaram conhecedores e logo em seguida, também se tornoram orgulhosos. Mesmo se uma pessoa tem conhecimento sobre coisas diferentes , ele também deve perceber que há muito ainda que ele não sabe . As pessoas precisam entender , quanto mais eles sabem  mais severo será o julgamento que irão receber. Conhecimento teológico ou secular sem vida com Deus não vale nada!

O que vemos atualmente na grande maioria das igrejas não é mais um culto a Deus, mas o culto ao eu, no qual cada um se considera cada vez mais importante. Satanás abandonou a Palavra de Deus por seu orgulho sem limites – e caiu. Igualmente cristãos que não mais são dirigidos pela Palavra de Deus e pelo Seu Espírito Santo se tornam vítimas do orgulho. Tornam-se ambiciosos e se acham cada vez mais importantes – e a causa de Jesus é empurrada para segundo plano.

Ninguém é digno do enorme sacrifício que Jesus Cristo fez por nós. Se estamos onde estamos hoje não é porque merecemos! Se você é um líder hoje não é porque você merece; se você é um levita reconhecido hoje não é porque você conquistou isso, por seus talentos ou por merecimento; se você é “alguém” hoje tudo isso se deve a cruz de Cristo. O orgulho é proveniente de um evangelho sem a cruz de Cristo. Um Evangelho que é cada vez mais pregado hoje em dia onde “você não precisa mais sofrer, não precisa ser perseguido, não precisa ficar enfermo, não precisa ser pobre, não precisa isso... não precisa aquilo...”.

Escute, Evangelho sem a Cruz não é Evangelho! A Graça é de graça, mas, a glória tem preço, e não há  ressalvas, nenhuma exceção  para que se faça caminho de forma oposta ao que está escrito e fundamentado, e é esta cruz que exige a negação do ego para que em Jesus Cristo se cumpra tudo o que é requerido de todos os Seus seguidores, e de forma espontânea, não imposta,  deve nortear os propósitos assumidos devendo ser realizados com esmero e satisfação, não relutando,  não murmurando, pelo contrário,  fazendo de todo o coração, humilde e quebrantado exclusivamente para o Senhor e não para homens.

A soberba precede a queda


O que levou o diabo a cair foi a sua soberba, o seu orgulho.  Ele era tão orgulho de si mesmo, de sua formosura, de seu conhecimento e de seu poder que intentou estar acima de seu criador. Quantos pensamentos do tipo: “ Eu sei mais do que ele porque deveria dar ouvidos ao que ele diz?”, “Sou formado em Teologia, eu sei o que estou dizendo”, e, pasmem, “Tenho autoridade porque oro mais do que todos aqui”, são pensamentos e frases comuns no seio da igreja atualmente! Pensamentos como os do diabo antecedendo a sua queda.

A soberba não vem somente do dinheiro como alguns dizem. O  fato de orar muito, ler muito a Bíblia ou outros livros, cantar bem, pregar bem ou realizar qualquer tarefa um pouco melhor do que outros, ou apenas no limite de sua obrigação cristã torna certas pessoas escravas da soberba. E o pior, ainda acham que são humildes e estão “fazendo a obra”. Se tornaram fariseus hipócritas:

"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'."Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'. "Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Lucas 18. 10-14

Muitos são os chamados e poucos são os escolhidos. Muitos pensam que estão “fazendo a obra”, mas não passam de marionetes nas mãos do diabo.

É hora de reavaliarmos nossas prioridades, nossos princípios e fazermos a nós mesmos a seguinte pergunta: “Será que minha pretensa humildade não é fruto de uma soberba escondida debaixo de ações que não são mais do obrigações cristãs?”. Precisamos abandonar o orgulho e a soberba antes que nos conduzam à queda. E antes que você me critique ou diga “mas eu sou humilde”, reflita:

Indícios de que o orgulho é o principal motivo

·         Você que é músico ou cantor, fica chateado ou triste quando não tem oportunidade em algum culto ?

·         Você fica sempre buscando oportunidade para demonstrar o seu conhecimento bíblico ?

·         Quando você ora ou jejua faz questão que outros saibam?

·         Quando você prega procura demonstrar todo o seu conhecimento bíblico ou extra bíblico?

Esses são apenas alguns indícios de que o que motiva você no ministério é o orgulho. Cada uma dessas perguntas deve ser respondida o mais honestamente possível. Não adianta se enganar, Deus conhece o coração. Caso alguma dessas perguntas leve você a meditar na resposta ou faça você duvidar então é hora de buscar a Deus. Não permita que a soberba e o orgulho afastem você da salvação. Muitas vezes somos orgulhosos e nem percebemos. Somente a sinceridade e o Espírito Santo podem nos mostrar nossas verdadeiras intenções e nos conduzir a um relacionamento mais humilde com nosso Salvador.

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2.8

Ap Ailton Guimarães

Um comentário: