Music Center

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Superando a Raiva

Superando a Raiva

Todo mundo tem que lidar com a raiva de vez em quando. Mas qual é a melhor maneira de lidar com isso? Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender o que a raiva realmente é. A raiva é uma emoção muitas vezes caracterizada por sentimentos de grande descontentamento, indignação, hostilidade, ira e vingança. Muitas vezes, reagindo com raiva é como expressamos nossa insatisfação com a vida. É definido na língua grega como o mais forte de todas as paixões. A raiva começa com um sentimento que muitas vezes é expresso em palavras ou ações. Nós sentimos algo e consequentemente há uma reação.

Chegar à raiz do problema

A raiva é o fruto de raízes podres. Uma das raízes primárias da raiva decorre da família. Pessoas com raiva vêm de famílias com raiva porque eles aprendem com os seus modelos e continuam o mesmo comportamento em suas próprias vidas, e acabam transferindo-a para os seus filhos.

Outras Raízes do Ódio

Injustiça - quando as pessoas nos maltratam, mas não há nada que possamos fazer sobre isso, ficamos com raiva porque sentimos que não é justo. Tanto quanto nós gostaríamos de mudar a situação ou a pessoa que está nos tratando mal, nós não podemos. As pessoas não podem mudar as pessoas; só Deus pode mudar as pessoas. Por isso, é melhor gastar a nossa energia orando pelo ofensor.

Contenda - que está escondido, raiva reprimida, começa com o julgamento, fofocas, calúnias e pensar muito bem de si mesmo. Contenda chega frequentemente a discussão, brigas, desentendimentos aquecidos e correntes de raiva.

A impaciência - muitas vezes a raiva é produzida quando não conseguimos o que queremos, quando queremos. Quando o nosso progresso é impedido ou retardado por causa dos outros, é fácil tornar-se impaciente. A maioria de nós luta com impaciência diariamente simplesmente por causa do mundo acelerado de hoje.

O abuso de qualquer tipo - de natureza sexual, física, verbal, emocional ou mental quase sempre leva à raiva. Eles representam todas as injustiças, que eventualmente deixam a sensação de impotência. Abuso de qualquer tipo não pode ser ignorado. Temos de lidar com isso e processá-lo antes que possamos ficar livres da raiva.

Necessidade insatisfeita - também pode produzir raiva. Todos nós temos necessidades que podem e devem ser cumpridas por aqueles mais próximos de nós; no entanto, eles não sabem  entender nossas necessidades, a menos que nos comuniquemos com eles. Mas, mesmo assim, eles podem, por vezes, não conseguirem atender às nossas necessidades. Portanto, a resposta é ir a Deus com as nossas necessidades e não para outras pessoas.

Ciúme - raiva causada por ciúmes foi uma das primeiras emoções negativas mencionadas na Bíblia. Gênesis 4 nos diz que Caim matou seu irmão Abel, porque ele estava com ciúmes, a ponto de estar com raiva. Embora este seja um dos resultados mais extremos de ciúme, ele nos lembra de como o ciúme pode ser perigoso.



Na sociedade de hoje, muitas pessoas sentem que seu estado é dependente de seu cargo ou posição na Igreja. Por causa dessa mentalidade, eles estão com medo de que alguém possa ser promovido à frente deles. O ciúme faz com que eles tentem ser importantes aos olhos do homem. Se você tem esse problema, compreenda que Deus o colocou  onde você está por um motivo. Ele sabe o que está em seu futuro, e ele pode ter você em treinamento para isso agora. Há uma grande diferença entre ser capaz e estar pronto para fazer uma coisa específica. Portanto, não despreze os dias de pequenos começos. Lembre-se, temos de responder a Deus. Nossas recompensas vêm de obedecer aos chamados específicos que Ele colocou em nossas vidas, não das grandes coisas que realizamos.

Outras raízes que levam à raiva incluem o medo de confronto, insegurança e sentimento controlado por um emprego ou outras pessoas e os seus problemas. Eu costumava ficar bravo com as pessoas que me controlavam, até que Deus me disse um dia: "Você é tão culpado quanto eles , porque você está deixando que eles façam isso." Não devemos colocar pressão excessiva sobre nós mesmos, fazendo muitos compromissos só porque nós não queremos dizer não a alguém. .

Máscaras de Raiva


Às vezes, usamos máscaras para encobrir as coisas que nós não queremos que ninguém veja. Se estamos abrigando raiva, pensamos que mascarando-a impedimos que os outros conheçam quem verdadeiramente somos. Então, nós nos escondemos atrás de uma variedade de máscaras em uma tentativa de enganar as pessoas para pensar que somos algo ou alguém que não somos. Eu descobri que as pessoas respeitam você mais se você compartilhar o seu verdadeiro eu com eles ao invés de tentar esconder tudo. Afinal, as pessoas podem dizer quando algo não está certo. Você pode pensar que está escondendo a sua raiva, mas, eventualmente, ela vai encontrar uma maneira de sair, ou no tom de voz, na linguagem corporal ou atitudes. Algumas pessoas usam a máscara fria. Quando alguém faz com que fiquem com raiva, eles podem dizer que já perdoaram, mas tornam-se frios, mostrando nenhum calor ou emoção ao lidar com esse indivíduo. Essas pessoas vivem uma existência solitária. Porque eles estão com tanto medo de serem feridos, eles evitam os próximos relacionamentos significativos. Este é um exemplo clássico de "escolher a sua dor." Eles vão escolher a dor de viver uma vida isolada e solitária em vez de trabalhar com o problema, determinados a desenvolver boas amizades. Outras pessoas gostam de usar a máscara do silêncio como tratamento. Eles dizem que não estão com raiva de você, mas eles se recusam a falar com você, ou que só se comunicam quando é absolutamente necessário, geralmente com um grunhido ou aceno de cabeça. Quando as pessoas evitam estar, tocar, ou fazer coisas para a pessoa que está com raiva, eles estão se escondendo atrás de uma máscara, o que não é a resposta.

Encare a verdade ... e escolha sua dor

Se você quiser as coisas grandes e firmes que Deus tem para você, você deve chegar à raiz da raiva e lidar com ela. Livrar-se das máscaras e enfrentar as coisas que aconteceram em sua vida que fizeram você ser do jeito que é hoje. Admita que você não pode mudar por si mesmo. Até que a raiz seja removida, ela vai continuar a produzir um fruto ruim após o outro. Muitas vezes passamos a vida lidando com o mau fruto do nosso comportamento, mas nunca cavamos fundo o suficiente para chegar à raiz do problema. Na verdade, quando somos confrontados com raiva, temos de escolher a nossa dor. Cavar fundo para cuidar da mau raiz é doloroso, mas é a única forma duradoura para cuidar do problema. Podemos sofrer positivamente, fazendo o que é certo ou podemos ceder ao plano do diabo. Mas lembre-se, o mesmo diabo que o tenta a seguir os seus sentimentos humanos mais tarde irá condená-lo por isso. Você deve decidir se deseja lidar com a dor que irá levá-lo a um novo reino de glória ou manter a sua mesma velha dor e tentar escondê-la enquanto ela está apodrecendo dentro de você.

Pedro diz que devemos ser bem equilibrados e temperados, resistindo ao diabo em seu início (ver 1 Pedro 5: 8-9). Quando você começar a sentir raiva, é o momento perfeito para exercer o fruto do auto controle. Você pode ter uma boa razão para estar com raiva, mas não use isso como desculpa para ficar desse jeito. Em vez de negar ou justificar, peça a Deus para ajudá-lo a lidar com isso de uma forma positiva. Romanos 12:21 dá bons conselhos: “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”. Quando Satanás atacá-lo, em vez de ficar com raiva, vá abençoar alguém. Responder de forma positiva é o oposto do que o inimigo quer que você faça, frustrando o seu plano para mantê-lo chateado. Isso não vem naturalmente, e nem sempre é fácil, mas quando fazemos o que podemos fazer, Deus fará o que não podemos não podemos fazer. “Não te apresses no teu espírito a estar zangado ou aborrecido, por que a raiva e a irritação alojam-se no seio dos tolos” (Eclesiastes 7: 9). Se permitirmos a raiva, estamos apenas sendo tolo. Devemos entregar a raiva e as pessoas que a causaram a Deus e deixá-Lo cuidar deles. “... Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19). Confie em Deus e Ele vai cuidar de você e protegê-lo. Você não pode mudar seu passado, mas quando você entrega-lo a Deus, Ele vai usá-lo para lhe conduzir a um futuro melhor. .

Raiva é Pecado?


Toda raiva é pecado? Não, mas algumas delas são. Mesmo o próprio Deus tem a justa ira contra o pecado, a injustiça, a rebelião e a mesquinhez. A raiva, por vezes, serve a um propósito útil, por isso não é necessariamente sempre um pecado. Obviamente, nós vamos ter sentimentos negativos, ou Deus não teria necessidade de fornecer o fruto do auto controle. Assim, sendo tentado a fazer algo não é pecado. É quando você não resiste à tentação que se torna pecado. Deus às vezes nos permite sentir raiva, então vamos reconhecer quando estamos sendo maltratados. Mas, mesmo quando experimentamos verdadeiras injustiças em nossas vidas, não devemos desabafar a raiva de uma maneira inadequada. Devemos precaver-nos contra permitir que a raiva nos arraste para o pecado. Efésios 4: 26-27 nos diz: “Quando irritado, não pequeis; Não deixe nunca sua ira (sua exasperação, sua fúria ou indignação) durar até que o sol se ponha”. Não deixe nenhum ponto de apoio para o diabo [não dê oportunidade a ele]. Recuse-se a dar ao diabo alguma oportunidade de obter uma posição em sua vida através da raiva.

Toda raiva, independentemente da sua causa, tem o mesmo efeito em nossas vidas. Ela nos perturba, levando-nos a sentir a pressão. Mantendo a raiva trancada dentro de nós e fingindo que ela não existe pode até ser perigoso para a nossa saúde. Na maioria das vezes nós estamos prejudicando a nós mesmos, e a pessoa que nos irritou nem sequer é consciente disso. Portanto, temos de assumir a responsabilidade por nossa raiva e aprender a lidar com isso.  Já passei por alguns momentos difíceis na minha vida, e por muitos anos essas experiências me fizeram sentir miserável. Quando você enfrenta a sua raiva e decide lidar com isso da maneira de Deus, você pode superá-la. O Espírito Santo nos dá o poder de ser estáveis e andar no fruto do Espírito. Nós temos o poder de perdoar aqueles que  fizeram injustiças em nossas vidas e amar as pessoas desagradáveis.

Tomar medidas para Liberdade

As pessoas nascem para serem livres; é um dom de Deus. Nós não estamos livres de responsabilidade, mas livres para sermos guiados pelo Espírito Santo. Toda vez que a nossa liberdade é tirada, experimentamos raiva. Você está disposto a passar por tudo o que é preciso para ser livre, ou você quer ficar na bagunça que está para o resto de sua vida? Se você quer ser livre, basta começar a fazer o que Deus quer que você faça, um passo de cada vez, e você vai finalmente sair de suas dificuldades. Quando estamos lutando contra a raiva, temos de perceber que “... não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Quando Satanás te deixa com raiva, lembre-se que ele está tentando impedi-lo de realizar a vontade de Deus em sua vida.

Em 2 Timóteo 4: 5, Paulo disse a Timóteo para ser calmo e sóbrio para manter e exercer as funções de seu ministério. Esse é um bom conselho para todos nós. Quando ficamos com raiva, devemos acalmar e começar a fazer o que Deus nos chamou para fazer. Pode ser difícil mas  cabe a você! Se você está louco sobre algo, e com raiva, em vez de deixar que isso arruine a sua vida, transforme isso em algo bom. Vença o mal e a raiva orando por aqueles que ferem e abusam de você. Perdoe-lhes e seja uma bênção para eles. Pode não ser fácil no início, mas quando você tomar a decisão de fazer isso, Deus cuidará do resto.

Ap Ailton Guimarães


9 comentários:

  1. Nossa gostei muito de seus ensinamentos, DEUS LHE ABENÇOE GRANDE MENTE MEU QUERIDO IRMAO.FIQUE NA PAZZZ..😁😁

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa lição, aprendi muito com ala.

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo pastor pois essa liçao abril os meus olhos pra tomar novas atitudes na hora da raiva

    ResponderExcluir
  4. Me ajude pastor eu estou com tanta raiva de umas pessoas que isso tá tirando o meu sono.. pesquisei e achei esse ensinamento do Senhor.. me ajude

    ResponderExcluir
  5. DEUS É A SABEDORIA , NOSSO CAMINHO

    ResponderExcluir