Music Center

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Como Superar a Tentação



Como Superar a Tentação


Contexto e Significado da palavra “Tentação”:

    A mesma palavra grega ( peirasmos ) é usado para ' tentações ' (Mateus 6:13, 1 Coríntios 10:13 , Tg 1:13) e " ensaios " (Tg 1:2,12 , 1 Pedro 1:6).
    Significado da palavra - Para colocar a prova pela experiência do bem ou experiência do mal;para examinar , disciplina , examinar, provar , testar.

    É importante fazer uma distinção entre dois significados dentro desta palavra.

        Por um lado , significa uma tentativa de seduzir alguém para o mal . ( Muitas vezes traduzida como tentações )
     Satanás é a melhor fonte de todos os desejos e ações contrárias a Deus.

     Ele é o tentador. (Mateus 4:3, 1 Tessalonissenses 3:5)

        Por outro lado , indica um teste que visa o bem espiritual. ( Muitas vezes traduzido como ensaios) 

    Este estudo bíblico é a descrição  de ' tentação ' no seu significado negativo.

Finalidade da Tentação:

    Para minar o plano e a vontade de Deus ( Gn 3:4-5 )
    Para desviar o homem do caminho de Deus (João 10:10)

    Tentação em sua essência, é negar a autoridade de Deus e buscar a nossa independência de Deus.

Quais são as formas de tentação ?

    A Tentação começa no coração e na mente , nas nossas mais profundas motivações e desejos. (Tg 1:14-15 )
    1 João 2:16 fala sobre três meios fundamentais de tentação. - " Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. "

        Concupiscência da carne
        Concupiscência dos olhos
        Soberba ( orgulho ) da Vida

    Estes três princípios fundamentais resumem quaisquer tentações que podemos enfrentar em nossas vidas diárias .

    Satanás usou este dispositivos para tentar Adão e Eva no jardim do Éden.

        Concupiscência dos olhos - "Quando a mulher viu que o fruto da árvore era boa para se comer e agradável aos olhos .. " (Gn 3:6)

        Concupiscência da carne - " ... árvore era boa para se comer e agradável aos olhos ."


        Soberba da Vida - " ... e também desejável para adquirir sabedoria (como Deus ) ... " (Gn 3.5-6 )

    Satanás usa os mesmos dispositivos para tentar Jesus no deserto. (Mateus 4:1-11 )

        Concupiscência da carne - " . Se você é o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães " (Mateus 4:3)

        Concupiscência dos olhos - . " O Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo eo seu esplendor " (Mt 4:8)

        Soberba da Vida - " . Tudo isso eu lhe darei , se você se curvar e me adorares " (Mateus 4:9)

A tentação pode ser considerada como pecado?

     Não, Jesus também foi tentado. (Mateus 4:1-11)
 
     Hebreus 4:15 - ". Mas temos um (Jesus) que foi tentado em todos os sentidos, assim como nós porém, sem pecado"
Todo cristão é confrontado com algum tipo de tentação.
 
Por que é tão "fácil" para cair ou ceder à tentação?
Por que vivemos uma luta constante contra o pecado.
Porque há um prazer temporário na mesma.
 
     Hebreus 11:25 - ". Ele (Moisés) escolheu para ser maltratado junto com o povo de Deus ao invés de desfrutar os prazeres do pecado por um curto período de tempo"

     Somos suscetíveis ao pecado por causa da nossa fragilidade, devido à natureza pecaminosa. (Gn 6:5)


Então, como vencer a tentação? Quais são os passos que podemos tomar?
 
Preparação:

     A Bíblia muitas vezes mostra a tentação e a luta contra o pecado como um campo de batalha, você está lutando contra a tentação e se você quiser ter sucesso na batalha, você precisa se preparar bem.
 
    
Pronto para a batalha. (Ef 6:11, 13-17) 6. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;  13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 
Somente nos preparando em Deus através de Sua Armadura ( Ef. 6 ) é que podemos lutar contra o pecado e as tentações.

      Vigiai e orai. (Mc 14:38).  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
A oração nos fortalece espiritualmente e nos dá ânimo para a luta que travamos.
 
     Lembre-se que Jesus usou A Palavra de Deus para atacar e vencer todas as três tentações no deserto. Nós não somos melhores, por isso, devemos gastar tempo na Palavra de Deus. Mergulhar na Palavra de Deus, estudá-la, memorizá-la. Lembre-se, você pode não ter a sua Bíblia com você quando Satanás confronta-lo com algum tipo de tentação!
 Esteja alerta e auto-controlado (1 Pedro 5:8). (Para cada cristão, a tentação pode vir em forma diferente.) 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
 
     Fortes na fé. (1 Pedro 5:8-9) 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

Perseverança e Resistência:
 
     Então, muitas vezes, a batalha continua por muito tempo fazendo com que fiquemos cansados, e nós simplesmente desistimos. Precisamos perseverar, persistir e continuar a resistir à tentação.

Planejamento: (Estratégia )

    
Lembre-se que há sempre uma maneira de vencer a tentação .

    
1 Coríntios 10:13 - "Não veio sobre vós tentação , exceto o que é comum ao homem . E Deus é fiel , ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar . Mas , quando forem tentados , ele também irá fornecer uma maneira de modo que você possa vencê-la . "

    
Há duas estratégias , que eu descobri na Bíblia quando se lida com a tentação. Biblicamente falando é aquilo que o Senhor nos aconselha quando temos que enfrentar o inimigo e suas artimanhas contra nossa vida:


   1º) Resistir :

        
Tiago 4 : 7: "Resisti ao diabo , e ele fugirá de vós . "

       Há momentos em que você precisa resistir à tentação .
Você precisa se ​​manter firme, encarar o “problema”, colocar-se de pé, clamar o sangue de Jesus e seguir em frente.

    
2º) Fugir :

        
2 Timóteo 2:22 " Foge das paixões da mocidade, e segue a justiça ... "

        
Há momentos em que você precisa fugir da tentação. Todos nós conhecemos nossas fraquezas e nossos limites. Podemos até não admitir, mas conhecemos. Chega um ponto onde não é aconselhável tentar resistir pois sabemos que poderemos sucumbir então esse é o momento de fugir.

        
José é um exemplo excelente de ambos estes métodos . Ele tentou resistir a esposa de Potifar , tanto quanto pôde, mas quando chegou a hora, ele preferiu fugir ao invés de resistir a ela . (Gn 39: 6-12).

        
Acredito que muitas vezes, nós escolhemos caminhos errados , fugimos quando precisamos permanecer firmes , e vice- versa. Somente quando admitimos que somos fracos e dependemos do Senhor é que somos capazes de identificar nossos limites, assim como José. E aí podemos saber quando é hora de resistir e quando é hora de fugir.

As tentações vêem e virão sobre nós cristãos até o fim de nossas vidas. E uma boa parte de nossas vidas passamos em luta para não cedermos a elas. Devemos aprender a vencer as tentações e a Palavra de Deus é o melhor guia para isso. Leia a Palavra, medite na Palavra, memorize a Palavra, viva a Palavra e assim como Jesus venceu o tentador nós também o venceremos.

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário