Music Center

terça-feira, 11 de março de 2014

As 3 Etapas do Arrependimento



As 3 Etapas do Arrependimento



"A tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação ..." - 2 Coríntios 7:10


Arrepender-se significa mudar de atitude para com o pecado e Deus. É uma mudança que deve ocorrer em ambos, a mente e o coração.

Em Mateus 27:3 Judas arrependeu-se em sua mente, mas não em seu coração. Em outras palavras, ele tinha um sentimento de arrependimento ou remorso, mas ele permaneceu no seu pecado em vez de buscar a Deus por perdão.

O arrependimento da mente e do coração conduz à salvação e consiste em três etapas:

Passo 1 - Reconhecer a sua culpa


A idéia aqui é que nós compreendamos quem somos e onde estamos diante de Deus. 1 João 1:8 nos diz que "se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." Enquanto Romanos 6:23 nos diz que "o salário do pecado é a morte".

O primeiro passo para se arrepender envolve a compreensão de que somos pecadores e ficar sob o julgamento de Deus.
Quão difícil é reconhecer a culpa!!! Mas quando estamos verdadeiramente arrependidos de um ato qualquer é extremamente necessário que reconheçamos perante Deus a nossa culpa. Somente assim estaremos aptos a receber o seu perdão!

Passo 2 - Confie que Deus vai te perdoar


No Salmo 51 Davi escreveu: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade;. De acordo com a sua grande compaixão apaga as minhas transgressões"

Arrependimento não é apenas reconhecer o nosso pecado, é também reconhecer que Deus está disposto e capaz de perdoar nossos pecados.

Estamos cientes do que esá encrito em Hebreus 8:12 que Deus "perdoa nossa maldade e não  irá lembrar de nossos pecados."
O que muitas vezes leva uma pessoa a não se arrepender é o receio de que Deus possa não lhe perdoar. O segundo passo no arrependimento envolve acreditar que Deus vai nos perdoar. É uma total confiança naquilo que Ele mesmo prometeu,

Passo 3 - abandonar o pecado e voltar-nos para Deus!


Quando percebemos que estamos diante de Deus culpados de pecado, e que Ele está disposto a nos perdoar , devemos então ir a Ele para receber esse perdão. Chegamos a Deus, o Pai , através de Jesus Cristo, que é Deus, o Filho .

João 3:16 declara que "Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna . " 1 João 4:10 nos diz que Cristo é " a propiciação [ ou pagamento ] pelos nossos pecados. "

Porque Cristo pagou por nossos pecados , Romanos 3:24 nos diz que fomos " justificados gratuitamente, " por intermédio dele, e, agora, diante de Deus somos inocentes.

A etapa final do arrependimento envolve convidar a Cristo para nos salvar da penalidade do pecado. Atos 2:21 promete que " todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo . "

Uma vez que se arrependeram e vieram a Cristo para o perdão Efésios 2:19 nos diz que  " estrangeiros e peregrinos já não somos mais, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus . "
Abandonar o pecado é crucial... de nada adianta nos reconhecer o pecado, admiti-lo, confessá-lo e saber que Cristo nos perdoa se não estamos dispostos a abandonar a prática pecaminosa. E, muitas vezes, abandonar significa realmente ABANDONAR. Abandonar “amigos”, abandonar “lugares”, abandonar as circunstâncias que nos levam ao pecado. Isso é uma questão de escolha pessoal. Escolhemos permanecer no pecado ou abandoná-lo. Em casos extremos onde nossa força de vontade não é suficiente ai sim devemos clamar ao Senhor que retire de nós aquilo que o desagrada e Ele assim o fará se o nosso pedido for sincero..

Arrependa-se e comece uma nova vida em Cristo Jesus!!!

Ap Ailton Guimarães 


Nenhum comentário:

Postar um comentário