Music Center

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aprendendo a Confiar em Deus

Aprendendo a confiar em Deus

Davi e Golias


Você pode lutar para acreditar que o Senhor proverá para suas necessidades diárias. Talvez você esteja enfrentando uma situação difícil, ou algo que esgota os seus recursos. Ou talvez você queira saber se ele nunca vai cumprir o desejo do seu coração em uma área particular.

Confiar no Senhor significa olhar além do que podemos ver, e procurar ver o que Deus vê. Davi conquistou a vitória contra Golias- um experiente e intimidador guerreiro, porque o jovem pastor viu o conflito do ponto de vista de Deus.

Comece lendo 1 Samuel 17: 1-54.

O segredo do sucesso de David era a sua capacidade de confiar e obedecer a Deus. Como você pode ter o mesmo tipo de fé?

1 - Lembre-se do passado de vitórias.

Quais os triunfos que Davi foi se lembrar (1 Sam 17:. 32-37)?

Como é que estas vitórias deram-lhe confiança contra Golias? Davi presenciou o livramento de Deus em cada uma delas. O agir e o mover de Deus levaram Davi a confiar no Senhor.

Faça uma lista de algumas vitórias de sua própria vida que poderiam servir como lembretes de como Deus operou através de você no passado.

2. Rejeite palavras desanimadoras.



Ninguém do acampamento israelita incentivou David em sua busca para derrotar Golias. Observe a forma como cada um dos seguintes homens tentaram dissuadi-lo:

Seu irmão Eliabe (vv 26-30.). Achava que aquela atitude era presunção de Davi, que ele queria aparecer.

Rei Saul (v. 33). Dizia que Golias era um homem experiente e que Davi por ser jovem não poderia enfrentá-lo.

Golias (vv 42-43.). Procurou dissuadir Davi, amaldiçoando e procurando diminuí-lo diante do povo.  

Todos eles viram um jovem, inexperiente, em vez de alguém que Deus poderia trabalhar. Por quê? Eles olharam para David a partir da perspectiva do homem em vez do Senhor.

Como esta história demonstra, alguma das nossas piores oposições e desânimo pode vir de quem deveria estar do nosso lado, como membros da família ou companheiros de fé.

3. Reconhecer a verdadeira natureza do conflito.

Qual era a perspectiva de David sobre o desafio de Golias aos israelitas (26 v.)?

Quais foram duas razões que fizeram o jovem ter confiança em desafiar o seu adversário (vv. 46-47)?

Seja qual for o adversário que você enfrenta, o verdadeiro inimigo é Satanás. Ele quer derrotá-lo e desencorajá-lo de servir a Deus. Certamente, você tem a responsabilidade de lidar com os aspectos práticos da sua situação difícil. Mas lembre-se que por trás de cada desafio é uma guerra espiritual. Por exemplo, enquanto você procurar tratamento médico, você também precisa travar uma batalha espiritual contra o desânimo e medo.  

4. Responder ao desafio com uma declaração positiva de fé.



Davi perguntou aos israelitas temerosos: "Quem é este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?" (v. 26). Para Saul, ele disse: "O Senhor ... me livrará das mãos deste filisteu" (v. 37). E, em resposta ao ridículo de Golias: "Eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel" (v 45).. David declarou firmemente sua crença. Ele não perderia, porque o Todo-Poderoso estava com ele.

As Escrituras estão repletas de promessas, de orientação (Sl 32: 8.), A ajuda de Deus (121, 1-2), esperança (Sl 16: 9.), Alegria (Sl 43:. 4)., A misericórdia (Ex 20 : 6), o cuidado do Pai (1 Pedro 5, 6-7) e a paz (João 16:33) - para citar apenas alguns.

Quando preocupação ou frustração vier contra você, devemos recitar as escrituras em voz alta para si mesmo, lembrando das promessas do Senhor. Sua fé vai crescer, sua paz chegará mais rapidamente e a certeza da vitória brotará em seu coração.

5 - Confie no poder de Deus.

David sabia que não era a sua própria reputação em jogo; ele também sabia que não era a sua força que iria ganhar a batalha. Glória e vitória pertencia ao Senhor somente.

Em João 15: 5, Jesus disse: "Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer." Em outras palavras, não podemos fazer nada de valor espiritual, a menos que dependamos de Cristo para trabalhar através de nós.  

Conclusão: Cada desafio apresenta uma oportunidade para o Pai, para mostrar Sua fidelidade e amor. Em vez de ceder a pensamentos de medo e fracasso, assuma o compromisso de confiar nele, mesmo quando você não sabe o que o amanhã trará. Sim, você pode experimentar o fracasso, e as coisas na vida nem sempre saem como o planejado. Mas, afinal, Deus será glorificado, e você será abençoado.

Oração: Filipenses 4: 6-7 diz: "Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e. os vossos sentimentos em Cristo Jesus. "

Leve o seu fardo ao Senhor em oração. Agradeça a Ele para trabalhar em seu nome, e descansar em Sua paz sobrenatural. Quando você coloca sua confiança em Deus, você se conecta com uma força imparável que nada e nem ninguém pode opor-se ao seu sucesso.

Ap Ailton Guimarães


3 comentários:

  1. Nossa, como eu estava precisando dessas palavras!!! Davi exemplo de fé, errava,mas nunca perdeu a fé é a confiança em Deus. Texto abençoado!!! Obrigada pastor!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como eu estava precisando dessas palavras!!! Davi exemplo de fé, errava,mas nunca perdeu a fé é a confiança em Deus. Texto abençoado!!! Obrigada pastor!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso estudo que Deus abençoe

    ResponderExcluir