Music Center

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ensino Bíblico Sobre as Funções de Liderança Cristã

Ensinamentos da Bíblia sobre as funções de Liderança Cristã

Pastor de ovelhas


O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã fornece uma visão crítica em ser bem sucedido. Eles se dividem em três áreas gerais: a pessoa, as suas capacidades de ação, e suas habilidades em lidar com pessoas.

Dito de outra forma, se você quer dominar as funções de liderança cristã, você precisa ter certas qualidades e características, você precisa aprender e possuir um conjunto de habilidades específicas, e você deve ser capaz de lidar eficazmente com as pessoas. Deixe-me falar um pouco sobre cada área.

Personagem do Líder

A Bíblia ensina sobre as funções de liderança cristã revela que valores de caráter e de núcleo são cruciais. Paulo disse que os líderes cristãos são funcionários e administradores dos mistérios de Deus, e que, "é necessário que o mordomo seja encontrado fiel" (1 Coríntios 4: 2).

Em outro lugar, Paulo escreveu: "E as coisas que você já ouviu falar de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar a outros" (2 Timóteo 2: 2; cf. 1 Tessalonicenses 2: 5, 6).

Os detratores políticos e acusadores de Daniel concluíram, "eles não poderiam encontrar nenhum fundamento de acusação ou de corrupção, na medida em que Daniel era fiel, e nenhuma negligência ou corrupção poderia ser encontrada nele" (Daniel 6: 4).

O coração das funções de liderança cristã deve ser integridade e honestidade. O líder deve ser genuinamente comprometido com as metas e os valores do grupo que lidera. O grupo também deve reconhecer as qualidades de seu líder.

Para a liderança cristã, então, o líder deve ser dedicado aos valores e propósitos de Jesus Cristo - e da organização a que serve. Na verdade, a liderança cristã deve ser mais do que um papel que é imposto ou desejado, mas ser uma realidade que se vive.

O líder veio para servir


Lapsos de Moralidade

Lapsos na moralidade ocorrem na liderança cristã. Enquanto escrevo este artigo, lembro de diversos casos de imoralidade e desonestidade de líderes cristãos. Lembro-me do pastor que me discipulou dizendo que a estrada do serviço cristão está cheia de líderes cristãos caídos. Ele estava certo. É por isso que a integridade é uma das funções mais importantes da liderança cristã.

Outros assassinos de caráter são coisas como a ganância, orgulho, preguiça, e o descaso para nutrir a vida espiritual através da oração e do estudo da Bíblia (cf. 1 Timóteo 4: 6, 12-16).

No entanto, uma vez que Cristo é cheio de graça, também há perdão e restauração para a liderança cristã que tem caído em tempos difíceis. Mas o estrago está feito.

Finalmente, em relação às funções de liderança cristã, os líderes devem ser solucionadores de problemas, originais, terem a capacidade de agir por sua própria iniciativa, serem confiantes, e de bom testemunho. Eles devem ser capazes de tomar decisões, serem flexíveis, e terem uma pele dura, quando confrontados com inevitáveis críticas.

Habilidades de Ação do Líder


O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã sublinha a capacidade do líder para atingir metas. Os líderes devem ser percebidos pelo grupo como sendo eficazes.

As habilidades necessárias de um líder incluem a capacidade de definir metas, gerir bem o tempo, resolver problemas, organizar o trabalho, selecionar e desenvolver os trabalhadores, desenvolver uma equipe, criar e manter um orçamento, e avaliar o progresso.

Em outras palavras, as funções de liderança cristã incluem a capacidade de organizar criativamente dinheiro, material, máquinas e equipamentos, métodos e pessoas para atingir metas claras. Os líderes devem saber como planejar, organizar, dirigir e controlar a atividade, e coordenar os esforços.

Como você pode ver facilmente, os líderes cristãos precisa ter uma boa dose de conhecimento de negócios, discernimento e sabedoria. Sabedoria é o líder descobrir em que áreas ele é fraco, e buscar aperfeiçoamento quando necessário.

Em suma, esta fase de funções de liderança cristã requer a capacidade de definir um caminho claro, manter o foco, manter o controle dos detalhes, e obter resultados. Mas há um equilíbrio.



Manter o equilíbrio

As habilidades de liderança são algo dado como um presente espiritual de Deus (Romanos 12: 8). No entanto, eles também são habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa em algum grau.

O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã nos instrui sobre o equilíbrio entre a obra de Deus e nosso trabalho. O líder deve ser sensível à liderança e vontade de Deus, mas também a trabalhar duro.

Paulo escreveu sobre esse equilíbrio delicado: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento" (1 Coríntios 3: 6; cf. Filipenses 2:12, 13).

Às vezes, a liderança cristã comete erros, e interpreta mal a direção de Deus. Quando isso acontece, podemos confiar que os nossos fracassos não podem mudar o plano de Deus para as nossas vidas, e que podemos aprender com nossos erros (Romanos 8:28; Efésios 1:11). Os erros são coisas para se aprender. Não tenha medo de arriscar.

O líder cristão lidando com pessoas

O ensino bíblico sobre as funções de liderança cristã sublinha a necessidade de habilidades para lidar com pessoas. Muito, se não a maioria, dos problemas que o líder cristão enfrenta diariamente são problemas de pessoas - os relacionamentos. Incompreensão, falta de motivação, falta de comunicação, reclamações, e conflitos interpessoais são comuns.

Consequentemente, a liderança cristã deve ser paciente e inspiradora, ser leal ao seu povo e amar, cuidar de suas necessidades, serem justos e coerentes em seu tratamento com os cristãos, e fornecer meios para a oportunidade, o avanço, recompensas e desenvolvimento pessoal. Ao mesmo tempo, os cristãos devem saber claramente o que se espera deles, e o líder deve mantê-los focados.

Em sua instrução a Timóteo, Paulo exorta: "Servo do Senhor não convém contender, mas ser gentil com todos, apto para ensinar, paciente quando errado, corrigindo com mansidão os que estão em oposição" (2 Timóteo 2:24, 25a ).

Nas funções de liderança cristã, o líder deve estabelecer o ambiente de trabalho com confiança, justiça e, como Paul acrescentou: "Toda a amargura, indignação e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. E sejam gentis uns com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou "(Efésios 4:31, 32).

Vemos, então, que o ensino da Bíblia sobre as funções de liderança cristã significa que os líderes devem ser eficazes em interagir com os membros do grupo.

Finalmente, a liderança cristã anda nessa linha tênue entre efetivamente alcançar a tarefa, mas também respeitar e cuidar das pessoas - e pessoas, além de Deus, são o maior trunfo do líder cristão.

Que Deus continue a te abençoar ricamente na maior causa do universo – Ganhar almas e guia-las até Cristo! Continue seu estudo e trabalho para o nosso Salvador.


Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário