Music Center

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lidando Com o Stress

Lidando com o Estresse
Os efeitos do estresse


Como você descreveria o mundo em que vivemos hoje? Desafiador, perigoso, instável, imoral? O apóstolo Paulo descreve os últimos dias como "tempos trabalhosos" (2 Timóteo 3: 1). Quais são os resultados? Estresse! Podemos nos encontrar ansiosos e apreensivos sobre como os desafios do mundo vão nos afetar pessoalmente. Pensando nessas coisas, podemos simplesmente ficar estressados.

Um grupo de pessoas foram convidadas a escrever algumas das coisas que causam estresse em suas vidas. Aqui estão algumas respostas:

"No momento o que mais me causa stress  é estar lidando com meus problemas de saúde, pagamento de contas e me sentindo inútil, porque eu já não posso fazer o que eu costumava fazer ..."

"Eu tenho a tendência de me preocupar mais do que com outras,  se isso ou aquilo acontecer, ou não,  como eu posso resolver . Então eu me preocupo sobre problemas reais ou não reais? O status do trabalho, o dinheiro, a minha raiva que vem, às vezes. "

"É muito difícil para mim não ser capaz de agradar a todos. Então, isso faz com que o estresse em minha vida seja inevitável."

O que a Bíblia diz sobre como lidar com o stress?

A Bíblia é o manual de instruções de Deus para a vida. Ele fornece as respostas e nos dá conforto, paz e esperança para um futuro melhor. Pode a Bíblia realmente nos mostrar como lidar com o nosso estresse, independentemente da nossa situação?

Vejamos alguns princípios bíblicos específicos que podem nos ajudar a lidar com o estresse.



Será que Deus nos mostrar como reduzir o estresse?

Filipenses 4: 8
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Quando as experiências e situações negativas chegarem até você, e quando algo parece esmagador demais, então pare, respire fundo e simplesmente tenha tempo para se concentrar em algo agradável e bom. Superar o estresse começa com a capacidade de controlar nossos pensamentos. Temos de nos concentrar nas coisas boas, nobres, justas e amáveis de Deus.



Deus pode ajudar se os meus problemas parecem esmagadores?

Marcos 10:27
Mas Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens é impossível, mas não para Deus;. Para Deus todas as coisas são possíveis"

Mesmo se não podemos mudar alguma coisa, Deus pode. Não existe situação que Ele não possa mudar. Alguma vez você já pensou em pedir a Deus para ajudá-lo a mudar uma situação que está lhe causando stress?

Como posso encontrar conforto em lidar com os problemas e estresse na minha vida?

2 Coríntios 1: 3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Deus promete nos confortar em nossos momentos de stress. Que tal tentar ser um conforto para alguém que pode estar passando por dificuldades maiores do que você ? Dar conforto ou ajudar alguém  geralmente traz satisfação e alegria para o doador. Há mais felicidade em dar do que em receber "(Atos 20:35 ). Parte de lidar com o stress é aprender a colocá-lo na perspectiva correta.



Posso esperar que minha vida seja mais pacífica se eu pedir ajuda a Deus?

Colossenses 3:15
E a paz de Deus domine em vossos corações, para a qual também fostes chamados em um só corpo; e sejam gratos.

O plano de Deus é para trazer a paz a um mundo conturbado no retorno de Jesus Cristo. Nós podemos ter a paz agora, se seguirmos o Seu plano para a paz. Trata-se de uma mudança de estilo de vida e uma mudança em nossos corações. A paz é parte do fruto do Espírito Santo de Deus (Gálatas 5:22). Você pode saber mais sobre como ter paz em sua vida através da leitura diária da Palavra de Deus. Quanto mais nos aproximamos D’Ele mais Ele se aproxima de nós.

Existe esperança, mesmo que eu sinto como se tivesse atingido o meu limite em uma situação muito grave, estressante?

1 Coríntios 10:13

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". 

Considere exemplos bíblicos de pessoas que enfrentam duras provas. Seja qual for o julgamento, quando pediram a Deus por ajuda, Ele forneceu a força e ajuda para eles suportarem. O próprio Jesus Cristo esteve "em agonia" e "o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam no chão", como Ele orou antes de sua crucificação (Lucas 22:44). Deus o fortaleceu, e Deus vai nos fortalecer também quando pedirmos.



Por que eu tenho que aturar tanto estresse na minha vida? Por que Deus não apenas tirá-lo quando lhe pergunto?

1 Pedro 4: 12-13

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Tiago 1: 2-4

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a paciência. Porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando nada.

Precisamos acreditar que há uma razão para as nossas provações e que Deus está no controle. Deus não está distante e indiferente. Ele realmente está trabalhando em nossas vidas para nos transformar do que somos para o que Ele quer que nos tornemos. Precisamos aceitar provações e testes e entender o que eles estão fazendo por nós.


Qual é o objetivo último de minhas provações estressantes?

1 Timóteo 2: 3-4
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1 Pedro 5:10
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.

Nós passamos por provações estressantes por uma razão: Deus está trabalhando em nós e conosco! Ele estava trabalhando com José quando ele estava no fundo de um poço e quando ele estava numa prisão egípcia. José tinha uma razão de ser provado... ele estava sendo preparado. Quando Daniel estava na cova dos leões, ele, também, tinha uma razão de ser provado. Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego estavam enfrentando a sua prova de fogo, eles também tinham uma razão de serem provados.

Mas eles continuaram obedecendo a Deus. Eles enfrentaram as suas dúvidas e medos. Eles não entraram em colapso ou na auto-piedade e me pergunto por que Deus estava permitindo que isso acontecesse com eles. Quando você vir a perceber que há um propósito divino por tras de suas provações, então o estresse de lidar com elas deverá diminuir.

Posso ter a confiança de que Deus entende o meu stress?

Romanos 8:35, 38-39
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ...
Porque eu estou bem certo de que nem morte nem vida, nem anjos, nem os principados, nem as potestades, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Hebreus 4:15
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas, em tudo foi tentado como nós somos, mas sem pecado.

Seja qual for a provação que você está passando não  pode separá-lo do amor de Deus. Ele entende! Jesus Cristo sabe o que é  e como é ser humano. Ele nos ama.

Peça a Deus para ajudá-lo a aprender a lição que Ele tem para você. Peça a Deus para ajudá-lo a construir sua personalidade através de seu julgamento. Não há nada de errado em deixar Deus saber que você está tendo problemas e que você precisa de sua ajuda. Ele quer que você confie nEle  para obter a ajuda que você necessita.


Ap Ailton Guimarães



Nenhum comentário:

Postar um comentário