Music Center

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Relacionamento Com Deus Pela Comunhão



RELACIONAMENTO COM DEUS PELA COMUNHÃO
Versículo para decorar
“Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo” (1 João 1.3)

Desde o momento em você abriu o coração e convidou Jesus a ser o seu Senhor, começou um relacionamento significativo com Ele, com Deus e o Espírito Santo.
Comunhão quer dizer “ter coisas em comum”. É um nível de relacionamento que faz bem ao coração e nos completa.
Deus nos fez para ter comunhão de amor conosco. O pecado quebrou essa comunhão, mas Jesus veio restaurá-la.
O primeiro motivo que levou o apóstolo João a escrever sua Primeira Carta, foi a comunhão.

COMO JOÃO VÊ A COMUNHÃO COM O PAI E SEU FILHO JESUS CRISTO
É um lugar de Conhecimento de Jesus Cristo
“E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo” (1 João 4.14).

Quanto mais você comunga com Deus, tanto mais conhece a Jesus Cristo. Como o alvo de Deus é que sejamos parecidos com Ele, para que isso aconteça na sua experiência, o caminho é conhecê-lo mais e mais.
A comunhão é um Lugar de Permanência em Deus

“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus” (1João 4.15).

Do ponto de vista de Deus, você está em Cristo. Do seu ponto de vista, você precisa provar essa experiência de viver nEle. Isso significa uma ligação constante com Ele, e estar continuamente consciente de Sua presença em você.
A Comunhão é um Lugar de Amor

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele” (1 João 4.16).

A essência de Deus é o amor. A essência do amor é a comunhão. A essência da comunhão é a doação. A essência da doação é a entrega de si mesmo ao ser amado. E é essa entrega que permite o desfrutar da felicidade plena da comunhão. Este é o seu chamado: provar a essência do próprio Deus.

A comunhão é um Lugar de Semelhança
“Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo” (1 João 4.17).

A convivência sempre gera semelhança. Quando duas pessoas desenvolvem entre si uma profunda comunhão, terminam se parecendo. O mesmo ocorre em relação a Deus. Quanto mais profunda for nossa comunhão com Jesus, tanto mais parecidos com ele nos tornaremos. Vamos amar o que e Ele ama; aborrecer o que Ele aborrece; saberemos do que Ele gosta e do que Ele não gosta. Será mais fácil agradá-lO.
A Comunhão é um Lugar de Alegria Completa

“Estas coisas, pois, vos escrevemos para que nossa alegria seja completa” (1 João 1.14).

João está falando de comunhão. Ela traz a verdadeira alegria. Deus nos criou para Si mesmo. Nossa origem e nosso destino estão nEle. Logo, só há um caminho de encontrar a razão da vida e alcançar a verdadeira alegria: nEle. Todos os prazeres do mundo são passageiros e superficiais. Mas a comunhão com Deus gera um prazer indescritível.

A COMUNHÃO É UM LUGAR DE LUZ

“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma (1 João 1.5)

“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” (1 João 1.6).

  Comungar com Deus, é andar na luz. É manter um relacionamento de transparência. Nada está oculto aos Seus olhos, é verdade. Mas na comunhão não tentaremos nos esconder. Deixaremos que a luz de Sua presença penetre o mais profundo do nosso ser e remova toda treva.
A luz fala da perfeição do caráter de Deus. Trevas falam do mal, do pecado, da mancha moral. Deus é luz. Relacionar-se com Deus, é ter comunhão com a luz, é andar em santidade de vida. 
A Comunhão é um Lugar de Purificação dos Pecados “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, no purifica de todo pecado” (1 João 1.7).

O reino de Satanás é um reino de ódio, disputa e competição. Um reino de trevas e confusão. Nascemos nele. Jesus, porém, derramou Seu sangue, deu Sua vida para nos arrancar de lá e transportar-nos para Seu reino de luz e paz. Por esta razão, ter comunhão uns com os outros e os pecados purificados pelo sangue de Jesus, são experiências que andam de mãos dadas. Na comunhão com Deus e com os irmãos, o sangue de Cristo mostra sua eficácia em nossa vida.

A COMUNHÃO É UM CAMINHO DE MÃO DUPLA


            Para que qualquer relacionamento se desenvolva, duas coisas são indispensáveis: tempo e comunhão. Porém, é necessário entender que a comunhão é um caminho de mão dupla. Envolve falar e ouvir. Nesta semana meditaremos sobre ouvir a Deus. Você precisa aprender a ouvir Sua voz, pois agora seu relacionamento é de Pai e filho, e ele quer estabelecer com você uma profunda comunhão.
O Lugar de Escuta
      Para que você agrade a Deus e saiba o caminho por onde deve andar, precisa ouvi-lo. Para escutá-lo de modo claro, é necessário desenvolver uma disciplina de encontro com Ele. Jesus disse: “Entra no teu quarto, fecha a tua porta”. Esse quarto, ou lugar de escuta, é mais um estado interior, do que um lugar físico. É abrir o coração para Deus e permitir que Ele fale.
            É ter a atitude do profeta Habacuque, ao dizer:
            “Vou subir à minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa. E o Deus Eterno disse: ‘Escreve em tábuas a visão que você vai ter” (Hebreus 2.1,2 – Linguagem de Hoje).

DEUS NÃO DEIXA DE FALAR
            Deus sempre está falando, a questão é: você O está ouvindo? Preste atenção! Jesus disse: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4.23).
      Você não tem que procurar a Deus. É Ele quem está procurando você. Basta parar e dar uma chance a você mesmo de ouvir a Sua voz. Ele está buscando desenvolver seus ouvidos espirituais.
            Quanto mais você se encontra com Deus no seu lugar de escuta, mais familiar se tornará a Sua voz. Assim como você consegue identificar a voz de um amigo que está falando do outro lado da linha telefônica, a convivência com Deus lhe dará essa habilidade.

ONDE DEUS FALA COM VOCÊ
      O homem é composto de: espírito, alma e corpo. Somos, portanto, um espírito, possuímos uma alma e habitamos num corpo.
            O espírito é a parte que se relaciona com Deus. Tem consciência de Deus. É composto de:
Comunhão – que possibilita nosso relacionamento com Deus, ouvir Sua voz
Intuição – que possibilita receber direção de Deus para o que devemos fazer.
Consciência – que possibilita o conhecimento do bem e do mal.
A alma tem consciência da personalidade. É composta de:
Mente – A sede dos nossos pensamentos.
Emoções – A sede dos nossos sentimentos.
Vontade – A sede das nossas decisões.
            O corpo tem consciência do reino material. É dirigido pelos sentidos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.
            Por causa do pecado, o espírito está morto, sem condições de ter comunhão com Deus e ouvir Sua voz. Consequentemente, não pode ser dirigido por Deus. Sua consciência de pecado está cauterizada. Vive no mais terrível pecado, distante de Deus, e não se incomoda .
            Quando, porém, o pecador se converte a Cristo, o espírito revive. A comunhão, intuição e a consciência são restauradas.
            É exatamente aí, nesse espírito que nasceu de novo, que reviveu, o lugar onde Deus vai falar com você. É ali que o Espírito Santo passa a morar, e Ele é a voz de Deus dentro do nosso espírito. É por isso que João declara:
            “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito” (1 João 4.13).
    “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20.27).

COMO O ESPÍRITO SANTO FALA COM VOCÊ

     Há muitos modos através dos quais podemos ouvir a voz de Deus em nosso coração:
Pelo Testemunho Interior Paulo declara:
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16).
Esse testemunho interior é um conhecimento, uma impressão forte, uma convicção. Você não sabe   como sabe, mas sabe que sabe. Essa é uma linguagem do Espírito Santo para comunicar ao filho de Deus o que está no Seu coração de Pai.
Pela Voz Mansa e Suave
O Espírito pode falar espontaneamente em seu coração através de palavras gentis, pensamentos, idéias...
Ele pode falar sobre Jesus, sobre o Pai, sobre outros ou sobre você mesmo.
Você pode ouvi-lo dizendo: “E amo você”, e sentir o coração sendo invadido pelo Seu amor. Pode ouvi-lo: “Não se turbe o seu coração”, e imediatamente ser invadido pela sua paz. Ou você pode ouvi-lo falando: “Liga para o Paulo e ora por ele”. Você obedece e descobre que o Paulo está passando por um período difícil, e precisa de sua ajuda. Ele pode falar: “Visita o Pedro e fala do meu amor”. Você vai lá e ele entrega o coração a Jesus. Às vezes, Ele pode colocar um versículo no seu coração e é exatamente a mensagem de que você precisa naquele momento.
Ouça o Espírito
            Ouvir o Espírito exige uma maneira nova e mais profunda de ouvir. Você está habituado a consultar seus próprios pensamentos. Suas conclusões eram fruto de seu raciocínio. Para tento você dependia das informações dos seus próprios sentidos: o que você ouvia, via, tocava...
            Os pensamentos do Espírito Santo, porém, não nascem em seus pensamentos. Eles vêm de Deus e são comunicados ao seu coração.
            Não quer dizer que agora você não tem mais mente. Deus quer que sua mente seja renovada e restaurada para estar em linha com o Seu Espírito. Mesmo assim, para ouvir a Deus é preciso aquietar os pensamentos. A voz do Espírito é ouvida quando nos aquietamos em sua presença.

Dicas Práticas Para Distinguir o Toque do Espírito dos Seus Próprios Pensamentos:
Seus pensamentos alimentam-se de informações externas. A voz do Espírito vem de Deus, por isso às vezes ela pode trazer idéias, instruções, pensamentos incomuns, nos quais você jamais teria pensado;
O que vem da sua mente é planejado. O que vem do Espírito é espontâneo;
Seus pensamentos vêm da cabeça, da mente. Os do Espírito vêm do coração;
Seus pensamentos podem trazer questionamentos. O que vem do Espírito é acompanhado de paz e poder espiritual. 
Pela Palavra de Deus
Deus falará com você através da Sua Palavra. A Bíblia é a voz de Deus falando ao seu coração. Ela foi escrita por inspiração do Espírito Santo.
Toda Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3.16a).
“Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.21).

TRÊS PASSO PARA OUVIR A DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA
            Vamos tomar um exemplo de como podemos receber uma comunicação de Deus através de Sua Palavra. Tomemos um texto bíblico como exemplo. Jesus falou:
            “Tenho compaixão dessa gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer.
            Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe” (Marcos 8.2,3).
O que Deus diz sobre Si mesmo?
Através destes versículos Deus pode revelar-lhe como Ele é compassivo, e se importa com suas necessidades.
O que Deus diz sobre a vida cristã?
A partir desses versículos você pode ouvir a Deus ensinando-o a ser compassivo e a se importar com as outras pessoas que o cercam.
O que Deus deseja que eu faça?
Novamente, a partir do mesmo texto bíblico, você pode ouvir Deus falando para você ser compassivo para com um pobre ou vizinho, e compartilhar com ele sua comida.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela, Ele se revelou e falou sobre o nosso relacionamento com Ele. É através dela que você vai saber quem Deus é e, como Ele é. Quanto mais você conhecer a Bíblia, mais condições terá de ouvir Deus falando com você através de promessas, mandamentos, princípios e histórias escritos nela.

OUTROS MODOS DE DEUS FALAR
            Apesar de Deus falar principalmente através:
            Do Espírito Santo em seu homem interior, isto é, no seu coração e da Bíblia.
            Ele pode falar também através:
            Das circunstâncias;
            De outras pessoas;
            Da pregação do pastor;
            Da adoração;
            Ou até mesmo de sonhos e visões.
Ouça em silêncio
            Uma boa disciplina em ouvir a Deus é escutá-lo em silêncio. Pare de falar para ouvir. Feche os olhos, cale-se e concentre-se nEle com disposição para ouvir e obedecer.
Confirme a Voz de Deus
            À medida que você se relaciona com Deus, aprenderá a reconhecer Sua voz. Como você está começando, é aconselhável que você compartilhe com um cristão mais amadurecido, ou mesmo seu líder de célula ou consolidador, o que você julga ser uma palavra do Senhor. Tudo quanto Deus fala está de acordo com Sua Palavra.
Não Desanime
            Pode acontecer no início, de você sentir que não está ouvindo a Deus. Não se desespere, nem desanime. Continue gastando tempo com Ele e inclinando seus ouvidos espirituais. À medida que você cresce aprenderá a discernir Sua voz cada vez mais facilmente. Não se esqueça: Deus está sempre falando! Você aprenderá a ouvi-lo.

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário