Music Center

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tomando Decisões



Tomando Decisões



Enfrentamos decisões todos os dias. Como podemos determinar as melhores escolhas a fazer, especialmente nas grandes decisões e o que aparentemente não têm nenhuma resposta clara?
 
É interessante considerar a decisão de Abrão (mais tarde chamado de Abraão) e feita em uma situação de conflito e os resultados de tal decisão. A história é contada em Gênesis 13:5-15 :
5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.

6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.

7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.

8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.

10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.

11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.

12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;

15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

É interessante notar que Deus abençoou a generosa decisão de Abrão para a paz. Ló , por outro lado , não viu o perigo espiritual que ele estava colocando sua família  escolhendo a área fértil, mas corrupta de Sodoma.


O que a Bíblia diz sobre a tomada de decisões ?

A Bíblia foi especialmente concebida para nos ajudar a tomar a decisão mais importante , a decisão de se arrepender , mudar e seguir a Jesus Cristo para o resto de nossas vidas ( Atos 2:38 , 1 João 2:6). Deus nos diz para colocá-Lo em primeiro lugar, a obedecê-lo e, assim, escolher a vida eterna e bênçãos (Mateus 6:33 , Deuteronômio 30:19-20 ) .

Todas as outras decisões na vida devem contribuir para alcançarmos esta decisão final e este objetivo. Devemos evitar decisões que nos impeçam de colocar Deus em primeiro lugar e a sua justiça em nossa vida.

Mas nem toda decisão é uma escolha entre o bem e o mal. Muitas de nossas decisões diárias têm várias opções aceitáveis. Algumas das nossas maiores decisões também têm uma variedade de opções possíveis , como o que carreira seguir , com quem se casar e onde viver. Felizmente, a Bíblia também nos dá princípios que podem nos ajudar a identificar e escolher as melhores opções . Vamos explorar a sabedoria bíblica para encontrar algumas dessas chaves.

Qual é o ponto de partida para encontrar a sabedoria?

    
Provérbios 1:7

    
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento , mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.

    
Provérbios 2:2-6

2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento;

3 sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz;

4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos;

5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;


    
Provérbios 3:5-6
    Confie no Senhor de todo o teu coração, e não incline-se sobre seu próprio entendimento; em todos os teus caminhos reconheça-o , e Ele endireitará as tuas veredas .

Quando entendemos o quão grande é Deus e vemos como somos pequenos , nós vamos crescer em uma reverência e temor de Deus adequada. Isso nos leva a pedir a Sua orientação e estudar sua Bíblia a crescer não só em conhecimento, mas na compreensão dos princípios por trás desses fatos. Meditando sobre e como aplicar esse conhecimento bíblico e buscando compreensão com o Espírito de Deus somos levados a uma piedosa sabedoria.

Por isso, devemos buscar a sabedoria temendo a Deus , rogar por Sua ajuda e estudar Sua Bíblia para encontrar princípios que se aplicam às decisões que enfrentamos.


De que outra forma é que a Bíblia nos diz para buscar a sabedoria ?

    
Provérbios 11:14
    Onde não há conselho, o povo cai , mas na multidão de conselheiros há segurança .

Especialistas confiáveis ​​e pessoas sábias podem ser uma boa fonte de conselhos . Outras pessoas podem ver o nosso problema de um ângulo diferente do que nós , permitindo-lhes oferecer possíveis soluções que podemos não ver.

Como devemos abordar a definição e compreensão do problema , a decisão que enfrentamos ?

    
Provérbios 22:3
    Um homem prudente vê o mal e esconde-se , mas os simples passam adiante e sofrem a pena .

    
Provérbios 18:13
    Ele, que responde a uma assunto antes de ouvi -lo, é loucura e vergonha para ele.

    
João 7:24
    "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai com julgamento justo".

Uma pessoa sábia cuidadosamente olha para frente até o fim, tentando prever as prováveis ​​consequências de longo prazo , antes de tomar uma decisão de seguir em frente .

Por uma decisão importante , devemos investir o tempo para obter os fatos , para examinar a situação mais do que superficialmente e  definir claramente o problema. Quando somos capazes de indicar com precisão o problema ou oportunidade , vamos ser capazes de ver a forma da solução ideal com mais clareza.

Mas determinar como chegar a essa solução ideal ainda pode ser um desafio. Devemos estar atentos para as opções possíveis e incluir os conselhos dos conselheiros que estamos consultando.

Então, nós terminamos esta fase da tomada de decisão com um problema claro e uma lista de soluções possíveis para escolher.

Como devemos fazer a nossa decisão?


    
Deuteronômio 30:19
    "Eu chamo o céu ea terra como testemunhas contra vós hoje , para que eu pus diante de ti a vida e a morte , a bênção e a maldição ; escolhe, pois a vida , para que você e seus descendentes possam viver ... "

    
Lucas 14:28-30
    " Pois qual de vós , querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas , para ver se tem o suficiente para terminá-lo - para que, depois de ter posto os alicerces, e não a podendo acabar , todos os que possam vê-lo comecem a zombar dele , dizendo: ' Este homem começou a construir e não pôde acabar . ' "

Se uma possível solução requer desobedecer um princípio bíblico , você deve excluir essa opção de sua lista. Em seguida, compare as opções restantes com os princípios bíblicos, sábios conselhos dos outros, a probabilidade de sucesso e os efeitos que a sua decisão terá sobre os outros. Pesar cuidadosamente os prós e os contras e " contar o custo . "

Se a decisão ainda não está clara , pode ser necessário repetir algumas das etapas de averiguação ,  e a procura por sabedoria vinda de Deus . No final, se houver duas ou mais opções que parecem igualmente boas, você pode ter que simplesmente decidir e , então, agir sobre a sua decisão. Indecisão e inação por vezes pode ser pior do que uma solução menos -que-perfeito (desde que não viole os princípios bíblicos ) .

Quando nos esforçamos para buscar a sabedoria de Deus e seguir os princípios bíblicos , podemos confiar as nossas decisões e as preocupações que naturalmente as acompanham a Deus ( Provérbios 3:5-6 , Mateus 6:33-34 ), pois sabemos que Ele nos guiará na melhor escolha. 

Ap Ailton Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário