Music Center

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nós Devemos Nascer de Novo



Nós Devemos Nascer de Novo
Jo 3.1-19


Introdução : George Whitefield, o evangelista de mais de cem anos atrás, foi perguntado por que ele pregou tantas vezes em " Necessário vos é nascer de novo. " Ele respondeu: " Porque você deve nascer de novo ! "

A pergunta é a pergunta mais importante que um homem pode fazer “ porque nascer de novo?”

A eternidade repousa sobre a resposta, o céu ou o inferno.

Tem havido muita confusão sobre qual é o significado da frase bíblica " nascer de novo" .
Esta é uma frase bíblica cujo significado parece ter se tornado confuso para muitos.

Muitas pessoas que vivem estilos de vida imorais afirmam ter nascido de novo , até mesmo estrelas do rock afirmam que nasceram de novo .

Satanás sempre tem um substituto para tudo o que o Senhor faz até mesmo ao ponto de apresentar ao mundo um "anti-Cristo".
 
Mas o fato de o Diabo falsificar as coisas de Deus, não vai de qualquer forma alterar a verdade da Bíblia ou a verdade que é preciso nascer de novo e isso significa receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador para a salvação e mostrar evidências de ser salvo e transformado. Nascer de novo refere-se à transformação que Jesus traz para aqueles que acreditam que pela fé foram salvos.

I. O que o novo nascimento não é !

A. Não é Religião !

        1 . Nicodemos era um fariseu muito religioso. V10 . Jesus disse-lhe que ele devia nascer de novo . Nicodemos era um judeu orgulhoso, religioso. Ele , como a maioria dos judeus acreditava que nascer como um judeu, as suas boas obras, e guardando a lei isso lhe conferia o direito de entrar no Reino dos Céus. Não era o povo escolhido de Deus e a menina dos olhos de Deus? É preciso entender que a maioria dos judeus não estavam procurando por um Messias espiritual, mas um salvador político. A pregação de Jesus deixou claro que o reino do Messias prometido à Nação de Israel foi herdado espiritualmente. Nicodemos e os líderes religiosos de sua época não sabiam nada do renascimento espiritual. Assim como algumas igrejas de hoje , ensinam que a salvação é ser membro de uma igreja particular, fazendo um ritual como o batismo , ou boas obras ( deixando claro que o batismo e as boas obras são necessárias mas em si mesmas não redundam em salvação ). Assim, Jesus estava dizendo a Nicodemos que nascer de um judeu não iria levá-lo para o céu ... ele devia experimentar o novo nascimento, nascer de novo pelo Espírito de Deus. Infelizmente, aqueles que tentam merecer ou ganhar sua salvação por seus atos religiosos estão perdidos em seus pecados e  também não vão entrar no céu a menos que nasçam de novo.

        2 . Saulo de Tarsus , que depois de salvo foi chamado Apóstolo Paulo, era tão religioso e devoto que entre os judeus como não havia outro igual .... No entanto , ele era um homem perdido e precisava nascer de novo.

        3 . Cornélio, um centurião romano , como Atos 10:2 diz,  era um homem piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e fazia muitas esmolas ao povo e orava a Deus . Cornelio  era muito religioso , mas ele não nasceu de novo. Deus enviou Pedro até ele, para falar-lhe de Jesus Cristo , e Cornélio creu e foi salvo ... então ele nasceu de novo.

        4 . Jesus disse a seus discípulos sobre um fariseu e um publicano que foram ao templo para orar.

            " O fariseu, de pé , assim orava consigo mesmo: Ó Deus , graças te dou , que não sou como os demais homens , roubadores , injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano . Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo o que possuo. mas o publicano, estando de longe , nem ainda queria levantar muito os olhos ao céu, mas batia no peito , dizendo: Ó Deus , sê propício a mim, pecador . digo-vos que este desceu para a sua casa justificado e não o outro , porque todo aquele que se exalta será humilhado, e aquele que se humilha será exaltado (Lucas 18:11-14 ) .”

        Este fariseu não era roubador , injusto, ou adúltero . Ele era um homem religioso que jejuava duas vezes por semana , deu o dízimo de tudo que ele tinha. No entanto, ele não foi salvo , não nasceu de novo.
        O publicano , bateu no peito e gritou a Deus Ele que fosse misericordioso com ele porque ele era um pecador. Jesus disse que o publicano foi salvo o fariseu foi embora perdido.

        2 . Nascer de novo é uma mudança interior no coração de uma pessoa , ao passo que a religião leva a fazer alguma coisa, como um ato ritual ou religioso. Atos religiosos qualquer um pode fazer e têm o fim em si mesmos, no entanto nascer de novo é uma obra do Espírito e somente o Seu Poder pode realizar no ser humano mediante a sua disposição em crer em Jesus e acima de tudo em obedecer.



B. Não é uma Resolução!

No Ano Novo muita gente faz uma resolução de parar de fazer algo que eles sentem é errado. Uma resolução é algo que o ser humano faz por uma decisão e por um esforço próprio e que pode ser cumprido, ou não. Nascer de novo não poder ser conseguido mediante esforço próprio.   Ninguém pode oferecer a sua justiça , em vez de Jesus de Cristo  o Justo. Ninguém pode oferecer suas boas obras , em vez do sacrifício de Jesus Cristo , e o sofrimento pelos pecados dos homens. Nada substitui Jesus!


1 . Gal . 02:16 . Um homem é justificado pela fé!

        " Sabendo que o homem não é justificado por obras da lei , mas pela fé em Jesus Cristo , temos também crido em Jesus Cristo, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei : pois por obras da lei nenhuma carne será justificada " .

2 . Ef . 2:8-9 Porque pela graça sois salvos  .

        "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós , é dom de Deus : Não vem das obras , para que ninguém se glorie. "

C. Não é uma Reforma!

O problema do homem é no interior! Ele precisa ser mudado internamente , não apenas limpar a sua aparência exterior.

1 . Muitos afirmam ser cristãos, filhos de Deus.

Muitas vezes, por um tempo e por esforço próprio as pessoas conseguem mudar suas vidas de alguma forma, e ainda assim permanecem perdidos e não regenerados .Mas com o tempo , caso não tenham sido alterados por dentro as velhas formas vão voltar. Mudança exterior que não vem de uma mudança interior não salva .

2 . Jesus alertou para a mudança exterior que não foi o resultado de uma mudança de coração e de verdadeira salvação .

Em Mateus . 12:43-45 , Jesus disse: "Quando o espírito imundo sai do homem , anda por lugares áridos , buscando repouso, e não o encontra Então diz: Voltarei para minha casa donde saí. ; e quando ele vier, achando-a vazia , varrida e adornada Então vai , e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando , habitam ali : . e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. Mesmo assim será também a esta geração perversa . "

3 . O homem precisa ser mudado interiormente . Sua natureza precisa ser mudada, não apenas o seu exterior. Mas o que ainda vemos hoje são pessoas que acham que as roupas, a casa, o exterior são sinais de santidade. Para um ser humano nascido de novo ninguém precisa dizer como se vestir, o que dizer, com quem andar, o que fazer ou como deve se comportar. Quando alguém, verdadeiramente nasce de novo o Espírito passa a ser seu guia. I Jo 2.27 :
E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.”



II . O QUE É O NOVO NASCIMENTO ?

A. Ele é como o vento , você não pode dizer de onde vem no sentido de tocá-lo , mas seus efeitos são muito reais. v8

1 . Quando ele realmente acontece, a pessoa que o experimenta e aqueles que conhecem a pessoa vão saber algo mudou ..

O que dizer de uma pessoa , cujo único desejo é usar drogas , que não tem moral , não tem amor, não tem cuidado com o outro, que vai roubar , ou assassinar para satisfazer seus vícios , que ao ouvir o Evangelho percebe que toda a sua vida mudou. Em um curto período de tempo transforma-se em uma nova pessoa, que é amoroso , atencioso, tem moral no comportamento e que agora odeia a vida que ele viveu antes .

2 . Alcóolatras para de beber, adúlteros param de adulterar  e pecadores de todas as esferas da vida mudam completamente. São pessoas que passam a ter uma boa moral , se tornam respeitáveis, obtêm novas metas , vêm a alegria em suas vidas. Seus olhos se abriram para a verdade, agora  vivem uma vida diferente, uma vida dedicada ao serviço do Senhor .

3 . O mundo não pode explicar, mas eles podem ver o resultado na nova vida que crente nascido de novo vive agora.

B. Ele traz a natureza de Deus e faz com que o homem torne-se filho de Deus.

1 . Romanos 8.7 explica a natureza de um homem que não tenha nascido de novo .
" Porque o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. "

1 Coríntios. 2:14, conclui que o homem não regenerado não pode sequer saber as coisas de Deus.
" Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus , porque lhe são loucura. Não pode entendê -las, porque elas se discernem espiritualmente "

2 Pedro 1:4, Recebemos uma nova natureza. A natureza divina é a natureza de Deus.

2 . 2 Coríntios. 05:17 . Portanto, se alguém está em Cristo , é nova criatura ....

3 . I Coríntios. 6:19, nossos corpos são o templo de Deus . O Espírito Santo habita em nós . Se o Espírito Santo não habitar em nós, então nós não estamos salvos .

a. Rom. 05:05 ..  O Espírito Santo nos foi dado , e é a Sua presença que nos faz verdadeiramente capazes de amar .
b . Rom. 08:09 .. Diz que a ausência do Espírito Santo na vida de uma pessoa é uma prova que eles não são salvos. O verso 10 diz que, se temos Cristo , o pecado não será a regra e padrão de nossas vidas. O verso 11 diz que o Espírito Santo nos vivifica , ou nos torna vivos! 

4 . Este é um ponto mais crítico!

a.      I João 2:20 Nós temos a unção do Espírito Santo. Isto significa que uma pessoa salva pode discernir entre a verdade eo erro.
b.      b . O verso 27 diz que temos sido ungidos, o que significa que fomos escolhidos para ter esta nova natureza.
c.       c . II Coríntios. 02:14 : O homem natural ou normal, que está perdido e não tem o Espírito de Deus habitando nele .... não recebe as coisas de Deus .



III . Por que você deve "nascer de novo " ?

A. Primeiro por que Cristo disse isso. Jo 3.7

B. Você não pode ver o Reino de Deus ou ser salvo a menos que esteja “nascido de novo”. v3

C. Sua velha natureza pecaminosa não está apta para o céu ! Você não tem nada que possa “comprar” sua entrada , e você não tem justiça  própria. Só Deus é justo e só Ele pode dar a você essa justiça como um dom gratuito .


IV . Como alguém pode nascer de novo?

A. João 1:13 ... " Para a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. "
1 . Não foi pela vontade da carne ou do homem . Você não está salvo, porque seus pais eram salvos. Não é de sangue, o que significa que não tem nenhum elemento humano ! É tudo de Deus.
2 . Nascer de novo é algo que não pode ser ganho! Não pode ser comprado ou obtido de qualquer maneira, mas por meio de Deus. Deus não confia ou inclui em seu plano, suposições ou raciocínio lógico do homem. Ele fez isso muito simples , e não precisa de lógica do homem para realizá-lo.
É simplesmente confiar em Cristo como seu salvador , confiar em Deus e em Sua Palavra, e simplesmente dizer que sim. Parar de ficar lutando contra Deus , discutindo com Deus , argumentando com Deus. Simplesmente se rende e aceita a Bíblia como ela é.

O Espírito Santo convence as pessoas de sua necessidade para o Senhor Jesus e Deus, então, em resposta a rendição do homem, Deus o salva.

B. A hora é agora!

1 . Prov. 9:10, " o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. "
2 . Prov. 14:12 " Há um caminho que parece direito ao homem, mas o fim dele são os caminhos da morte . "

C. Rom. 10:9-10 ... “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”




Conclusão

1. Nascer de Novo não é um ato religioso

2. É uma mudança interior feito somente por Deus que vem quando se crê em Jesus Cristo como seu Salvador e, naquele momento, recebe a natureza do próprio Deus.
 
3. Cristo disse que, para ir para o céu é preciso nascer de novo.
 
4. Confie em Cristo hoje, assim como você está, aceite a Salvação pura e simples, sem rótulos, sem negociações. Deixe Jesus mudar a sua vida e proporcionar um novo nascimento  mudando você de dentro para fora. Somente então você estará apto para entrar no Reino dos Céus. Aceite que você mesmo não pode fazer, você sozinho não pode deixar os seus vícios, seus pecados, seus medos. Somente Jesus, através do novo nascimento pode fazer isso por você ....
 
Deus diz: "Que se tu confessares com a tua boca o Senhor Jesus e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo Porque com o coração se crê para justiça., E com a boca se confessa . respeito da salvação Porque diz a Escritura: Aquele que crê nele não será confundido Pois não há distinção entre judeu e grego. porque o mesmo Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam Porque todo aquele que invocar. o nome do Senhor será salvo. "(Romanos 10:9-13)

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário