Music Center

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Como Conservar a Libertação


Como Conservar a Libertação

 


            Apresentamos a seguir as condições a serem observadas para que a libertação seja mantida.

1. Revestir-se de toda a armadura de Deus

    Efésios 6.14-17


14 – Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

15 – Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

16 – embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus;


Agora entraremos nos detalhes da armadura de Deus. O propósito da mesma é fazer que o cristão esteja firme nos dias de tribulação, especialmente naquelas situações onde enfrenta ataques diretos de Satanás.

 
Imagine que estamos em uma sala onde está pendurada a armadura completa de Deus. Esta armadura não foi preparada para um museu, mas para ser usada no campo de batalha. Armaduras polidas, penduradas no corredor de nossas crenças não nos servem nos dias de batalha.

 

A armadura de Deus existe para que nós a usemos. Devemos vesti-la por completo para que estejamos protegidos.

 

 Quais partes compõem a armadura de Deus?

 

a)    O CINTO DA VERDADE

 

Efésios 6.14


14 – Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade...

 

Cingir significa abraçar, circundar, apertar – o que nos lembra obviamente um cinto.

 

O cinto tinha a importante função de prender as roupas que estavam debaixo da armadura, proteger o abdômen do soldado e sustentar a sua espada. De maneira que não era possível alguém colocar a armadura sem o cinto.

 

Na armadura espiritual o cinto é a verdade. Da mesma forma que o cinto circundava o corpo do soldado, a VERDADE, a INTEGRIDADE e RETIDÃO devem circundar a vida do crente.

 

É a qualidade verdade presente no Salmo 51.6

 

Salmo 51:6

Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.

 

A vida cristã é repleta de verdade. E Deus deseja que esta verdade se encontre no nosso íntimo.

 

No meio a tantas ilusões e mentiras, Cristo é o verdadeiro caminho, a real verdade, a abundante vida.

 

João 14.6

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem a o Pai senão por mim.

 

Nós somos libertos pela própria verdade:

 

João 8.32

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

 

Se o crente é liberto pela verdade, conhece a verdade, espera-se que ele seja também circundado pelo cinto da verdade. Pois, da mesma forma que o cinto na armadura dá liberdade e facilidade de movimento, a verdade tem esse mesmo aspecto na vida do cristão.

 

APLICAÇÃO

 

  • Há muitas maneiras pelas quais infelizmente podemos praticar inverdades: quando espalhamos fofocas ou comentários maldosos. Quando tiramos vantagem sobre os outros, quando exploramos outras pessoas, etc.

 

  • Devemos evitar as incoerências. Se cultivamos mentiras em nossas vidas, é óbvio que o cinto da verdade não nos circunda. Por isso analisemos o nosso próprio coração: temos de fato cultivado uma mente sincera? Vivido e a praticado um cristianismo verdadeiro?

 

Outra parte da armadura de Deus é

 

b)  COURAÇA DA JUSTIÇA

 

Efésios 6.14b


14 – ...e vestindo-vos da couraça da justiça.

 

A referência agora é uma couraça que os soldados usavam. Ela era colocada sobre os ombros e protegia o peito e as costas.

 

Alguns interpretam que aqui Paulo faz alusão à proteção que os crentes têm da justiça de Cristo que lhes é atribuída, tendo assim condições de permanecer firmes diante do diabo.

 

Mas quando vemos o contexto, que já estudamos, notamos que Paulo vem tratando da pureza de vida. De uma vida santa. Portanto a justiça aqui implica em retidão de caráter. É a lealdade quanto aos princípios e atos, para com a santa lei de Deus.

 

Essa justiça que é pureza de vida e retidão de caráter nos protege contra possíveis ataques e não é menos importante que as outras partes da armadura. Pois quando se negligencia a justiça, a retidão de caráter, é como deixar um buraco aberto em nossas armaduras.

 

APLICAÇÃO

·         Quando falamos em vestir a Couraça da Justiça, queremos dizer então que o cristão deve procurar ser íntegro e justo. Onde podemos agir com injustiças? Desde que somos limitados e tendenciosos em nossos julgamentos, podemos ser injustos em inúmeras coisas.

 

·         Podemos ser injustos com nossas famílias. Quando pais não educam seus filhos no caminho do Senhor, quando filhos não honram seus pais. Quando esposas e maridos não cumprem seus deveres no lar. 

 

·         Podemos ser injustos com pessoas próximas a nós – quando criticamos sem esta pessoa estar presente para se defender.

 

·         Podemos ser injustos nos negócios, nos dízimos, etc... É necessário verificarmos constantemente se de fato estamos vestindo a couraça da justiça.

 

Mas a armadura de Deus é também composta com...

 

c) AS BOTAS DO EVANGELHO DA PAZ

 


Efésios 6.15


15 – Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

 

As botas são muito importantes numa armadura. Eram elas que cobriam as pernas e os pés do soldado, protegendo-as contra o frio e outras dificuldades.

 

Da mesma forma que era dever do soldado vesti-las, para o crente também o é. Enfrentar o mundo sem as botas do evangelho da paz é estar sujeito aos espinhos e armadilhas que o inimigo e as oposições armam para os crentes.

 

Mas o texto qualifica as botas com a palavra “preparação”. Esta palavra tem dois sentidos diferentes:

 

  • Significa um estado de prontidão, no sentido de que o cristão pode a qualquer momento levar as boas novas de salvação aos outros. Colaborando com essa interpretação temos o texto de Isaías que diz:

 

Isaías 52:7


Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!


 

  • Significa também o conhecimento e a dependência que o crente tem do evangelho que ajuda a mantê-lo firme no dia da tribulação. As botas do soldado romano tinham cravos na sola, assim como as chuteiras de futebol hoje. Isso era para manter o soldado firme no chão. Com as botas do evangelho da paz o crente é capaz de ficar imóvel e firme perante o ataque do inimigo.

 

A PAZ é aquilo que o evangelho trás ao nosso coração. Calvino diz que “o evangelho é o embaixador da nossa reconciliação com Deus e é ele que tranqüiliza a nossa consciência”. É o evangelho que nos traz paz mesmo em meio à batalha.

 

João 16:33


Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


 

Quando o cristão calça as botas do evangelho da paz ele se estabelece num firme alicerce espiritual. Está preparado de prontidão e disposição para cruzar desertos e terrenos acidentados, levando as boas novas da paz.

 

APLICAÇÃO


·         O cristão deve usar do evangelho para permanecer firme no dia da tribulação. Quantas pessoas em dias de angústia e problemas acabam buscando outras coisas, outras saídas e esquecem-se do evangelho? Não conseguem permanecer firmes porque ainda não calçaram os pés com o evangelho. Só o evangelho, as boas novas, as boas notícias a respeito da salvação é que podem nos manter firmes. E essas boas notícias se resumem na obra que Jesus fez por nós.

 

·         Calçar os pés com o evangelho significa também a responsabilidade e a prontidão que devemos ter em falar do amor de Cristo a outras pessoas. Mesmo diante da oposição e perseguição.

 

 

A armadura de Deus também é composta do...

 

d) O ESCUDO DA FÉ

 


Efésios 6.16


16 – embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

 

O escudo aqui em mente era o escudo usado pelo soldado romano. Era um escudo grande, que cobria quase todo o corpo. Era feito de madeira e coberto de pele de animais. Era geralmente mergulhado na água antes da guerra porque assim poderia apagar as flechas incendiárias.

 

Portanto o escudo era um equipamento essencial para a sobrevivência do soldado. Não só nas armadilhas a longa distância como as flechas como também na proteção do combate corpo a corpo, com espadas.

 

A idéia é a mesma espiritualmente falando. O escudo da fé é a CONFIANÇA que se tem em Deus. É o pensamento presente no Salmo 25.15

 

Salmo 25:15


Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés.

 

Essa fé, essa confiança que se tem em Deus, funciona como um escudo que nos protege!

 

E aqui Paulo novamente fala sobre o inimigo. Ele é capaz de lançar dardos para ferir o cristão. Os seus dardos são pontiagudos e penetrantes, mas, o que é ainda mais terrível, eles são ardentes.  A fé não é só capaz de deter esses dardos com eficiência, mas de apagar sua chama destruidora.

 

1 João  4:4


Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.


 

APLICAÇÃO 

  • Muitas pessoas se entregam aos problemas porque se esquecem de confiar em Deus. Esquecem que Deus é soberano. Quando deixam de confiar em Deus, deixam de se proteger com o escudo da fé. É nessa hora que os dardos do maligno atingem esta pessoa.

 

  • Satanás arma muitas ciladas contra os crentes. Os dardos de Satanás podem ser as mais variadas situações que agem como uma flecha inflamada: não apenas ferem, mas podem queimar com o intuito de destruir a vítima.

 

  • Existem também as flechas inflamadas da impureza, do egoísmo, da dúvida, do medo, do desapontamento, que são planejadas pelo inimigo com intuito de queimar e destruir.

 

  • Só a dependência em Deus pode anular o efeito desta flechas.




Outra parte da armadura de Deus é...

 

e) O CAPACETE DA SALVAÇÃO

 

Efésios 6.17


17 – Tomai também o capacete da salvação...

 

O capacete era essencial para o soldado, pois numa batalha ele teria que proteger a parte mais importante do corpo – a cabeça.

 

No sentido espiritual, o capacete da salvação é parte da armadura requerida para que o crente fique seguro na luta.

 

Lembre-se que para Paulo salvação é uma experiência presente (2.8) e também uma esperança futura. A confiança do crente nesta vida se baseia na promessa de Deus em completar aquilo que Ele mesmo já começou.

 

Filipenses 1.6


tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,


 

É Deus que nos salva da condenação do pecado e também nos dá esperança do livramento final da própria presença do pecado. Sem esse livramento presente e sem a esperança, o cristão poderia ser mortalmente ferido na batalha.

 

APLICAÇÃO

·         Existem pessoas que acreditam que o cristão pode perder a salvação. Vivem numa angústia, pois no presente tem a certeza de salvação, mas quem garantirá que lá no final da vida se desviem do caminho?

 

·         Se fosse realmente assim estaríamos em situação muito ruim, pois a salvação seria por nossas obras e não pela obra de Jesus na cruz. E a Bíblia fala que somos incapazes de nos salvar, somos incapazes de buscar a Deus por nós mesmos.

 

·         Mas a verdade é que o crente possui o capacete da salvação. Ele pode ter a certeza confortadora que é Deus quem está fazendo a obra em sua vida. Por mais difícil que seja a batalha aqui, por mais atribulada, temos certeza de somos e seremos salvos.

 

Em último lugar, a armadura de Deus é composta pela...

 

f) A ESPADA DO ESPÍRITO

 

Efésios 6.10-13


17b – ...a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus;

 

A espada romana era curta e desenhada para o combate corpo a corpo. Um soldado que fosse para a batalha sem a espada, não teria como contra-atacar o seu inimigo.

 

Assim também funciona na vida espiritual. A Espada do Espírito é única arma ofensiva no arsenal do crente.

 

A Espada do Espírito é a Palavra de Deus, é a BÍBLIA.

 

  • A Bíblia é uma espada que permanece desembainhada e que separa o falso do verdadeiro.

 

Hebreus 4:12


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.


 

·         A Bíblia é útil para o ensino, correção e  instrução. Ela nos prepara para a vida cristã.

 

2 Timóteo 3:16,17


Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.


 


APLICAÇÃO

 

Da mesma forma que um soldado desarmado não teria como contra-atacar o inimigo na batalha, o crente que não empunha a Espada do Espírito (a Bíblia) é um alvo fácil para os ataques de Satanás.

 

Como numa frase de Moody sobre a Bíblia: "Ou este livro me afasta do pecado ou o pecado me afasta deste livro".

 

Um bom exemplo para nós do uso da Bíblia como Espada do Espírito está na vida de Jesus, quando foi tentado por Satanás em Mateus 4.1-11. A todos os ataques de Satanás Jesus iniciava como a sua resposta? “ESTÁ ESCRITO”.

 

Este exemplo de Jesus é incentivo suficiente para que o cristão fortaleça a si mesmo com o conhecimento e a compreensão da Palavra de Deus, para que com convicção e poder semelhantes a Jesus naquela ocasião, seja capaz de se defender das investidas do inimigo.

 

            Preste atenção especial ao "capacete da salvação" para a proteção de seus pensamentos. Muitas vezes os demônios atacam os pensamentos para ganharem uma entrada. Tome cuidado com qualquer pensamento negativo; ele vem do inimigo. Separe os pensamentos dele dos seus. Recuse os pensamentos dele e substitua-os por pensamentos positivos, espirituais. (Veja Filipenses 4:8.)

            Resista ao diabo desde o seu primeiro sinal de ataque.

 

2. A confissão positiva

            Declarações negativas caracterizam a influência demoníaca. Confissão positiva é fé expressada. Confesse aquilo que a Palavra de Deus diz. Qualquer outra declaração abrirá a porta ao inimigo.

            "Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele." (Marcos 11:23.)

 

3. Permanecer nas Escrituras

            Jesus resistiu às tentações de Satanás pelo uso das Escrituras. A Palavra é um espelho para a alma (Tiago 1:22-25); é uma lâmpada para os pés para saber o caminho (Salmo 119:105); é um purificador (Efésios 5:25, 26); é como uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12); é alimento para o espírito (1 Pedro 2:2; Mateus 4:4). Ninguém pode conservar sua libertação por muito tempo sem que a Palavra de Deus seja um fator primário em sua vida:

            "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido". (Salmo 1:1-3.)

 

4. Crucificar a carne

            Tome a sua cruz diariamente e siga a Jesus (Lucas 9:23). Quebre os hábitos ligados com os espíritos do mal. Se os vícios, desejos e concupiscências não estão entregues ao pé da Cruz, o caminho para a volta dos demônios está aberto (Gálatas 5:19-21, 24).

           

5. Desenvolver uma vida de louvor e de oração contínua

            O louvor cala o inimigo. O louvor não é uma atitude do coração, mas é a expressão de gratidão a Deus, adoração e alegria através do falar, cantar, dançar, tocar os instrumentos de cordas, bater palmas, etc.

            Orar no Espírito (em línguas) e também no entendimento (1 Coríntios 14:14). "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).

 

6. Manter uma vida de comunhão e um ministério espiritual

            É a ovelha que anda desgarrada que está em maior perigo. Procure cumprir sua função dentro do Corpo de Cristo. Deseje os dons espirituais e deixe-os operarem, através de você, dentro do Corpo de Cristo. (Veja 1 Coríntios 12:7-14.) Mantenha-se submisso à autoridade. 

 

7. Entregar-se por completo a Cristo

             Determine que cada pensamento, palavra e ação refletirá a natureza de Cristo. Permaneça em Cristo, de modo que o fruto do Espírito possa fluir em abundância. Os espíritos demoníacos são inimigos do fruto do Espírito. A fé e a confiança em Deus são as armas mais poderosas contra as mentiras do diabo.

            "Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno." (Efésios 6:16.)

            Nota: Cumprindo estes sete itens, sua "casa" (vida) ficará repleta da presença de Deus, depois da limpeza dela. Demônio nenhum poderá voltar, nem trazer outros com ele. Se, por acaso, um espírito, por um truque ou outro, consiga entrar, faça tudo para expulsá-lo o mais depressa possível. A ordem para sair pode ser dada por você mesmo ou por outro crente. Se outras áreas de atividade demoníaca são descobertas, procure o ministério de libertação. Jesus já nos tornou possível uma libertação total. Ande libertado diariamente. Não aceite menos do que isto!

            "Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Romanos 5:10.)

Ap Ailton Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário