Music Center

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Marcas do Compromisso Cristão



Historicamente , os cristãos têm exibido um número de diferentes tipos de símbolos para marcar sua identidade como crentes. Alfinetes de lapela e correntes no pescoço com cruzes de ouro não são novidade. Eles têm sido usados ​​quase desde o início do cristianismo como marcas de identificação para os crentes. Nos últimos anos, adesivos , cartazes , camisetas, bíblias decoradas, e jaquetas com insígnias bordadas todos têm sido usados ​​por pessoas que tentam se identificar como cristãos. Eu não tenho nada contra tais símbolos , exceto que eles são totalmente superficiais.

Como cristão, se você usar um botão, exibir um adesivo , ou usar qualquer outro tipo de símbolo visível é de nenhuma conseqüência real. (Na verdade , a maneira como alguns cristãos dirigem, por exemplo, nos levariam a desejar que retirassem tais símbolos ) Mais importante , e infinitamente mais definitiva do que todos os pinos e etiquetas e botões , são os sinais internos, espirituais de um verdadeiro crente .

Em João 13:31-38 , Jesus dá três marcas distintivas de um cristão comprometido . Lembre-se , o ministério terreno de Jesus estava chegando ao fim. Era a noite antes de sua morte . E Ele estava gastando essas últimas horas com os seus discípulos para prepará-los para a sua saída . Ele tinha visto Judas deixar Sua presença eternamente . Quando Judas se foi, Jesus voltou-se para os onze discípulos restantes e deu-lhes um discurso de despedida.

Portanto, quando [ Judas ] tinha saído , Jesus disse: "Agora é o Filho do Homem glorificado , e Deus é glorificado nele ; . Se Deus é glorificado nele , também Deus o glorificará em si mesmo , e glorificá-lo imediatamente Pouco crianças , eu estou com você um pouco mais você vai procurar -me ,. e, como eu disse aos judeus , agora eu também digo a você : ' para onde eu vou , vós não podeis ir ". Um novo mandamento vos dou : que vos ameis uns aos outros , assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Com isso todos saberão que sois meus discípulos , se tiverdes amor uns pelos outros. "

Simão Pedro disse-lhe: "Senhor, para onde vais ? "

Jesus respondeu: " Para onde eu vou , você não pode seguir -me agora, mas você deve seguir mais tarde. "

Pedro disse-lhe : "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu dou a minha vida para você. "

Jesus respondeu: " Darás a tua vida por mim? Verdade, em verdade vos digo que , um galo não cantará até negar -me três vezes. "

Essa passagem apresenta a última comissão de Jesus aos seus discípulos antes de ir para a cruz. Sua mensagem de despedida , que continua através de João 16 , contém todos os ingredientes que precisamos saber sobre o discipulado . Na verdade, os conceitos básicos do ensino de Paulo sobre o tema do discipulado vem dessa passagem de Jõao. Assim estas palavras finais do nosso Senhor em sua última noite com os discípulos são estratégicos para a nossa compreensão do que Cristo espera de nós como crentes. Aqui, Jesus dá três marcas distintivas de um cristão comprometido . Estes ingredientes devem ser evidente na vida de cada discípulo.

Uma preocupação interminável com a Glória de Deus



Primeiro, o cristão comprometido está preocupado e absorvido com a glória de seu Senhor. O propósito para o qual nós existimos é para dar glória a Deus , por isso é justo que esta seja a primeira marca de um cristão comprometido . Ele está preocupado apenas com a vida para dar glória a Deus. Ele não está preocupado com si mesmo. Ele não está preocupado com a sua própria glória . Ele não está preocupado com o que traz honra para ele. Ele não está em um frenesi de popularidade. Ele não está tentando subir a escada , para conseguir algo maior e melhor para si mesmo.

Sua maior preocupação é a glória de Seu Senhor. Ele vive de modo que tudo o que faz dá glória a seu Senhor. Ele percebe que não importa o que as pessoas pensam dele , mas apenas que eles glorificam a Deus . Seu motivo , o seu tema , seu objetivo , sua razão, seu propósito é dar ao Senhor a glória em tudo que faz . Sua vida reflete os atributos de Deus , e Deus é louvado pela forma como ele vive .

A preocupação com a glória de Deus , então, é uma das marcas de um verdadeiro discípulo . É o coração da razão para nossas existências , uma paixão ardente que herdamos de nosso Senhor .


Um amor infalível para os Filhos de Deus

amor infalível de uns para com os outros


Não só é o discípulo comprometido preocupado com a glória de seu Senhor, mas ele também é preenchido com o Seu amor. Talvez esta marca distintiva do cristão comprometido é o mais significativo de tudo em termos de vida prática .

E mesmo que os discípulos já não eram capazes de se alegrar na presença visível de Jesus , eles ainda desfrutavam de uma completa experiência rica em amor, pois eles tinham um depositário do amor em suas próprias vidas. Na verdade, o amor seria a sua principal marca distintiva : . "Um novo mandamento vos dou : que vos ameis uns aos outros , assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros Com isso todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros. " Essas palavras de Cristo tiveram um impacto tão profundo sobre o apóstolo João que ele fez delas a mensagem de sua vida. Ele repetiu isso em 1 João 3:11 : "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros . "

Que tipo de amor marca um verdadeiro discípulo ? Jesus disse: " Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. " Isso define o alto padrão, não é? O amor de Jesus é altruísta , sacrificial, indiscriminado , compreenssivo e perdoador. A menos que o seu amor seja assim, você não ter cumprido o novo mandamento.

Se a igreja existiu nesse tipo de amor , seria absolutamente dominar o mundo . Infelizmente, esse não é o caminho a igreja professa opera . Existem facções , pequenos grupos, divisões e panelinhas . Pessoas fofoca, backbite , falar e criticar. O mundo olha , e não vejo muito amor. Portanto, não há nenhuma maneira para eles para saber se aqueles que se chamam cristãos são reais ou não.

Como podemos manifestar o amor de maneira visível? Primeiro, podemos admitir quando tivermos prejudicado alguém. Se você não estiver disposto a ir até alguém que você injustiçado e fazer as coisas direito , você nunca será um cristão comprometido , e todo o corpo de Cristo será incapacitado por causa de sua falta de vontade de amar.

A maior parte da amargura dentro da igreja visível não tem nada a ver com as diferenças doutrinárias. Ele se dá em decorrência de uma falta de amor, e uma relutância em aceitar a humildade que o amor exige. Uma segunda maneira de mostrar o amor é perdoando aqueles que nos ofenderam,  se nos é pedido ou não. Não importa o quão sério o mal que tenha sofrido, o amor exige que você perdoe. Cristo perdoou os que haviam zombado dele, cuspir nele , e depois o crucificaram .

Você realmente quer para manter um testemunho de amor neste mundo? Em seguida, aceitar tudo o que vem à sua maneira , louvado seja o Senhor, e deixe seu amor fluir através de você para a pessoa que te ofendeu . Esse tipo de amor iria confundir este mundo .

O verdadeiro amor é caro , e aquele que ama verdadeiramente terá que sacrificar , mas enquanto você sacrifica neste mundo você está ganhando incomensuravelmente no reino espiritual .


Uma lealdade inabalável para o Filho de Deus



Uma terceira marca do cristão comprometido é a lealdade. É muito mais do que aquilo que está implícitamente expresso no contexto de João 13. No entanto, você pode ver através da vida de Pedro, que falhou muitas vezes, mas finalmente provou ser um crente verdadeiramente empenhado e um verdadeiro discípulo. Com ele aprendemos uma série de princípios intensamente práticos que podem fazer a diferença em nossas vidas.

Discipulado é mais do que uma lealdade prometida. Ele deve ir além de fazer um voto a Deus (que muitos tendem a fazer levianamente e com frequência ). O discipulado exige uma lealdade praticada, operacional , um  tipo de lealdade que se mantém sob qualquer tipo de pressão. Toda essa conversa sobre Jesus indo embora deve ter profundamente incomodado Pedro. Ele não podia suportar a idéia de deixar Jesus. Mateus 16:22 mostra vividamente quão intensamente Pedro odiava a idéia da morte iminente de Jesus. Jesus havia predito Sua crucificação e ressurreição, e Pedro, sempre o porta-voz dos discípulos tenta dissuadí-lo. Jesus tomando-o à parte, começou a repreendê-lo . Esta foi uma atitude egoísta teimosa por parte de Pedro, que não queria que Jesus fosse tirado dele sob quaisquer condições. Jesus " virou-se e disse a Pedro: " Para trás de mim , Satanás Você é uma pedra de tropeço para mim ; ! Para você não está definindo a sua mente sobre os interesses de Deus , mas do homem "( v. 23) .

Jesus estava completamente ciente da atitude de Pedro , e  aproveitou a oportunidade em João 13:36-38 para ensinar a Pedro uma lição sobre a verdadeira lealdade :

Simão Pedro disse-lhe: "Senhor, para onde vais ? "

Jesus respondeu: " Para onde eu vou , você não pode seguir -me agora, mas você deve seguir mais tarde. "

Pedro disse-lhe : "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu dou a minha vida para você. "

Jesus respondeu: " Darás a tua vida por mim? Verdade, em verdade vos digo que , um galo não cantará até negar -me três vezes. "

O coração de Pedro estava queimando de amor por Jesus. Mas enquanto o seu amor por Jesus era admirável , sua jactância era tola . Sua recusa em aceitar as palavras de Jesus era apenas orgulho teimoso. Em essência, ele estava dizendo: " Se tudo o que você vai fazer é morrer , eu vou ser feliz para morrer contigo ". Mas ele estava falando precipitadamente , como um fanfarrão. Talvez ele tenha dito isso para o benefício de todos os discípulos , mas ele estava dizendo isso na carne. O pior de tudo , a mensagem de Jesus foi: " Eu sei melhor do que você . "

Você pode imaginar o choque que foi o de Pedro quando Jesus previu que ele o negaria naquela mesma noite.

Talvez esta seja a coisa mais importante que aprendemos com Pedro: Deus pode transformar uma vida quando, finalmente ela ceder a Ele.

Que tipo de cristão você é? Onde verdadeiramente está sua preocupação hoje? Você tem amado ao seu próximo como Cristo te amou? E como anda sua lealdade a Cristo e às Suas promessas? Há sinais visíveis, particulares, que mostram que você é um crente profundamente comprometido?

Você pode não ter as marcas de um cristão comprometido, mas Deus pode transformar você em um verdadeiro discípulo se você simplesmente se render e deixar que Ele faça a Sua vontade. A vida de um cristão comprometido pode ser cara , mas é o único tipo de vida que realmente importa para a eternidade.


Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário