Music Center

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Lidando Com a Raiva

A Destrutividade da Raiva

A Destrutividade da Raiva


O primeiro homem a descobrir o poder destrutivo da raiva foi Caim. Caim e seu irmão, Abel, foram os dois primeiros filhos de Adão. Quando esses filhos cresceram, Caim tornou-se agricultor e Abel tornou-se pastor.

Abel trouxe um cordeiro como oferta ao Senhor e Caim trouxe frutos de suas colheitas como a sua oferta .

Caim e Abel tinham aprendido o caminho certo para adorar a Deus. Eles sabiam que Deus exigia uma oferta de animais inocentes como sacrifício pelos seus pecados. Mas, quando eles vieram para adorar a Deus, apenas um irmão foi obediente a Deus.

Abel trouxe um cordeiro como a sua oferta, mas Caim trouxe frutos de suas colheitas como a sua oferta.

Deus aceitou Abel e sua oferta, mas rejeitou Caim e sua oferta. Como resultado disto, Caim ficou muito irritado. Ele estava zangado com Deus e com ciúmes de seu irmão.

Levantou Caim contra o seu irmão e matou-o .
Deus advertiu Caim das consequências de sua raiva. A mensagem de Deus a Caim foi esta: "Olhe para fora, sua raiva é como um leão à espreita fora de sua porta. Você deve dominar a sua raiva ou ela vai dominar você!.". Mas Caim não respondeu ao aviso de Deus. Sua inveja de Abel se transformou em ódio.

Um dia, como Caim e Abel estavam no campo juntos, se levantou Caim contra o seu irmão e matou-o. Assim, o primeiro homem nascido neste mundo tornou-se um assassino, porque ele não controlou sua raiva.

Lidar com a Raiva

Como Caim, temos o "leão" da raiva dentro de nós. Devemos dominá-lo ou ele vai nos dominar. Deus não disse que nunca devíamos estar com raiva, mas Ele nos alertou para o perigo da raiva descontrolada. A Bíblia diz:

" Irai-vos, e não pequeis ': não ponha o sol sobre a vossa ira. "Efésios 4:26

A raiva é a mais violenta das emoções humanas. Por envolver sentimentos  fortes, a raiva faz fronteira bem perto com o pecado. A Bíblia não diz: "Seja gentil, mas não o peque", ou "O amor, mas não o pecado," porque a bondade e o amor estão longe do pecado. Mas quando estamos com raiva, estamos em perigo de pecar. Alguém disse: "Se queremos estar com raiva não devemos pecar."

Há três coisas que podemos fazer com a nossa raiva:

1-    Podemos expressá-la.

Algumas vezes nos tornamos tão irritados que queremos nos lançar sobre alguém.
Quando a raiva está fora de controle, ele faz um grande estrago. Quando nos tornamos tão irritados que queremos nos lançar sobre alguém e prejudicá-lo, estamos pecando profundamente. Chamamos isso de "perder o bom humor." Às vezes pensamos que vamos mostrar o quão forte nós somos quando nós perdemos nossa paciência, mas perder o bom humor é um sinal de fraqueza, não de força. A Bíblia diz:

"Não te apresses no teu espírito a irar, porque a ira repousa no seio dos tolos." Eclesiastes 7: 9



2-    Podemos suprimí-la.

Suprimir a raiva significa mantê-la trancada dentro de nós.. Algumas pessoas perdem a paciência e expressam sua raiva abertamente. Outros têm os mesmos sentimentos de raiva, mas conseguem mantê-los engarrafados dentro de si mesmos.

A raiva que está engarrafada ou mantida dentro de nós dói e continua fazendo estragos. Acontece o ressentimento e a amargura, e isso pode trazer depressão, bem como vários tipos de doenças físicas.

3-    Podemos confessá-la.

A melhor maneira de lidar com sentimentos de raiva é falar a Deus sobre eles. Esta é uma forma de "desabafar" sem pecar. Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, e sempre vamos encontrá-lo pronto para nos entender e nos ajudar.

Só de estar na presença de Deus nos ajuda a acalmar. Também nos ajuda a ver as coisas em sua devida perspectiva. Muitas vezes descobrimos que aquilo que nos havia perturbado não era tão importante, afinal.


Temos de lidar com o pecado do Temperamento

Temperamento é raiva descontrolada. É sempre errado. Quando perdemos o nosso temperamento, há apenas uma coisa a fazer. Devemos confessar a Deus como pecado e reivindicar o sangue purificador de Cristo. Se temos ofendido ou magoado os outros, devemos, naturalmente, pedir desculpas a eles.

Independentemente de quantas vezes você perde a paciência, você deve fazer as coisas direito com os outros cada vez. Isso vai te humilhar e te ajudar a ver os danos causados ​​pelo seu temperamento.

É melhor não ir até a outra pessoa, enquanto você ainda está chateado, mas depois de ter se acalmado, ir e fazer as coisas direito.



Temos de lidar com a causa do Temperamento

Mesmo que nós fielmente confessemos os nossos pecados a Deus cada vez que perdemos o bom humor, ainda temos um problema. O problema é que nós continuamos fazendo a mesma coisa uma e outra vez. Nós perdemos nossa paciência, e confessamos. Então nós perdemos nossa paciência novamente e confessamos novamente. Nós fazemos a mesma coisa uma e outra vez. Não importa o quanto tentemos, continuamos a perder o bom humor.

Existe um remédio para este problema? Sim, existe! A primeira coisa que devemos fazer é descobrir o que nos faz perder o bom humor.

A Bíblia não diz muito sobre paciência. A razão é que a Bíblia está preocupado com a causa raiz de temperamento, e não apenas com o próprio temperamento.

A causa raiz do temperamento é interna.

Qual é a causa raiz de temperamento?  Temperamento é produzido por nós mesmos. Sempre que o temperamento é expresso por fora, podemos estar certos de que  existe um eu com raiva dentro de mim. Podemos tentar arduamente controlar o nosso temperamento, mas a menos que o eu seja tratado, vamos continuar a ficar com raiva e perder o bom humor.

Vejamos algumas situações produtoras de temperamento, para que possamos ver mais claramente que o eu é a causa do temperamento.

Alguém nos coloca para baixo.

Ser "derrubado" ou preterido por outras pessoas é uma das causas mais comuns de perda de nosso temperamento. Alguém diz algo indelicado ou prejudicial sobre nós, e ficamos com raiva por dentro. Nosso auto-orgulho está ferido. Esta é apenas uma das muitas formas de internalização.

Alguém tem a honra acima de nós.

A causa desses sentimentos errados é interna.
Nós gostamos de ser olhados e admirados até por outros. Por este motivo, ficamos com inveja e com raiva dos outros quando isso não acontece. Ciúme muitas vezes se transforma em raiva quando alguém começa o trabalho ou a honra que queríamos. Mais uma vez, a causa desses sentimentos errados é o eu.

Estes são apenas algumas situações produzindo temperamento, mas elas nos mostram que a causa raiz do temperamento é o eu. Podemos não perceber, mas a principal razão para todo o nosso descontentamento é que nós nos amamos e queremos agradar a nós mesmos. Enquanto fizermos de nós mesmos o centro de tudo, vamos reagir com raiva quando alguém nos atravessa.

Para resumir, o temperamento vem de dentro de nós. Ele vem do eu. Até que o problema de si mesmo é tratado, o problema de temperamento não será resolvido.

O remédio de Deus para o EU.



Porque o EU é tão odioso para Deus e tão destrutiva para nós, Deus fez algo a respeito.

Deus lidou com o eu, colocando-nos em Cristo na cruz.
O que Deus fez sobre si mesmo? Deus lidou com o EU, colocando-nos em Cristo na cruz. Quando Cristo foi crucificado, fomos crucificados com Ele.

Por que Deus nos crucificar com Cristo? Ele nos crucificou com Cristo, para que possamos deixar de ser governados por nosso EU. A Bíblia diz:

"Sabendo isto, que o nosso velho homem [nosso eu interior] foi crucificado com Ele, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não devamos mais servir ao pecado." Romanos 6: 6.

Dois fatos grandes que são verdadeiras de cada cristão são:

1) Cristo morreu por nós, e

2) Nós morremos com Cristo.

As grandes verdades sobre nossa união com Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição são reveladas em Sua Palavra. A compreensão dessas verdades é absolutamente essencial para uma vida de vitória.

Deus nos mostra que em Cristo nós morremos para a nossa vida antiga. Nós não somos a mesma pessoa que éramos antes. Nós somos "uma nova criatura" em Cristo. Não temos mais que andar em nossos antigos pecados. Nós morremos para todos os nossos pecados, incluindo o pecado de temperamento. A Bíblia diz:

"Como nós, que morremos para o pecado [incluindo temperamento pecaminoso] viveremos ainda nele?"
Romanos 6: 2.

Passos práticos que devemos tomar



Vimos que a causa raiz do temperamento é o EU, e temos visto como Deus lidou com ele. Agora vamos ver alguns passos práticos que devemos tomar.

1-     Devemos ver a nossa necessidade.

Muitas pessoas, quando irritados, simplesmente não vão admitir a sua raiva. Eles dizem: "Eu não estou com raiva!" Outros admitem que eles têm um temperamento, mas não vêem isso como um pecado grave.

Na verdade, o temperamento é um dos piores pecados. A Bíblia enumera raiva descontrolada, juntamente com pecados como embriaguez, bruxaria, adultério e assassinato. (Veja Gálatas 5: 19-21.) Temperamento simplesmente não é aceitável na vida de um cristão. A Bíblia diz:

"Toda a amargura, a ira, a raiva, gritaria, e maledicência devem ser colocados longe de você, juntamente com toda a malícia." Efésios 4:31

A menos que vejamos a seriedade de nosso temperamento e estejamos determinados a nós entregar a Deus para sermos curados, nós não prevaleceremos contra ele. Se estamos satisfeitos em continuar como estamos, nunca vamos saber nada da vitória de Deus sobre o pecado do temperamento.

2-     Devemos aceitar a responsabilidade para o nosso temperamento.

É muito fácil nos desculpar ou culpar alguém pelo nosso temperamento. Nós dizemos: "Se fulano não tivesse falado comigo daquele jeito, eu não teria perdido a cabeça." Em outras palavras, nós pensamos que o nosso temperamento é um problema externo, que é causado por algo de fora.

O fato é que falta de paciência é um problema interno. Temperamento vem de dentro de nós, não de fora. Outros podem dizer ou fazer coisas que me irritam, mas ninguém pode me fazer perder a calma, menos eu.



3-     Devemos contar com a nossa morte em Cristo.

Deus nos disse claramente que Ele nos libertou do poder do pecado e do ego pela nossa morte com Cristo. Deus nos diz para contar com este grandes fato. A Bíblia diz:

"Considerai-vos como mortos para o pecado [incluindo o pecado de temperamento], mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:11

Devemos colocar a verdade de Deus em prática. Quando nos encontrarmos com raiva, podemos dizer, "Espere, eu não estou agindo como a pessoa que eu realmente sou. Eu não sou a pessoa que eu costumava ser. Minha velha raiva foi crucificada com Cristo. Não preciso mais ceder ao meu temperamento. Sou uma nova criatura em Cristo. Cristo vive em mim. Ele é a minha vida. "

4-     Devemos negar a nós mesmos.

Se vamos ou não perder o bom humor não é determinado pelo que acontece do lado de fora. Isso é determinado pela pessoa no controle do lado de dentro.

É propósito de Deus que Cristo reine no trono do nosso coração. Para que Ele reine, o eu deve ser mantido no local da morte na cruz.
Somente Cristo tem o direito de governar a nossa vida, mas o EU ainda tentará governar. Todo cristão deve escolher se ele será governado por Cristo ou por si mesmo.

Uma coisa é entender o ensinamento de que fomos crucificados com Cristo. E outra coisa é colocá-lo em prática e realmente negar a nós mesmos. Mas isso é o que devemos fazer. Jesus disse:

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo [negar a si mesmo], e tome a sua cruz cada dia e siga-me." Lucas 9:23

Para superar o temperamento, devemos negar a nós mesmo. O que significa a "negar a si mesmo"? Negar a si mesmo significa escolher a vontade de Deus, em vez de nossa própria vontade. Negar a si mesmo está dizendo: "Eu não tenho de ter o meu próprio caminho. Aceito o caminho de Deus."

O mundo diz: "Olhe para si mesmo", mas Jesus diz: "Negue-se a si mesmo." Nós nunca iremos controlar o nosso temperamento, até desistirmos do nosso caminho e escolhermos o caminho de Deus.

Descobriremos que o Senhor nos permitirá estar em muitas situações onde seremos desprezados, maltratados ou incomodados. Esta é a maneira de lidar com nosso eu e nossa paciência. O propósito de Deus em todas essas situações é que se eu aprender a ser paciente e abnegado, de bom grado deixarei Deus dirigir o meu caminho na vida.

Em qualquer situação que o Senhor preparar para nós, podemos dizer: "Senhor, isso é o que o Senhor para mim. Esta é sua maneira de lidar com meu eu e meu temperamento.  Eu aceito isso e te agradeço por tudo.”


Ap Ailton Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário