Music Center

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Chamados Para a Santificação




CHAMADOS PARA SANTIFICAÇÃO



A Palavra do Senhor em I Ts 4.7 diz que o Senhor nos chamou para a santificação. Mas o que temos visto atualmente não se encaixa dentro daquilo para o qual o Senhor nos chamou. Homens, mulheres, jovens e até crianças que vivem em nossas igrejas, se dizem cristãos, e professam o nome de Cristo muitas vezes vivem como se nada disso fosse realmente verdade em suas vidas. Reflitamos um pouco...

As Santas Escrituras exortam que a santidade de Deus deve ser imitada. Esta é descrita em a primeira epístola de Pedro no capítulo 1 versículo 15 e 16 “[...] segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque está escrito está: Sede santos, porque sou santo.” Quando Deus ordenou aos cristãos ser santos, ele almeja que andem conforme os mandamentos. A santidade não é   conquistada mediante a prática de boas obras, mas desenvolvida mediante a prática da Palavra de Deus.

A santidade é demonstrada em nosso proceder

O termo “santo” significa “separado”. Nesse contexto todo cristão (autêntico) é santo, pois ele foi separado da vida que vivia e de suas práticas. Contudo “santidade” é refletida no viver diário, no convívio com outras pessoas, crentes ou não, nos negócios, no lar, na intimidade, etc.

A busca pela santidade começa em nós mesmos, naquilo que refletimos do nosso caráter cristão. Como alguém pode dizer que busca a santidade se continua mentindo, adulterando, sendo mais amigo do mundo do que de Deus, se rendendo às paixões carnais, não perdoando. Eis o que diz a palavra: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb 12.14”



Tradicionalmente, a santificação é classificada sob três aspectos:

(1) A santificação posicional é  o estado de santidade imputada ao cristão, no momento de sua conversão a Cristo. Denota condição espiritual e não tem a ver com sua situação carnal. Os crentes de Corinto poderiam, assim, ser chamado de "santos", embora eles estavam em um estado carnal (1 Coríntios 1:2).


(2) santificação progressiva se refere ao processo em nossas vidas diárias pelo qual estamos sendo conformados à imagem de Cristo. É o processo de se tornar o que somos em Cristo. Isto envolve a colocação fora dos velhos hábitos de mentir, roubar, calúnia, etc, e colocar as qualidades de Cristo, como  honestidade, misericórdia e amor (cf. Colossenses 3:01-10).

(3) santificação final é o estado de santidade que não vamos alcançar nesta vida, mas vai perceber quando estamos finalmente na presença de Deus: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ele não apareceu ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é "(1 João 3:2). Santificação, o despojar do velho homem, e à colocação da justiça de Cristo, é tridimensional: posicional, progressiva e definitiva. O argumento do apóstolo Paulo em Romanos 6 é que somos obrigados a experimentar a santificação progressiva por causa da nossa santificação posicional realizada na cruz do Calvário.


A verdadeira santificação começa com a renovação de sua mente. Você deve saber a verdade, pura e simples. Não há prêmio em ignorância na santificação. Você nunca conseguirá chegar lá através de alguma experiência emocional ou mística. O crescimento espiritual não vai acontecer por osmose -  requer a disciplina de constantemente ir colocando a verdade de Deus em sua mente.

Não existem atalhos para a santificação - a falta de conhecimento bíblico sempre retardar seu crescimento espiritual. Além da verdade da Escritura, simplesmente não há mecanismo para conter sua carne pecaminosa. O legalismo não pode fazê-lo. O pragmatismo também não pode. O mesmo vale para o misticismo e sacramentalismo . O único método certo para o verdadeiro crescimento espiritual começa  absorvendo a verdade eterna de Deus.

À medida que você crescer em sua compreensão da Bíblia , você começa a desenvolver convicções. Essas convicções ou crenças determinam como você vive, ou pelo menos como você se esforça para viver. Como a verdade de Deus assume a sua mente , produz princípios que você não deseja violar. Isso é santificação - é a transformação do seu coração e sua vontade que te obriga a obedecer a Palavra de Deus.

Em toda a Escritura, vemos mais e mais que o povo de Deus realmente ama a Sua verdade. Como Davi diz no Salmo 119, a Palavra de Deus é "mais desejável ​​do que o ouro, sim, do que muito ouro fino;. Mais Doces do que o mel e o destilar dos favos" Tire algum tempo nos próximos dias e leia o Salmo 119 , mantendo-se a par de como David diz que ama e se deleita na lei do Senhor. Amar a Palavra de Deus é um tema inevitável ao longo dos salmos, e é uma atitude que será refletida no processo de nossa santificação.

Se você está realmente crescendo espiritualmente, você não lê a Bíblia por mera educação. Você não lê como uma curiosidade significava simplesmente para a estimulação intelectual. Você não a  estuda apenas para ganhar uma discussão. Você não a aborda casualmente ou de maneira descuidada, e você não ignora sua verdade levianamente.
 

Se você está realmente crescendo, você vem à Escritura ansioso por um alimento espiritual que só ela proporciona. Assim como Pedro escreveu: "Ansiais como bebês recém-nascidos, o leite puro da Palavra, para que por ele vos seja dado crescimento" (1 Pedro 2:2). Seu carinho e fome da Verdade de Deus será insaciável, e nada vai impedi-lo de buscá-la.
 

Mas você não vai amar verdadeiramente a Palavra de Deus, se não moldar a maneira como você vive. E não pode moldar a forma como você vive, se você não sabe disso. É por isso que todos os métodos ou padrões para o crescimento espiritual que não começam com o estudo da Verdade de Deus não pode levar você a verdadeira santificação.

Enfim, somos chamados para a santificação. O Senhor nos dá todas as ferramentas necessárias para buscá-la. No entanto, sem o estudo, a leitura e o amor à Palavra de Deus não pode haver santificação verdadeira. Mesmo sabendo que o processo de santificação nunca será completado nesta vida não devemos desanimar. Nesta vida a santificação é progressiva, um pouco a cada dia. E somente a Palavra constitui elemento sólido para a santificação.

Amemos a Palavra, vivamos a Palavra e busquemos a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus...

Ap Ailton Guimarães


2 comentários:

  1. PROVÉRBIOS 18:9
    O Negligente na sua obra é irmão do desperdiçador.
    MENSAGEM EXTRAORDINÁRIA PARA TE LEVAR A VENCER E REALIZAR OS SEUS SONHOS!!!
    PROVÉRBIOS 18:9
    O Poder do Espírito Santo dominou o Missionário Geraldo Trindade nesta pregação.
    MUITO FORTE GENTE!!!
    Você precisa ouvir isto!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=kinyOKfeiB8&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. ZACARIAS 3:
    1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

    2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?

    3 Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo.

    4 Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos.

    5 Também disse eu: Ponham-lhe sobre a cabeça uma mitra limpa. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no; e o anjo do Senhor estava ali de pe.

    6 E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo:

    7 Assim diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui.

    8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
    ACESSE O LINK DA PREGAÇÃO À BAIXO:
    https://www.youtube.com/watch?v=gVDA0WxyA30&feature=youtu.be

    ResponderExcluir