Music Center

quinta-feira, 27 de março de 2014

A Arma de Satanás: As Mentiras

A Arma de Satanás: As Mentiras




Satanás se aproximou da Eva como a serpente, o sutil enganador.
... a  antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo.
Ap.12:9

. . . porque não há verdade nele . . . porque é mentiroso, e pai de mentira. -  Jo. 8:44

É importante que se você dê conta dos passos que Satanás deu para convencer a Eva de que acreditasse em sua mentira.

[1] Questionou a Palavra de Deus. " É Assim que Deus disse ..." Não negou que Deus lhes tinha falado; limitou-se a questionar se Deus havia dito realmente o que Eva pensava que havia dito. A sugestão de Satanás era: "o melhor houve um mal entendido no que lhes disse Deus. Têm direito a voltar a pensar no que disse". Vale a pena dar-se conta de que, mediante esta sugestão, Satanás está também pondo em  julgamento a bondade de Deus. "Se Deus lhes amasse de verdade, não lhes privaria de nada". Esta foi a mesma técnica que tentou com o Senhor quando estava no deserto: "Se for o Filho amado de Deus, como é que tem tanta fome?"

[2] Negou a Palavra de Deus. "Não morrerão!" Há só um pequeno passo entre questionar a Palavra de Deus e negá-la.
É óbvio, nem Adão nem Eva sabiam por experiência o que era a morte. O único a que podiam aferrar-se era a Palavra de Deus, mas isso era tudo o que necessitavam. Se Eva não tivesse
escutado a Satanás questionando a Palavra de Deus, jamais teria caído na armadilha, quando este deu o seguinte passo: negá-la.

[3] Proporcionou uma mentira substituta. "Serão como Deus!"
Adão e Eva já tinham sido criados a imagem de Deus, mas Satanás  tentou-lhes com um privilégio ainda maior: ser iguais a Deus!    Esta foi, é obvio, a grande ambição de Satanás quando ainda era Lúcifer, o servo angélico de Deus.

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;   subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.  -  Is.14:12-14

Satanás é um ser criado, uma criatura, mas queria ser adorado e servido como o Criador. Foi esta atitude a que o levou a rebelar-se contra Deus e tentou estabelecer seu próprio reino. "Serão como Deus" é a mentira gigantesca que controlou o homem a sua queda.

pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.-  Rm. 1:25

Satanás deseja adoração e ser servido, e Jesus Cristo não iria lhe conceder uma coisa nem outra!
Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. - Mt.4:8-10

A mentira de Satanás: "serão como Deus", motiva e controla boa parte de nossa civilização atual. O homem está tentando elevar-se.   Tenta construir uma utopia neste mundo, transportando-se possivelmente ao espaço exterior. Por meio da educação, da psiquiatria, das religiões de um ou outro tipo (a maioria das quais ignoram a Jesus Cristo, o pecado e a salvação), por meio de um melhor entorno natural, o homem desafia a Deus e a si mesmo. Está  seguindo o jogo de Satanás.

Como respondeu Eva à sugestão de Satanás? Ela o fez cometendo três enganos que a levaram a pecar.

[1] Separou-se da Palavra de Deus. No versículo 2, Eva omitiu a expressão "de tudo". O que Deus havia dito, em Gn. 2:16, foi: "De toda árvore do Jardim poderá comer".
Parece ser que  Eva ia atraindo-se a sugestão de Satanás, a que dizia que Deus lhes estava negando certas coisas.
Quando começamos a questionar ou esquecer a graça de Deus, e sua bondade, resultará muito mais o singelo desobedecer de sua vontade.

[2] Acrescentou algo à Palavra de Deus. No mandamento original de Deus não encontramos a expressão "nem lhe tocarão".
Pode que sim que as pronunciasse, mas certamente não estão registradas no texto. Eva não só reduziu a graça contida nas palavras de Deus, omitindo o "de tudo", a não ser que converteu o mandamento em um pouco mais insuportável lhe acrescentando o "nem lhe tocarão". "E seus mandamentos não são onerosos" (1 Jo. 5:3). Satanás quer nos convencer de que sim, e que ele tem algo melhor a nos oferecer.

[3] Trocou a Palavra de Deus. Deus não havia dito "para que não morram". Disse: "porque o dia que dele comer, certamente morrerá" (Gn. 2:17). O castigo pela desobediência, como  apresentou o inimigo, não parecia tão severo; por conseguinte, Eva podia considerar a possibilidade de desobedecer à vontade de Deus, obedecendo a de Satanás.
Uma vez tratamos que deste modo a Palavra de Deus, estamos totalmente aberto para que o inimigo leve a cabo sua última sacanagem.  Limitou-se a permitir que Eva pensasse naquela árvore além da Palavra de Deus. "dê uma boa olhada! Aprecia-o como é realmente!" Era "bom para comer ... agradável aos olhos ... cobiçável para alcançar a sabedoria" (Gn. 3:6). Eva tinha que tomar uma decisão: a Palavra de Deus ou a palavra de Satanás? Rechaçou a Palavra divina, acreditou em Satanás e pecou. Você e eu estivemos padecendo toda a vida devido as conseqüências desse pecado, igual que o resto da raça humana.
Deus cumpre seus propósitos para este mundo por meio da verdade, e Satanás  por meio das suas mentiras.
Quando o filho de Deus crê na verdade divina, o Espírito de Deus pode fazer a obrar ; porque o Espírito Santo é "o Espírito de verdade"( Gn. 16:13).   Mas quando uma pessoa  crê numa mentira, Satanás começa a trabalhar nessa vida, "porque é mentiroso, e pai de mentira"( Gn. 8:44). A fé
na verdade divina conduz à vitória; a fé posta nas mentiras de Satanás nos leva a derrota.
Entretanto, Satanás nunca dirá a ninguém: "Isto é mentira!"
Ele é a serpente, o enganador, e sempre disfarça seus mentiras como se fossem verdades de Deus.
Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. -  2 Co. 11: 13-14

Satanás não se aproximou da Eva manifestando sua verdadeira natureza, mas sim se disfarçou usando à serpente. Satanás é um falsificador, um imitador. E também existem cristãos falsificadores.
... perigos entre falsos irmãos ... -  2 Co. 11:26

a boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do mau. -  Mt. 13:38

Vós são de seu pai o diabo. -  Jo.8:44

Também existem imitações do evangelho.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. -  Gl. 1:8

falsos ministros do evangelho:
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça... -  2 Co. 11: 14 - 15

Existe uma imitação da justiça.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.  -   Rm. 10:3

Inclusive existe uma falsa "igreja de Satanás".
Conheço as suas obras e sua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.  -  Ap. 2:9
e esta igreja falsa, tem suas doutrinas falsificadas.

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.  -   1 Ti. 4: 1

Tudo isto acabará, é óbvio, quando entra em cena  um imitador de Cristo, o anticristo, que monopolizará para Satanás a adoração  de todo o mundo. 
E então será revelado esse iníquo... a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,  e com todo o engano da injustiça para os que perecem... - 2 Ts. 2:8-10

e a adoraram [à besta, o anticristo] todos os moradores da terra - . Ap. 13:8

O objetivo de Satanás é sua mente, e sua arma são as mentiras. Preste bastante atenção no que acontece a sua volta e no que as outras pessoas dizem ou fazem.

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário