Music Center

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A Ganância Por Bens Materiais



O Problema De Ser Ganancioso Por Bens Materiais


Introdução

Deus escolhe seus servos com muito cuidado. Agrada-lhe a usar muitos tipos diferentes de pessoas. Ele os usa para fazer o que ele quer. Ele não é como nós. Nossas atitudes e interesses muitas vezes são firmes. Nós decidimos sobre algumas coisas e não queremos mudar.

Este estudo nos fala de tempos importantes na vida dos judeus. Era o tempo depois que os  judeus retornaram da Babilônia . As pessoas chamam -lhes  “exilados” . Foram anos muito difíceis. Nem todas as pessoas foram para a Babilônia. O inimigo deixou um grupo de judeus em sua própria terra , Judá .

Este grupo se sentiu confuso . Eles não entendiam as coisas. Eles não sabiam por que Deus tinha deixado essas coisas ruins acontecem. Sentiam-se muito tristes. Eles não tinham força moral e nem dinheiro . Sua terra estava em um estado muito ruim. O inimigo tinha destruído os muros da cidade. O povo desejava duas coisas . Em primeiro lugar, eles queriam condições financeiras . Em seguida, eles queriam a restauração de sua nação para se sentirem seguros.

Agora, os  exilados voltaram da Babilônia . Talvez as coisas iriam melhorar. Eles poderiam voltar a ter esperança de um futuro melhor. Então, as pessoas começaram a trabalhar duro em suas terras e casas. Isso foi uma coisa natural a fazer. Mas suas atitudes também mudaram. Os bens materiais tornaram-se importantes para eles. Eles tornaram-se egoístas e gananciosos. As pessoas em Jerusalém eram assim . Eles começaram a deixar Deus fora de suas vidas .

Deus queria que as coisas fossem certas para ser o primeiro em suas vidas. Então , ele enviou dois  profetas para falar com as pessoas. Eles eram muito diferentes entre si. Um deles era um jovem que teve visões. Seu nome era Zacarias. Ele viu as verdades em forma de imagens . Então, o que ele disse foi muito dramático . ( Leia Zacarias 02:04 ). Seria fácil se lembrar de sua mensagem. O outro  profeta foi Ageu  . Ele também tinha uma palavra de Deus . Mas seu método era diferente. Ele falou de uma forma clara e direta.

Ambos os homens serviam a Deus ao mesmo tempo . Seus objetivos eram semelhantes também. Esta poderia ser uma lição para nós. Podemos pensar que apenas um homem tem a palavra certa para os nossos tempos ! Foi assim nos tempos do Novo Testamento. Aconteceu na igreja de Corinto. Algumas pessoas pertenciam a um grupo. Outras pessoas eram seguidores de outro líder . Mas Paulo apelou a todos eles. Eles deviam perceber que  poderiam aprender com todos os professores . Deus escolheu usar diferentes homens. Seus métodos podem não ser os mesmos. Mas as pessoas podem aprender mais desta forma. ( Leia 1 Coríntios 1:11-17 e 3:3-10 , 21-23. ).

Da mesma forma , Deus usou os dois  profetas. Ele optou por usar Ageu . Ele optou por usar Zacarias. Ambos apelaram ao povo. Eles falaram sobre o seu dever para com Deus . Naquela época, poucas pessoas em Judá ainda pensavam nisso. Os dois  profetas eram diferentes. Seus apelos eram diferentes. Mas as suas mensagens eram semelhantes . Eles instaram o povo a colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas.

Este estudo é sobre Ageu . Vamos considerar sua mensagem. Devemos, então, ligá-la ao nosso tempo . A sociedade de hoje é semelhante. Torna-se cada vez mais ávida por bens materiais . O principal desejo das pessoas é conseguir. Eles não querem dar. As nações estão lutando por mais terras. As pessoas estão tentando conseguir mais dinheiro . As pessoas têm um pedido comum atualmente. É " Dê-me " (Lc 15:12) . Mas pode e deve ser diferente . Alguém pode se desculpar todas as coisas erradas que ele fez. Ele quer uma vida mudar. Esta é uma ambição boa. Ele se aproxima de Deus . Ele chora. E seu pedido maior deve ser : ' Faça-me "(Lc 15:19) .

O apelo de Ageu era muito simples e direto. Mas ele exigiu algo do povo. Eles devem mostrar que Deus era primeiro em suas vidas. Eles poderiam fazer isso através da construção do Templo  novamente. Eles haviam trabalhado duro em suas próprias casas. Eles gastaram muito dinheiro consigo mesmos . Agora era a hora de considerar seus caminhos. Eles haviam deixado Deus fora de suas vidas . Eles eram egoístas . Para eles Deus não parecia ser importante.

Ageu tem uma mensagem importante . Ela se encaixa com os nossos próprios tempos . As pessoas estão ávidos por coisas agora também. Elas também precisam de muitas coisas. Mas eles acham que as coisas vão satisfazê-los. Então, o que Ageu disse é verdade para nós hoje também.

Ageu foi um profeta corajoso e capaz. Vamos agora tentar entender seus pensamentos e seu ensino.


1 – A ganância por bens materiais tem um efeito terrível em nossas vidas

Ela vai nos levar para longe de Deus . Nós nos tornaremos orgulhosos . Estaremos satisfeitos com nós mesmos. Podemos tentar evitar isso . Mas isso vai acontecer no final. O povo disse : "Não é tempo para construir a casa de Deus " (1:2) . Eles só se preocupavam com uma coisa. Eles só queriam mais dinheiro. Então queriam agradar a si mesmos . Eles iriam esperar para construir o Templo  . Eles iriam construí-lo quando fosse conveniente para eles.

Zacarias estava falando neste momento também. ( Leia Zacarias 1:2-6 . ) As pessoas tinham se afastado de Deus . Disse-lhes as razões pelas quais eles tinham feito isso. Foi porque eles eram ávidos de coisas . Eles só pensava em suas posses. Há algumas passagens bíblicas importantes aqui. Eles são Provérbios 30:7-9 , Deuteronômio 6:10-12 ; 8:10-18 .

Há o desejo de coisas novas, mais dinheiro , melhores casas. Estas, e outras coisas , podem controlar os cristãos. Precisamos de uma atitude certa para posses. Há apenas uma maneira de ter isso. Devemos lembrar e obedecer as palavras do Senhor Jesus  . Ele disse que devemos colocar as coisas de Deus em primeiro lugar. ( Leia Mateus 6:33 . ) As pessoas não devem  pensar só em comida, bebida e roupas. Jesus advertiu que aqueles que não são cristãos verdadeiros fazer isso .



2 - É fácil colocar nossos próprios interesses em primeiro lugar

Então nós daremos  o resto para Deus. Ageu nos mostra que todos nós estamos em perigo de fazer isso. Em Ageu 1:4, o profeta  dá uma descrição clara. Muitas pessoas viviam em casas maravilhosas. Madeira cara cobria as paredes . Pedras eram muito baratas naquela época. Madeira nas paredes era um luxo . Ageu se atreve a mostrar-lhes que eles próprios tinham dado o melhor . Mas eles ainda disseram que não tinha dinheiro para a construção do Templo . Esta foi apenas uma desculpa . Eles não estavam sendo honestos.

Nós podemos ser culpados de fazer e dizer coisas semelhantes . Talvez nós ouvimos sobre uma grande necessidade . Mas nós dizemos que não podemos dar mais dinheiro . Mas isso pode não ser verdade. Poderíamos viver sem alguns dos nossos confortos . Só uma coisa a menos, um bem a menos poderia ajudar a suprir as necessidades da vida para outra pessoa.

3 -  Podemos insistir que devemos agradar a nós mesmos

Então, nunca teremos a satisfação real. Ageu dá uma grande descrição em 01:06. É uma figura de linguagem. Trata-se de um homem que é ávido por dinheiro. O que ele faz é apenas colocar seu dinheiro em um saco com muitos buracos. Alguém já disse assim: 'Nós perdemos o que gastamos em nós mesmos. "

Paulo declarou a mesma verdade. Ele escreveu uma carta a Timóteo. Ele disse: "Servir a Deus faz com que uma pessoa se torne muito rica. Mas ele deve estar contente com o que tem. "(Estas palavras são em 1 Timóteo 6:06). Paulo podia dizer isso, porque esta verdade era parte de sua própria vida. (Leia Filipenses 4:11-13 e 2 Coríntios 6:10).

Alguém pode gastar todo o seu dinheiro em si mesmo ou em sua família. Ele provavelmente não vai se contentar. Ele estará sempre querendo mais. O "saco com muitos buracos" é uma clara advertência. Ele fala de pessoas egoístas. Dinheiro não compra satisfação. Não faz  ninguém se tornar melhor.

4 -  Quando não agradar a nós mesmos, podemos honrar a Deus em nossas vidas

(Leia Ageu 1:7-8). Deus dá instruções claras. Ele diz: "Ide ... trazer madeira ... construir ... Isso trará honra para mim." Devemos honrar a Deus em nossas vidas. A maneira que nós gastamos nosso dinheiro deve agradá-Lo. Devemos cuidar de seus bens. Mas talvez nós pensamos que tudo o que temos nos pertence. Se fizermos isso, vamos usá-los sem cuidado ou oração. Nós devemos  pensar sobre essas coisas. (Leia 1 Coríntios 6:19-20.) O dinheiro que ganhamos pode trazer honra. Ele pode trazer honra para nós ou para Deus.

5 -  Deus às vezes tira a nossa ajuda

Ele faz isso para nos salvar de um destino terrível. Como em Ageu Ele permite que tenhamos  algumas posses para nos confortar. Mas não teríamos mais nada. Deus nos mostra o quanto precisamos dele (Ageu 1:9-11). As pessoas da terra trabalharam duro (1:9). Mas tudo deu em nada. Lembre-se que todos os nossos bens vêm de Deus. Deus parou a chuva, de modo que não havia nada para comer. Ele fez isto para fazer a nação pensar. Ele não queria que eles tivessem apenas dinheiro. Ele não queria que eles vivessem sem paz de espírito. Deus sabia que só ele poderia dar-lhes a segurança real. Caso contrário, eles seriam como as pessoas próximas a eles. Essas pessoas não conheciam a Deus.

O povo ouviu essa conversa de Ageu de (1:12). Eles decidiram construir o Templo . Então o profeta  poderia dar-lhes esperança. Ele lhes deu uma grande promessa. Deus estaria com eles todos os dias (1:13). Isso é bem mais precioso da vida.

6 - O dinheiro não pode comprar as melhores coisas da vida

Assim , é tolice querer apenas posses ( Ageu 2:1-9 ) . O povo terminou a construção do Templo  . Em seguida, alguns deles reclamaram. Este novo edifício não era tão bom quanto o antigo ! Há sempre pessoas como estas. Eles parecem gostar de perturbar outras pessoas. Seus pensamentos são apenas sobre o passado. 'As coisas costumavam ser muito melhores! " Ageu era muito grato por tudo o que Deus tinha feito. Ele também era grato por tudo o que Deus ainda faria. Assim , ele foi capaz de responder a estas pessoas. Ele concordou com eles sobre uma coisa. O edifício não era tão grande como a anterior. Mas a construção do  Templo mostrou algo ainda maior. Mostrou que todos os valores de Deus estavam na cidade ( eram as pessoas ) .

O dinheiro não pode comprar essas  coisas. Eles são dons de Deus . Observe como Deus repete sua promessa. Ele diz : "Eu estou com você. Meu Espírito permanece no meio de vós " ( 2:4, 5 ) . Isso vale mais do que todo o dinheiro do mundo.


7 –  Ser ganancioso para as coisas é ser egoísta, é ser triste

Logo afeta outras pessoas ( Ageu 2:10-19 ) . Coisas santas não são assim. Estar perto de coisas santas não faz as pessoas santas. Ageu deixa isso claro ( 2:12). Mas as coisas ruins afetam outras pessoas ( 2:13). Suas palestras foram perto do Templo  . Então , elas tinham um apelo imediato . Seu apelo era poderoso demais .

Ageu estava enfatizando dois fatos . Quando a vida não é santa, isso afeta outras pessoas. Também tem um mau efeito sobre a sociedade . Então , uma coisa é essencial. O povo de Deus deve ter padrões elevados. Eles devem amar a Deus acima de todas as coisas. Eles deviam ser leais também. Isto é o mais importante para Deus .

8 - Pense sobre o dia que está por vir

( Leia Ageu 2:20-23 ). Duas coisas podem tentá-lo . Em primeiro lugar, você pode se sentir tentado a buscar somente posses em sua vida. Em segundo  talvez a ambição egoísta comece a reinar em seus planos para o futuro. Se você fizer essas coisas, você estará colocando-as antes das coisas de Deus . Então , você deve se lembrar o que vai acontecer um dia. A última conversa de Ageu é sobre o futuro. Naquela época , todos os lucros humanos não terão nenhum valor.

Isto tem uma mensagem clara para nós. Lembre-se de um determinado fato . É o fato de que o  Senhor Jesus vai voltar. ( Leia Hebreus 10:34 ; . Tiago 1:10-11 e Mateus 6:19-21 ) Olhe para a frente e veja esse dia especial. Você vai entrar  no céu de Deus. ( Leia Hebreus 11:10 , 16. ) O seu capital na terra, seus bens materiais não vão importar mais . Apenas algumas coisas terão valor. São coisas que você talvez não tenha dado tanta importância. As coisas que você tem armazenado não terão nenhum valor.

Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus ( Mt 6.33 ), e a Sua Justiça. Deus pode, e muitas vezes nos dá bens materiais, mas não deve ser o nosso alvo. Nossa busca deve ser pela comunhão diária com Deus e pela salvação. Tudo o mais que tivermos nessa terra será consequência de nossa obediência a Deus ( Is 1.19 ). Se não pensarmos e não agirmos dessa forma corremos o risco de sermos rejeitados por Deus e, quando nos dermos conta pode ser tarde demais!

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário