Music Center

terça-feira, 4 de março de 2014

Não Tenhas Inveja do Mundo



Não Tenhas Inveja do Mundo



Você já pensou que , por vezes, ser um discípulo de Cristo significa que você está perdendo as coisas do mundo? Alguma vez você já pensou sobre o que a vida seria se você nunca tivesse chegado a um conhecimento de Jesus . Imagine o que seria viver nossas vidas em busca da felicidade através do dinheiro, posses, status social e não ter as restrições  morais sobre nós por termos  aceito a Cristo como nosso salvador.

Estamos sempre com inveja daqueles que vivem no mundo! Parece que eles têm toda a liberdade e diversão na vida. Tenho certeza de que todos nós podemos pensar em exemplos em nossas próprias vidas , onde as nossas crenças nos impediram de fazer algo que nós gostaríamos de fazer.

O Salmo 73 trata  esta questão de cobiçar as coisas que são do mundo, até o ponto onde o salmista declara que ele tem inveja deles .

    Salmo de Asafe . Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para aqueles que são puros de coração. ( Salmos 73:1 )

    Pois eu tinha inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade dos ímpios . ( Salmos 73:3 )

É essa prosperidade dos ímpios que é a tentação para nós, porque a carne busca o prazer e às vezes o que está lá fora no mundo parece muito mais agradável. Essa palavra prosperidade é a palavra hebraica "Shalom" e é traduzida como "prosperidade" quatro vezes, mas em 175 ocasiões ela é traduzida como a palavra "paz" .

Assim, o escritor deste Salmo  olha o mundo ao seu redor com inveja da paz que eles gozam em suas vidas. Eles não têm cuidados , eles não têm restrições , eles não têm ninguém além de si mesmos para responder, eles vão simplesmente morrer ,  vão para a sepultura e ficarão lá.

Com nós, embora tentemos construir um muro de fé ao nosso redor , nós nos cercamos com amigos de fé, estudamos a Palavra de Deus e tentamos permanecer dentro dos limites que foram definidos pelos ensinamentos de Cristo, mas todos nós gostamos de espreitar por cima do muro e ver o que está do lado de fora . Não é coincidência que Tiago diz:

    Ou você acha que é sem propósito que a Escritura diz: "Ele anseia zelosamente sobre o espírito que ele fez habitar em nós ?" (Tg 4:5)

Nossa carne tem a característica básica de inveja e isso é algo que a nossa mente espiritual tem que manter sob controle. É algo que o salmista diz que quase levou a melhor sobre ele.


    Mas, quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram , meus passos quase escorregaram. ( Salmos 73:2 )

Deus tinha sido bom para Israel , como lemos no v1, mas para o salmista , seus pés quase tropeçaram, ele quase caiu por causa de sua inveja . Este foi mais do que um olhar casual sobre a cerca para ver o que estava acontecendo, ele quase tinha sido atraído por ela .

Vamos dar uma olhada em algumas das coisas que ele vê ...

    Por que eles não têm dores até a morte , os seus corpos são gordos e elegantes. Eles não estão em apuros, como os outros  , não são atingidas , como o resto da humanidade. ( Salmos 73:4-5 )

Em primeiro lugar , ele comenta que eles não estão sob quaisquer restrições , eles não têm nada com que se preocupar até que a morte venha  leva-los , se eles não têm respondido ao chamado de Deus , então eles não vão ter que trazer nenhuma resposta , no dia do juízo, por que eles vão simplesmente ser deixados na sepultura, eles não sabem de nada além da morte , eles não têm sentimento de culpa. Seus corpos são de gordura com uma vida de abundância , eles não estão com fome , eles estão aproveitando o tempo de suas vidas. Eles parecem felizes , enquanto outros estão aflitos com os fardos da vida. Essa era a visão do salmista naquele momento!

    Por isso o orgulho é o seu colar , a violência os cobre como um vestido. Seus olhos incham através de gordura; seus corações transbordarão de loucuras . ( Salmos 73:6-7 )

Eles são orgulhosos de suas realizações , suas posses, seu poder , seu status e usam-no com orgulho , como um belo colar que eles mostram a todos e que não tem dúvidas sobre ser injusto ou cruel com os outros para obter o seu orgulho . Eles têm mais do que podiam razoável esperar, eles têm poder , dinheiro, posses , os melhores lugares , as melhores refeições , sempre em busca de ganhar mais .

    Eis que estes são ímpios ; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas. Tudo em vão tenho guardado o meu coração limpo e lavado as minhas mãos na inocência . Por todo o dia tenho sido ferido e censurado todas as manhãs. ( Salmo 73:12-14 )

Quantas vezes nos sentimos assim, vendo essas pessoas más desfrutar de uma vida de facilidades , aqueles que recebem enormes salários  para fazer pouco mais do que vestir-se para trabalhar , essas estrelas do esporte, arrogantes com  salários exorbitantes  que ainda  acham que não é o suficiente. Eles são, invariavelmente, auto- centrados, entregando-se a gastos desnecessários sem um cuidado para os outros, apenas a si mesmos . Tenho certeza de que todos nós podemos pensar em exemplos onde os ímpios parecem desfrutar de toda a prosperidade.

Este é o problema que o salmista enfrenta , ele está lutando para entender a riqueza do mundo, e ele poderia realmente estar pensando que o mundo é uma atração maior do que a atração da vida eterna. Ele está espiando por cima do muro e contemplando todas essas coisas e tenho certeza que vez ou outra fazemos a mesma coisa . Não lutamos com os mesmos pensamentos ?  Não  desejamos o que esta do outro lado da muro ?

    Mas quando eu pensei como entender isso, pareceu-me uma tarefa cansativa , até que entrei no santuário de Deus; então eu discerni o seu fim. ( Salmo 73:16-17 )
Foi  somente quando o salmista voltou para o santuário de Deus, que ele entendeu o final que aguardava o ímpio.

Jesus contou uma parábola que mostra a natureza exata e o que o salmista pensou e sentiu. A parábola do filho pródigo , que era um acompanhamento para a parábola da ovelha perdida.

O Filho Pródigo era o mais novo dos dois filhos , e ele tinha essa idéia de olhar por cima do muro para ver o mundo ao redor. Temos um ditado que a grama é sempre mais verde do outro lado e olha para fora do santuário de seu pai , ele pensou que poderia ver pastos mais verdes.

    E o mais moço deles disse ao pai : 'Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. ' E ele repartiu sua propriedade entre eles. ( Lucas 15:12)

Ele pediu  a seu pai a sua herança para que ele pudesse sair e explorar esses campos verdes que ele podia ver , e o que ele faz?

    Não muitos dias depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e saiu em viagem para um país distante , e ali desperdiçou os seus bens, vivendo imprudente. ( Lucas 15:13)

Ele não conseguia encontrar o que queria na casa de seu Pai, ou , pelo menos, ele pensou ter visto algo melhor em outro lugar. Seu pai lhe deu o livre arbítrio e a capacidade de fazer essa escolha e ele escolheu  atravessar essa barreira e deixar a proteção da casa de seu pai. O que aconteceu com ele? Ele perdeu o seu dinheiro com uma vida imprudente, uma vida imprópria para a casa de seu pai , viveu além de seus meios, e não foi capaz de manter essa vida. E agora estas palavras do Salmo 73 se tornar mais claro para nós .

    ... Até que entrei no santuário de Deus; então eu discernir seu fim. Verdadeiramente o Senhor  os colocará em lugares escorregadios; O Senhor vai levá-los à ruína. Eles são destruídos em um momento, varrido por seus temores! ( Salmo 73:17-19 )

O Filho Pródigo gastou tudo o que tinha , e após veio  uma grande fome na terra , e de repente ele tinha necessidades que não poderia suprir . Aqui estava um homem em um lugar escorregadio, caiu em ruína, destruído em um momento e varrido pelos temores . Ele saiu para encontrar um emprego e o único que encontrou foi de alimentar os porcos , e ele estava com tanta fome que ele teria com prazer comido a comida dos porcos mas ninguém  lhe dava nada para comer.

Em seguida, vem o momento de compreensão, como com o salmista , o filho pródigo percebe que ele estaria muito melhor na casa de seu pai.

    " Mas quando ele voltou a si , ele disse: ' Quantos  empregados de meu pai têm mais do que o pão suficiente, mas eu aqui morro de fome! Me levantarei, e irei ter com meu pai , e eu vou dizer a ele :" Pai , pequei contra o céu e diante de ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho. Trate-me como um dos teus jornaleiros . '"( Lucas 15:17-19 )

Às vezes é preciso um grande evento em nossas vidas, ou mesmo terror para trazer -nos de volta a um conhecimento e entendimento das bênçãos do Pai Celestial. O salmista olhou por cima do muro , mas ele não atravessou  a barreira como o filho pródigo fez, mas ambos vêm a seus sentidos e percebem que o santuário de Deus é o melhor lugar para se  estar.

Como é que o pai reage quando vê seu filho retornar ?

    Então ele se levantou e foi para seu pai . Mas, enquanto ele ainda estava longe , seu pai o viu e sentiu compaixão e, correndo e abraçou-o e beijou-o . E o filho lhe disse : 'Pai , pequei contra o céu e diante de ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho '. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha , e coloquem um anel em seu dedo e sandálias nos seus pés. E tragam o novilho gordo e matai-o , e deixe-nos comer e comemorar. Porque este meu filho estava morto, e reviveu; . Ele estava perdido e foi encontrado ' E eles começaram a comemorar. ( Lucas 15:20-24 )

O pai esperava por ele todos os dias , ele estava olhando por esse caminho para ver se seu filho estava voltando e um dia, quando ele o vê  ele corre para encontrá-lo com compaixão. O pai não deixou que o filho dar ao pequeno discurso que havia preparado , nem fazê-lo como um servo . Ele ainda era um filho para o pai.

Como Jesus disse na parábola anterior,

    Só assim , eu vos digo , haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento . ( Lucas 15:7)

Para aqueles que mostram  humildade e arrependimento nosso Pai , perdoa-lhes , e ainda oferece todas as bênçãos que vêm com a sua casa.

Há também uma lição para aqueles que não se afastam da casa, aqueles que olham por cima da cerca , mas permanecem no santuário do Pai. O irmão mais velho foi tomado de inveja pela maneira como o pai acolheu o filho mais novo de volta.

    Mas ele se indignou e não queria entrar dentro de casa Seu pai saiu e pediu a ele , mas ele respondeu ao seu pai : 'Olha, há tantos anos te sirvo , e nunca desobedeci  a seu comando , mas você nunca me deu um cabrito , para que eu pudesse  comemorar com meus amigos. Mas quando este teu filho , que desperdiçou os teus bens com as prostitutas reaparece , matas o novilho gordo para ele ! ' ( Lucas 15:28-30 )

O filho mais velho tinha servido seu pai por muitos anos, talvez a contragosto. Ele tinha inveja da forma como o seu irmão tinha sido tratado , semelhante à parábola dos trabalhadores , onde cada um foi pago o mesmo valor não importa quanto tempo eles tinham trabalhado , sentiu que uma injustiça tinha sido feita. Seu pai viu isso de forma diferente embora ...

    E ele disse -lhe: ' Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu . Foi apropriado para comemorar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto , e reviveu ; . Ele estava perdido e foi achado "( Lucas 15:31-32 )

O irmão tinha sido perdido , mas ele foi encontrado. Ele estava morto , mas agora estava vivo. Isso foi motivo suficiente para comemoração.

    Quando minha alma estava amargurada , quando eu sentia picadas no coração , eu era brutal e ignorante , eu era como um animal em sua direção. ( Salmo 73:21-22 )

Após essas dúvidas , o salmista percebe sua posição diante de Deus.

    Você me guia com o teu conselho, e depois você vai me receber para a glória. A quem tenho eu no céu senão a ti? E não há nada na terra que eu deseje além de ti . A minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. ( Salmo 73:24-26 )

Nós temos uma escolha . A riqueza de Deus, ou as riquezas do mundo. Será que nós nos permitimos ser pegos na prosperidade do mundo, como na parábola do homem rico que construiu celeiros maiores para guardar a sua riqueza ? Ou quando olhamos por cima da cerca para o mundo exterior como o salmista fez, voltamos  aos nossos sentidos e percebemos  que a verdadeira riqueza se encontra dentro do santuário de Deus.

Quando pensamos sobre o sacrifício de Cristo , lembremo-nos das bênçãos da casa do Pai e lembremos estas palavras do v28 .

    Mas, para mim , é bom estar perto de Deus , eu fiz do Senhor Deus o meu refúgio , para que eu possa dizer de todas as suas obras. (Sl 73:28 )

Ap Ailton Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário