Music Center

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Perdão é Condicional



O perdão É condicional


Mateus 6:12 diz “ e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”;

Lucas 6:37 (NVI) "... Perdoe, e você será perdoado."
 
Mateus 6:14-15 (NVI) "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Mas, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas."
 
Sabendo que o ensino de Mat 6:15 e outros tais versos são compreendidos e reconhecidos como verdadeiros, em vez de enfatizar a necessidade de perdoar neste estudo bíblico, vamos olhar para cinco substitutos baratos ou impedimentos para o perdão e, em seguida, para o que é o verdadeiro perdão , como alcançá-lo, e como permanecer nele. E podemos descobrir que o perdão é mais difícil, e mais fácil, do que pensávamos antes.
O pecado é humano ...
 
O que é natural para a "carne" (a natureza carnal), quando somos feridos, abusados ​​ou insultados é contra-atacar, traçar  vingança, ou  ferver com amargura. Isto é "apenas humano". Mas Deus requer perdão, senão Ele não nos perdoará. Se não estamos dispostos  para perdoar, então não adianta pedirmos perdão a Deus pois Ele não nos dará! Para os crentes, lidar com o pecado da falta de perdão é a primeira prioridade.

Marcos 11:25 (NIV) "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas."

Como uma forma de testar a veracidade dos seguintes pontos, vamos considerar o perdão em seu sentido mais radical possível. Pense em algo verdadeiramente mau que foi feito para você ou alguém que você ama, não por acidente ou erro, mas deliberadamente e com malícia. Agora, mantendo isso em mente, vamos analisar:


1) O que o perdão não é : Um jogo de faz de conta.

Você se lembra de quando criança você foi forçado por algum adulto a "perdoar" alguém que foi forçado primeiro a " pedir desculpas " para você? Houve realmente arrependimento por parte do autor ... ou perdão pela vítima ? Bem, talvez sim - em alguns casos raros. Mas vamos ser honestos e reconhecer que esse tipo de atitude para com as crianças é mais frequentemente uma cessação temporária das hostilidades por parte dos adultos , com a intenção de que não haja uma violência maior ou a vítima venha a obter vingança depois, quando estiver além do olhar atento do adulto.

Adultos forçam crianças através deste ritual , pois brigas em uma família ou grupo de crianças é uma dor insuportável , e eles querem ensinar a paz. A encenação dá pelo menos um alívio temporário . Mas a dor de Deus é mais aguda quando Ele vê a nossa luta uns com os outros , e Sua solução tem como objetivo algo bem mais profundo do que meras palavras ou mimetismo. Pois Seu  objetivo  não é uma encenação  hipócrita , mas a cura que vem de dentro para fora .

Esta pantomima infantil de " perdão ", muitas vezes vem para a vida adulta como um substituto superficial para a coisa real. Pensamos que basta  " dizer isso ", e tudo será como nos tempos de criança. Mas Deus pode ser enganado por tal atitude ? Há um lugar onde podemos escapar de Seu olhar penetrante ? Será que Ele não vê a meditação secreta de vingança ou o ódio amargo atrás do belo sorriso ? Desde quando Ele se impressiona com meras palavras , quando Ele é capaz de ver os corações ?

Marcos 7:6  Jesus respondeu: "Vocês , hipócritas, Isaías descreveu vocês muito bem quando escreveu : " . Este povo honra- me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Esses ensinamentos são apenas regras feitas por homens " .

2) É a negação Perdão ?

A incapacidade de perdoar realmente é muitas vezes devido a um falso conceito de que "esquecer é perdoar " . Esquecer não é perdoar. Para ter certeza, se perdoarmos vamos esquecer como resultado. Mas o inverso não é verdadeiro: esquecer não é perdoar - é a negação.

Se tentarmos alcançar um perdão falso deliberadamente colocando o delito " fora da mente " podemos estar nos enganando e aos outros que temos " perdoado " . Mas todas as emoções, tramas e mágoas ainda estão lá - só travados pela força de vontade de uma negação deliberada . Mas então vemos " aquela pessoa " novamente e toda a amargura e dor se levantam novamente dentro de nós. Ou, no momento off - quando essas ginástica mental não pode ser mantida - nós nos pegamos em uma elaborada meditação de vingança ou ataque de fúria e raiva. Então vemos quão raso e ineficaz este tipo de " perdão " é.

Uma mente cauterizada pela negação tem o péssimo hábito de trazer de volta os piores sentimentos no pior dos momentos.

1 Jo 2:09  “Qualquer um que professa estar na luz e odeia a seu irmão ainda está nas trevas”. .

A negação é uma mera ilusão : frágil , falsa e superficial. O perdão é real : robusto, sólido e profundo . Não é uma tentativa de evitar a verdade, mas é lidar com ela diretamente , por mais dolorosa que seja .

Considere a perspectiva de Deus . Nada é encoberto diante Dele : a má intenção , o desejo escondido, o dano feito , a escolha do que é errado , etc. E ainda assim Ele é o autor e criador do perdão. Se queremos realmente perdoar, vamos ter que fazer o seu caminho, com os olhos abertos .

Para quem Deus escolhe perdoar , Ele vai "esquecer" seus pecados ", não mais lembrando-se deles  ." Mas não vamos acusar o Deus onisciente de não saber alguma coisa ou de ser ignorante de qualquer fato. Ele nos disse que não há nada além de Sua visão. Antes, vamos entender a " figura de linguagem " e dinâmica espiritual de como Deus perdoa.

Hebreus 8:12 (NVI ) "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados . "

A ordem aqui é essencial. Perdão primeiro , esquecer segundo. Até o verdadeiro perdão acontecer , a ofensa está  " na nossa cara " no que se refere a essa pessoa , e é o mesmo com Deus. O pecado fica entre nós e Ele, e não pode ser "esquecido" até ser tratado. Se, e quando encontrarmos o verdadeiro perdão , podemos então considerar a pessoa sem a " ofensa " iminente antes de tudo entre nós. Também é assim com Deus. Quando perdoamos Ele pode olhar para nós sem a “ofensa”(o pecado) entre nós.

Is 43:25 (NIV) " Eu, eu mesmo , sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, dos seus pecados não me lembro mais. "


3) Outro impedimento para o perdão: A atração da Vingança
 
Outro impedimento para o perdão é que a amargura, a vingança, o ódio, etc, têm uma espécie perversa de recurso. Quem nunca sentiu a atração inebriante de planejar uma grande retribuição, uma vingança, contra aquele que nos ofendeu? Enquanto sabemos que isso é errado, com certeza é uma grande diversão no momento acariciar tais pensamentos. A sensação de “pagar com a mesma moeda” só fortalece o sentimento de amargura e ódio em nosso interior e Deus abomina tais coisas. O sentimento de vingança sempre exerceu uma atração doentia no ser humano. A nossa tendência natural é querer revidar quando somos atacados, faz parte da nossa natureza “animal”. Contudo não é assim que devemos agir. No calor do acontecimento devemos esperar, nos acalmar, refletir e procurar afastar o desejo de vingança de nossas mentes através da oração da Palavra de Deus.

Ef 4:26-27,31 (NIV) "Em sua ira não peque": Não deixe o sol se pôr, enquanto você ainda está com raiva, e não dê lugar ao diabo ... Livre-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como toda a malícia.

4) A vingança é do Senhor ... Mas só se ele age como meu agente.

Rom 12:19 ( NIV) Não se vinguem , meus amigos, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito : " Minha é a vingança , eu retribuirei ", diz o Senhor.

Certamente Deus tem mais poder para derramar ira sobre os nossos inimigos do que nós, e Ele certamente vê o mal feito  muito claramente. Portanto, o pensamento pode tentar-nos a deixá-lo fazer o trabalho sujo . Mas quando pensamos sobre isso, ele não pode revelar-se como o homem carnal dentro de nós gostaria. Vamos encarar o fato simples de que Deus tem o hábito de perdoar as pessoas e estender grande misericórdia , pelo menos por enquanto.

Pv 24:17: Não te alegres quando cair o teu inimigo , e não deixe seu coração ficar feliz quando ele tropeça .

Mateus 5:44-45 (NEB ) " Mas o que eu digo é isto: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem ; só assim você pode ser como filho do vosso Pai celeste , que faz nascer o seu sol sobre bons e maus , e envia a chuva sobre o honesto eo desonesto. Se você ama somente aqueles que vos amam, que recompensa que você pode esperar? Certamente os coletores de impostos fazem tanto quanto isso. e se saudardes somente os vossos irmãos , o que há de extraordinário isso? até os pagãos fazem o mesmo. Não deve haver nenhum limite a sua bondade , como a bondade de vosso Pai celeste não conhece limites. "

Vamos " contar o custo " de deixar Deus lidar com os nossos "inimigos" . Ele pode abençoá-los , fazê-los prosperar e salvar suas almas eternas , em vez de atacá-los e matá-los com um relâmpago. Pois isso é o que Deus é, e o que Ele é " até " agora. E isso não satisfaz a nossa noção do que deve acontecer. Se nós deixarmos Deus agir , Ele pode muito bem perdoar, abençoar e amar aqueles que têm conspirado contra nós,  e até mesmo nos dar esta mesma mentalidade, o que , para nós muitas vezes é dolorido. Muitas pessoas ficam indignadas quando vêm Deus abençoando, ou salvando seus inimigos. O desejo delas e muitas vezes nosso era que Deus as castigasse. Mas Deus não vê como nós vemos!

Lucas 17:3-5 ,
Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás. Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.


5 )Perdão Real é humanamente é possível?

Foi dito : "Errar é humano , perdoar é divino . " Há uma verdade nisso.

Lucas 07:49 :”
Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?”


O que " parece certo ao homem" ( Pv 16:25) é a vingança . Para nós seres humanos se a ofensa não é vingada , o autor do crime fica sancionado em seu comportamento para fazer mais coisas do mesmo tipo. E quanto a justiça e equidade ? Será que o perdão mesmo "trabalha" em um mero nível humano ? O que aconteceria com nossa sociedade se todos REALMENTE fizessem isso? É " amar nossos inimigos " algo que agrada a nossa sensibilidade ? Será que ainda faz algum sentido para o homem natural?

Qual é mais fácil ?

Talvez o maior impedimento para o perdão é a idéia de que poderíamos fazê-lo por conta própria, que é uma qualidade humana . Considere que somos tão capazes de curar alguém sobrenaturalmente em nossa própria força ... como ser capaz de perdoá-los.

Mateus 9:5-6 (NVI ) O que é mais fácil: dizer: ' Os teus pecados estão perdoados' ou dizer: ' Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados ... " Então ele disse ao paralítico: " Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa . "

O que somente Deus pode fazer

Quando Deus diz que devemos fazer algo que está razoavelmente dentro do nosso poder , então podemos confundir nossos próprios auto-esforços carnais com obediência guiada pelo Espírito . Mas quando o ouvimos dizer que é algo impossível ou impraticável , como " ser perfeito " (Mt 5,48) nos desesperamos e percebemos que só alcançaremos a “perfeição”  pela graça através da qual somos salvos, mediante a fé Naquele que por si só tem as qualidades que Deus requer . Se a "perfeição" nos é dada somente a partir de Cristo , nunca vai buscá-la por conta própria.

João 15:5 ( JFA ) " ... porque sem mim nada podeis fazer . "

Na escala de coisas que Jesus nos disse que devemos fazer , talvez logo abaixo de sua demanda "perfeição" como sendo impossível de alcançar em nossos próprios recursos ... está o perdão.

Vamos reconhecer que só Deus pode perdoar, ou antes conceder que possamos perdoar. Não é humanamente possível. Através de nossas forças, de nossa vontade, de nossa determinação nunca poderemos alcançar ou liberar o verdadeiro perdão. Quando chegamos ao estágio de conseguirmos perdoar verdadeirmanete será pela natureza de Deus sendo imputada a nós . E aqui é o segredo para verdadeiro perdão. É divino.

Lucas 5:20-21 (NVI ) Quando Jesus viu a sua fé , ele disse: " Homem, os seus pecados estão perdoados. " Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar : "Quem é esse que blasfema ? Quem pode perdoar pecados senão Deus? "


Experimentando Deus

Supõe-se que cada crente terá tido alguma experiência com o verdadeiro perdão , mesmo que de forma indireta através de um filme , livro ou história. E na faixa da emoção humana , o verdadeiro perdão é classificado como uma das mais doces e mais prazerosas que um ser humano pode sentir. Corrie Ten Boom chamou este pós- efeito do perdão como " uma inundação de alegria e paz " . O fardo da amargura é removido, há um " acerto " sobrenatural , o conflito é substituído pela paz, e há inundações de amor onde só havia o ódio . Isto não é um acidente, é a própria natureza de Deus fluindo através de nós. É a graça trabalhando em nós. Pois a única maneira de realmente perdoar é ter Sua vida em nós . Tudo o mais é encenação , negação, ou capitulação ao pecado.

Que possamos ser incentivado ainda mais a este aspecto de " Cristo em nós " , agora que “já provamos e vimos que o Senhor é bom”.

Enquanto muitos cristãos estão perdendo seu tempo com discussões teológicas que não vão levar a lugar nenhum; com perseguições por causa de roupas, títulos ou doutrinas; ou em busca de experiências expirituais que toquem suas emoções e não o seu espírito, estão se esquecendo de que antes de tudo vem a “obediência”. Obedecer a Deus faz com que Sua Vida flua através de nós, e então nunca mais sentiremos sede e nem vontade de “correr atrás do vento”. Quer experimentar Deus? PERDOE . Quer sentir a Sua presença e poder fluindo através de seu corpo em um momento emocionante de encontro sobrenatural? PERDOE. Quer ser perdoado? PERDOE. Não é uma escolha é uma necessidade!

Ap Ailton Guimarães

Um comentário: