Music Center

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Um Tempo De Coragem

Um Tempo de Coragem

Josué 1


 Josué 1: 1-9

I. Introdução: O medo é uma emoção paralisante. O Senhor nunca pretendeu que os seus seguidores temessem o futuro. Embora possamos sentir medo, às vezes, não devemos deixar-nos controlar pelo medo.

Uma das minhas passagens favoritas sobre superar o medo é encontrada na história de Josué. Deus disse: "Seja forte e corajoso! Não trema ou te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo onde quer que vá "(Josué 1:. 9). A promessa que Deus deu a Josué naquele dia não é menos verdade para nós  agora. Não há necessidade de medo quando nos apoiamos sobre a presença poderosa do Senhor.

II. Por que Josué precisava de coragem?

A. Josué tinha visto como as pessoas se rebelaram contra Moisés. Agora, ele foi encarregado de levá-los a tomar a terra prometida lutando contra guerreiros habilidosos.

B. Ao desafiar a Josué para ser corajoso, Deus assegurou-lhe de sua presença (Js. 1: 5-6). O Senhor também prometeu ao líder que ele iria encontrar o sucesso se ele fielmente meditasse e obedecesse as Escrituras (Js. 1: 8-9).

III. O que Deus ordenou a Josué para ser corajoso?



A. A coragem é uma qualidade da mente ou espírito que nos capacita a enfrentar o perigo, a oposição, ou os desafios da vida com calma e firmeza. Alguém que tem coragem ainda pode sentir medo, mas - através do poder de Deus - pode agir com confiança.

B. O Senhor queria que a sabedoria divina, não a lógica humana, guiasse a nação. Por exemplo, se a confiança de Josué fosse em si mesmo e sua experiência militar, ele pode ter resistido ao  plano heterodoxo, mas altamente bem sucedido de Deus para derrotar Jericó.

C. Deus também disse a Josué que se obedecesse a lei de Moisés, ele teria sucesso (Js. 1: 7). Em essência, esta é a chave para o nosso sucesso também. Já não temos que obedecer às leis dadas aos judeus em Êxodo e Deuteronômio sobre rituais de sacrifício e práticas alimentares. No entanto, devemos seguir os mandamentos morais dados a Moisés e os outros escritores bíblicos.

D. O Senhor fez uma promessa maravilhosa a Josué: Ele estaria com ele, não importa o que aconteceu (Js 1: 5). Se você aceitou o dom da salvação do Pai, você tem a mesma garantia (João 14: 16-20; Heb 13. 5).

IV. O que podemos fazer para desenvolver a coragem?



A. meditar na Palavra de Deus: em vez de apenas ler rapidamente uma grande parte da Bíblia a cada dia, escolha uma passagem mais curta e realmente pense sobre a sua mensagem. Peça a Deus para ajudar a interpretar e aplicá-la à sua vida. Isso é meditar na Palavra de Deus.

Meditando sobre a Palavra de Deus algumas coisas acontecerão:

1) Acalma o seu espírito.

2) Afia sua percepção (Sl 119. 105).

3) Purifica o teu coração (Hb. 4:12).

4) Clareia a tua direção (Provérbios 3: 5-6.).

B. Lembre-se de experiências passadas de fidelidade de Deus: Lembre-se do jeito que você confiou no Senhor em crises anteriores e como a Sua bondade te carregou por sobre as dificuldades.

C. Observe a coragem dos outros: Como outros crentes compartilham seu testemunho de fidelidade do Senhor, deixe suas histórias reforçarem sua fé Nele.

D. Faça a pergunta crítica: Se eu não obedecer a Deus, o que vai acontecer?: Toda ação, seja bom ou ruim, tem uma conseqüência. Rebelando-se contra o Senhor pode parecer um caminho mais fácil, mas vai, em última instância, ser doloroso. Confiar e obedecer-Lhe sempre traz bênçãos espirituais.

E. Lembre Sua promessa de estar conosco em todos os momentos: O Senhor disse a Josué que Ele nunca o abandonaria. Através das Escrituras, a você e a mim tem sido dada a mesma garantia hoje. Nosso Deus onipotente tem todo o poder para nos guiar e trazer sucesso em nossas vidas.

V. Conclusão:


Você está enfrentando uma situação assustadora? O segredo para superar o medo é se concentrar em Deus, e não nas suas circunstâncias. Ao meditar sobre o Senhor e observar seu trabalho ao seu redor, os problemas parecem menores e mais gerenciáveis​​. Cada desafio é superável na presença do nosso Deus santo, todo-poderoso, e incrível. Tire os olhos das circunstâncias e coloque-os em direção a seu grande defensor e Libertador. O Pai celeste tem todas as coisas sob controle - não há necessidade de ter medo.

Ap Ailton Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário